Criar uma conexão virtual

Uma conexão virtual é um tipo de conteúdo do Tableau que fornece um ponto de acesso central compartilhável para dados, bem como suporte à segurança em nível de linha no nível de conexão. A criação de uma conexão virtual é um processo de várias etapas. Este tópico aborda a conexão com os dados que você deseja compartilhar e o trabalho na guia Tabelas do editor de conexão virtual.

Conectar a dados

Para criar uma conexão virtual no Tableau Cloud ou Tableau Server:

  1. Na página Início ou Explorar, clique em Novo > Conexão virtual.
  2. Na caixa de diálogo Conectar a dados, selecione o conector dos seus dados. Para obter uma lista de conectores compatíveis para conexões virtuais, consulte Creators: conectar-se a dados(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop e Criação na Web.
  3. Insira as informações solicitadas. As credenciais inseridas são salvas na conexão virtual, portanto, os usuários da conexão não precisam inserir credenciais para se conectar aos dados.
  4. Clique em Entrar se solicitado. Para adicionar outra conexão, clique emO sinal de adição para inserir uma conexão no editor de conexão virtual e selecione um conector, insira as credenciais e entre.

Uma conexão virtual pode ter várias conexões. Cada conexão acessa um banco de dados ou arquivo.

Observação: para o Tableau Cloud, as conexões virtuais que se conectam aos dados da rede privada usam o Tableau Bridge para manter os dados atualizados. Para obter mais informações sobre a configuração do Tableau Bridge, consulte Configurar e gerenciar pool de clientes do Bridge(O link abre em nova janela) Para obter informações sobre as conexões aceitas, consulte Conectividade com o Bridge(O link abre em nova janela).

Adicionar outra conexão

Conforme necessário, adicione outra conexão a uma conexão virtual e conecte-se a mais de um banco de dados clicando emO sinal de adição para inserir uma conexão no editor de conexão virtual perto de Conexões. Você pode adicionar uma conexão a um servidor ou banco de dados diferente ou ao mesmo servidor ou banco de dados.

Com várias conexões, é possível:

  • Use uma tabela de qualquer conexão ou banco de dados como uma tabela de direitos em uma política de dados que proteja tabelas de outras conexões e bancos de dados.
  • Adicione ou substitua tabelas em uma conexão virtual por tabelas de um banco de dados diferente. Por exemplo, digamos que você migre dados de um banco de dados para outro. No editor de conexão virtual, você pode adicionar uma conexão ao segundo banco de dados e substituir as tabelas existentes do primeiro banco de dados por tabelas do segundo.
  • Adicione várias conexões ao mesmo servidor ou banco de dados. Isso pode ser útil quando você precisa, por exemplo, acessar dados do mesmo banco de dados, mas com credenciais diferentes.
  • Compartilhe um grupo de tabelas relacionadas ou destinadas a serem usadas juntas, independentemente de onde estejam localizadas fisicamente. Por exemplo, a partir de vários bancos de dados, você pode agrupar tabelas relacionadas a informações de funcionários.

Ao abrir uma conexão virtual para editá-la, se solicitado, você deve autenticar as conexões em sequência. Se alguma conexão falhar na autenticação, você não poderá editar a conexão virtual.

Selecionar as tabelas para incluir na conexão

Se necessário, selecione um banco de dados para visualizar as tabelas nele.

  1. À esquerda, em Tabelas , selecione as tabelas e clique ou arraste-as para a guia Tabelas à direita. Você pode incluir tabelas de diferentes conexões. Inclua uma tabela de direitos, se estiver usando uma.
  2. (Opcional) Clique em Novo SQL personalizado para criar um esquema de tabela personalizado.

Observação: as conexões virtuais não são compatíveis com tabelas que têm um tipo de dados espaciais.

Selecione o modo de tempo real ou de extração para tabelas

Você pode definir tabelas individuais - sejam elas de várias conexões ou não - para o modo em tempo real ou de extração na mesma conexão virtual.

  • Tempo real - as tabelas são consultadas diretamente no banco de dados. (Em tempo real é o padrão.)
  • Extrações - as tabelas são extraídas e salvas no Tableau.

