Introdução a Explique os dados

Use Explique os dados em seu fluxo de análise enquanto explora as marcas em uma visualização. O Explique os dados é executado automaticamente quando o painel Guia de dados é aberto e atualizado com base na seleção atual (painel, planilha ou marca).

Usar Explique os dados

Pastas de trabalho do criador e controle de acesso

Executar Explique os dados em um painel, planilha ou marca

Estas são as etapas básicas para executar o Explique os dados no Tableau Desktop, Tableau Cloud e Tableau Server:

  1. Abra um painel ou planilha em uma pasta de trabalho.
  2. Na barra de ferramentas da exibição, selecione Guia de dados Ícone Guia de dados para abrir o painel Guia de Dados.
  3. Se você abrir um painel, o Explique os dados o analisará em busca de valores discrepantes.

    Os valores discrepantes detectados exibidos no Guia de dados para um painel

    Se você selecionar uma planilha no painel, o Explique os dados analisa as marcas nessa planilha para valores discrepantes.



    Se você selecionar uma marca no painel, o Explique os dados analisará especificamente essa marca para explicações.



    As marcas que estão sendo explicadas são destacadas na visualização conforme você seleciona as explicações correspondentes.

Como opção, você pode selecionar uma marca em uma visualização e focalizar o cursor na marca. No menu de dica de ferramenta, selecione Guia de dados Ícone Guia de dados.

Imagem da dica de ferramenta da marca com o ícone Guia de dados selecionado

No Tableau Public, selecione a lâmpada no menu de dica de ferramenta para executar o Explique os dados.

Clique no ícone da lâmpada em um menu de dica de ferramenta de marca para executar o Explique os dados.

As explicações possíveis para o valor da marca analisada são exibidas no painel Guia de dados. Selecione nomes de explicação diferentes para expandir os detalhes e começar a explorar.

Permissões de Explique os dados necessárias para ver as explicações

Se você vir valores discrepantes detectados com uma observação para entrar em contato com o proprietário da visualização, é porque você precisa de permissão para ver esses tipos de explicações. Selecione o nome do proprietário para acessar a página de conteúdo do Tableau com o endereço de e-mail. Entre em contato com o proprietário para pedir que ele conceda a você permissões de Explique os dados para a pasta de trabalho ou exibição.

Se você for o proprietário da pasta de trabalho, para obter mais informações sobre como definir permissões, consulte Controlar quem pode usar Explique os dados e o que eles podem ver.

Dicas para usar Explique os dados

  • Várias marcas não podem ser selecionadas para comparação entre si.
  • A exibição deve conter marcas agregadas usando SUM, AVG, COUNT, COUNTD ou AGG (um campo calculado).
  • Quando o Explique os dados não puder analisar o tipo de marca selecionado, uma mensagem será exibida para indicar o motivo. Para obter mais informações, consulte Situações em que o Explique os dados não está disponível.
  • Os dados que você analisa devem ser extraídos de uma única fonte de dados principal. O Explique os dados não funciona com fontes de dados combinadas ou em cubo.
  • Para obter informações sobre quais características tornam uma fonte de dados mais interessante para uso com Explique os dados, consulte Requisitos e considerações para uso do Explique os dados.

Detalhar as explicações

  1. No painel Guia de dados, selecione um nome de explicação para ver mais detalhes.

    Selecione uma explicação para expandir ou reduzir seus detalhes.

  2. Role para ver mais detalhes da explicação.

  3. Passe o mouse sobre os gráficos nas explicações para ver detalhes sobre diferentes pontos de dados. Selecione o ícone Abrir  para ver uma versão ampliada da visualização.

    Criadores e exploradores que abrem a exibição para edição podem selecionar o ícone Abrir  para abrir a visualização como uma nova planilha e explorar mais os dados.

    Observação: Creators e Explorers com permissões de edição também podem controlar as configurações de explicação de dados. Para obter mais informações, consulte Controle de acesso a Explique os dados.

  4. Passe o mouse sobre um ícone de Ajuda para ver a ajuda de dica de ferramenta para uma explicação. Selecione no ícone de Ajuda para manter a dica de ferramenta aberta. Selecione em um link Saiba mais para abrir o tópico de ajuda relacionado.

