Alterações de topologia do Tableau Server

Este artigo vai ajudá-lo a entender o que você precisa fazer ao realizar certas alterações de topologia no Tableau Server. As alterações incluem: adicionar ou remover um nó, adicionar ou remover um processo de um nó e alterar o número de processos em um nó.

Adição de um nó

Ao adicionar um novo nó ao Tableau Server, você deve instalar o agente nele. Para obter mais informações sobre a instalação do Agente no cluster do Tableau Server, consulte Instalar o Resource Monitoring Tool do Tableau. Até instalar o agente, as informações sobre esse nó não serão incluídas nos relatórios.

Remoção de um nó

Ao remover um nó existente do cluster do Tableau Server, você deve atualizar o ambiente no Servidor RMT.

Use as etapas a seguir para atualizar o ambiente:

  1. Faça logon na interface da Web do Servidor RMT.
  2. No menu Admin, escolha Ambientes. Selecione o ambiente que deve refletir esta alteração.

  3. Escolha Editar ambiente. Isso abre as informações mais detalhadas sobre o ambiente.

  4. Na guia Servidores, selecione o nó que foi removido do Tableau Server e escolha Excluir.

    Observação: o nome do host deve corresponder ao nome ou ao endereço IP do nó.

Novo registro de um Agente

Pode haver situações em que você pode querer registrar novamente um Agente. Um desses casos de uso pode ser quando você quiser apontar um nó ou todo o Tableau Cluster para um ambiente diferente. Outro exemplo pode ser se você tiver que refazer a imagem de um nó do Tableau Server e precisar instalar e registrar novamente o Agente. Use as seguintes instruções para registrar novamente o Agente.

Existem duas maneiras de registrar novamente o Agente, dependendo se você deseja preservar dados históricos de monitoramento:

  1. Na interface da Web do Servidor RMT, navegue até Administrador -> Ambientes. Selecione o ambiente. Na guia Servidores, clique para editar o nó em que deseja registrar novamente o Agente. Isso traz à tona a página Detalhes do servidor. Selecione Cancelar o registro que remove o registro do Agente para este nó neste ambiente. Agora você pode executar o comando rmtadmin register e registrar o Agente neste nó. Este método preserva o histórico de monitoramento coletado neste nó.
  2. Na interface da Web do Servidor RMT, navegue até Administrador -> Ambientes. Selecione o ambiente. Na guia Servidores, clique em excluir para remover completamente o registro do Agente para este nó neste ambiente. Isso também remove dados históricos de monitoramento que foram coletados neste nó. Use essa ação para cenários onde você não se importa em perder a história. Por exemplo, se você planeja apontar esse nó para um novo ambiente, pode ser aceitável remover os dados históricos e começar de novo.

Observação: na interface da Web do Servidor RMT, cada nó do Tableau Server é chamado de Servidor. Todo o Tableau Server constitui um ambiente. Para obter mais informações, consulte Conceitos.

 

Quem pode fazer isso

Para fazer alterações de topologia, você deve ser um administrador do Tableau Server e do Resource Monitoring Tool.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!