Por exemplo, você pode definir algumas tabelas para o modo de extração para que não sejam afetadas pela geração de relatórios ou tráfego intenso de clientes.

Em Tabelas, selecione a tabela ou tabelas para as quais deseja alterar o modo e selecione Ações, e Mudar para tempo real ou Alterar para extração.

Extrair dados de tabela

Depois que uma tabela ou tabelas forem alteradas de em tempo real para extraídas, mas ainda não foram extraídas, clique em Executar extrações pendentes para executar as extrações pendentes. Depois que todas as extrações pendentes forem executadas, clique em Executar todas as extrações para extrair todos os dados da tabela naquele momento.

Você deve executar todas as extrações pendentes antes de publicar a conexão virtual. Você não pode editar a conexão enquanto as extrações estão geradas.

Agende atualizações de extração das tabelas na sua conexão virtual, na página de conexão virtual, após publicar a conexão. Consulte Agendar atualizações de extração para uma conexão virtual

Definir o estado de visibilidade da tabela

Use a alternância de Visibilidade na guia Tabelas para mostrar ou ocultar tabelas e seus dados dos usuários.

Marca de verificação significa mostrar Os usuários podem ver os dados da tabela. Você pode criar uma política de dados para controlar quais dados os usuários podem ver. (Visível é o padrão.)

X significa esconder Os usuários não podem ver os dados da tabela. Você pode usar tabelas ocultas em uma política de dados e como uma tabela de direitos.

Consulte os detalhes da tabela

Clique em uma tabela na parte superior da guia Tabelas para ver seus detalhes. Você pode fazer edições simples na seção Detalhes da tabela, como alterar o nome de uma tabela, ocultar ou renomear uma coluna ou alterar um tipo de dados.

Alterne as informações da tabela que você vê usando estes ícones:

O ícone de marca representa o tipo de dados da coluna.Uma lista de colunas na tabela e o tipo de dados de cada coluna.
O ícone da tabela representa os dados de amostra da coluna.Dados de amostra para cada coluna e chaves vinculadas, se disponíveis. As Chaves vinculadas mostram quais colunas estão vinculadas a outras tabelas. Elas são visíveis apenas quando os bancos de dados têm informações de chave primária e externa.
O ícone do perfil representa o intervalo de valores da coluna.O intervalo de valores em um histograma para cada coluna selecionada.

Atualizar dados do banco de dados

Clique no ícone de atualizaçãoO ícone de atualização na barra de ferramentas do editor de conexão virtual na barra de ferramentas para obter os dados mais recentes do banco de dados para todas as conexões em uma conexão virtual, incluindo:

  • As listas de bancos de dados, tabelas e colunas. Ambas as tabelas incluídas e não incluídas em uma conexão virtual são atualizadas.
  • Dados de tabela e histograma.

Para tabelas no modo ao vivo, a atualização recupera a lista mais recente de bancos de dados, tabelas e colunas e os dados mais recentes da tabela e do histograma. Para tabelas no modo de extração, a atualização recupera a lista atualizada de tabelas e colunas. Mas para ver os dados mais recentes da tabela e do histograma, você deve iniciar uma nova extração. Por exemplo, quando há uma nova coluna em uma tabela de banco de dados e você clica no ícone de atualização, a nova coluna aparece no editor, mas seus dados não. Para ver os dados mais atuais, você deve iniciar uma nova extração.

A atualização de dados invalida quaisquer dados atualmente armazenados em cache. Fechar e reabrir o editor, alternar as tabelas do modo de extração para o modo ao vivo e alterar uma credencial de conexão, como nome de usuário ou senha, também atualiza os dados.

Quem pode fazer isso

Para criar uma conexão virtual, você deve

  • ter credenciais para o banco de dados ao qual a conexão virtual se conecta e
  • ser um servidor ou administrador de site ou um Creator.

Próximas etapas

Depois que as tabelas forem adicionadas e configuradas na guia Tabelas, você pode escolher Criar uma política de dados para segurança em nível de linha ou Publicar uma conexão virtual e definir permissões .

Consulte também

Use um arquivo PROPERTIES para personalizar uma conexão JDBC — Se estiver personalizando uma conexão baseada em JDBC, você também poderá fazer personalizações em um arquivo PROPERTY

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!