Exibir campos analisados

  1. Executar Explique os dados em um painel, planilha ou marca.
  2. No painel Guia de dados, em Explorar valores subjacentes para, selecione o nome de uma medida de destino.
  3. Selecione o link number-of-fields na parte inferior do painel.


Os criadores têm a opção de abrir as configurações de Explique os dados para controlar quais campos são incluídos na análise. Para obter mais informações, consulte Alterar campos usados para análises estatísticas(O link abre em nova janela).

Termos e conceitos nas explicações

Os seguintes termos e conceitos aparecem frequentemente nas explicações. Você pode achar útil familiarizar-se com seu significado no contexto do uso de Explique os dados.

O que é uma marca?

Uma marca é um ponto de dados selecionável que resume alguns valores de registro subjacentes em seus dados. Uma marca pode ser feita em um único registro ou em vários registros agregados. As marcas no Tableau podem ser exibidas de muitas maneiras diferentes, como linhas, formas, barras e texto de célula.

O Tableau obtém os registros que constituem a marca com base na interseção dos campos na exibição.

A marca analisada refere-se a uma marca em um painel ou planilha que foi analisada pelo Explique os dados.

Para obter mais informações sobre marcas, consulte Marcas(O link abre em nova janela).

O que significa esperado?

O valor esperado de uma marca é o valor mediano na faixa de valores esperada nos dados subjacentes em sua visualização. O intervalo esperado é o intervalo de valores entre o 15º e o 85º percentil que o modelo estatístico prevê para a marca analisada. O Tableau determina o intervalo esperado sempre que executa uma análise estatística em uma marca selecionada.

Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é menor do que o esperado ou maior do que o esperado, significa que o valor agregado da marca está fora do intervalo de valores previstos no modelo estatístico da marca. Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é um pouco menor ou pouco maior que o esperado, mas está dentro do intervalo de natural variação, significa que o valor agregado da marca está dentro do intervalo de valores previstos da marca, mas é menor ou maior nesse intervalo de valores.

Para obter mais informações, consulte O que é um intervalo esperado?(O link abre em nova janela)

O que são dimensões e medidas?

Cada nome de coluna em um banco de dados é um campo. Por exemplo, Nome do produto e Vendas são campos. No Tableau, campos como Nome do produto que categorizam os dados são chamados de dimensões; campos com dados quantificáveis como Vendas são chamados de medidas. O Tableau agrega medidas por padrão quando você as arrasta para uma exibição.

Algumas explicações descrevem como os valores de registro subjacentes, e as agregações desses valores podem estar contribuindo para o valor da marca analisada. Outras explicações podem mencionar a distribuição de valores em uma dimensão para a marca analisada.

Quando você executa o Explique os dados na marca, a análise considera as dimensões e medidas na fonte de dados que não estão representadas na exibição. Esses campos são chamados de dimensões não visualizadas e medidas não visualizadas.

Para obter mais informações sobre dimensões e medidas, consulte Dimensões e medidas(O link abre em nova janela).

O que é um agregado ou agregação?

Um agregado é um valor que é um resumo ou total. O Tableau aplica agregações automaticamente, como SUM ou AVG, sempre que você arrasta uma medida para Linhas, Colunas, uma opção de cartão Marcas ou exibição. Por exemplo, as medidas são exibidas como SUM(Vendas) ou AVG(Vendas) para indicar como a medida está sendo agregada.

Para usar o Explique os dados deve-se utilizar uma medida agregada com SUM, AVG, COUNT, COUNTD ou AGG.

Para obter mais informações sobre a agregação, consulte Agregação de dados no Tableau(O link abre em nova janela).

O que é um valor recorde?

Um registro é uma linha em uma tabela de banco de dados. Uma linha contém valores que correspondem a cada campo. Neste exemplo, Categoria, Nome do produto e Vendas são campos (ou colunas). Móveis, Luminária de piso e US$ 96 são os valores.

CategoriaNome do produtoVendas
MóveisLuminária de pisoUS$ 96,00
O que é uma distribuição?

Uma distribuição é uma lista de todos os valores (ou intervalos) possíveis dos dados. Também indica a frequência com que cada valor ocorre (frequência de ocorrência).

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!