Autoimplantação do Tableau Server no Microsoft Azure em um ambiente distribuído
Este é um conteúdo arquivado
As implantações em nuvens públicas continuam a ter suporte, mas o conteúdo para implantações de nuvens públicas de terceiros não é mais atualizado.
Para obter o conteúdo de implantação mais recente do Tableau Server, consulte o Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) e a seção Implantar(O link abre em nova janela) do Tableau Server.
Para os clientes que têm acesso, recomendamos Tableau Cloud. Para obter mais detalhes, consulte:
- Guia de migração manual do Tableau Cloud
- Avaliação do Tableau Cloud para administrador(O link abre em nova janela)
- Tableau Cloud: Introdução ao administrador(O link abre em nova janela)
Introdução
Você pode executar o Tableau Server em duas máquinas virtuais (VMs) em um ambiente distribuído, também conhecido como cluster. No entanto, para executar o Tableau Server em um ambiente distribuído altamente disponível (HA), é necessário iniciar três ou mais máquinas virtuais do Microsoft Azure (Virtual Machines, VMs) do mesmo tipo e com a mesma capacidade e configurá-las como nós de trabalho. Esse cenário pressupõe que você tenha três VMs do Microsoft Azure com o Tableau Server instalado em cada instância. Uma instância é configurada como o nó primário e as outras duas instâncias são configuradas como nós adicionais.
Use as etapas a seguir para instalar e implementar o Tableau Server em um cluster de três VMs do Microsoft Azure em uma configuração altamente disponível e escalonável.
Etapa 1: criar uma Rede Virtual (VNet) do Azure
Você deve ter uma Rede Virtual (VNet) do Azure com uma sub-rede privada que inclua três zonas de disponibilidade. Para obter informações sobre como planejar e criar uma VNet com sub-redes públicas e privadas, consulte Rede Virtual do Azure(O link abre em nova janela), Planejamento e design de Redes Virtuais do Azure(O link abre em nova janela) e Criar uma rede virtual com várias sub-redes(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure.
(Opcional) Etapa 2: criar um serviço Azure Active Directory para a VNet
Siga as etapas em Habilitar o Azure Active Directory Domain Services usando o portal do Azure(O link abre em nova janela), no site do Microsoft Azure, para criar um diretório baseado em Samba totalmente gerenciado no Microsoft Azure. Quando você cria um diretório com o Microsoft AD, o Azure Active Directory Service cria dois servidores de diretório e servidores DNS. Os servidores de diretório são criados em diferentes sub-redes na rede virtual para redundância, de modo que o diretório permaneça acessível, mesmo se ocorrer uma falha.
Use a sub-rede privada na VNet do Azure para criar o Microsoft AD, de modo que você possa executar o Tableau Server em zonas de disponibilidade.
Observação: se você quiser usar SSL com a implantação, use o Gateway de Aplicativo do Microsoft Azure em vez do Microsoft Azure Load Balancer.
Etapa 3: implantar três VMs do Azure
Implante três máquinas virtuais (VMs) do Microsoft Azure em três Zonas de disponibilidade. Certifique-se de selecionar uma região que suporte Zonas de disponibilidade. Selecione uma VM que atenda aos requisitos de sistema do Tableau Server. Você usará um nó como o servidor inicial e dois novos nós como servidores adicionais. Todas as instâncias devem ser do mesmo tipo e capacidade.
Após iniciar as VMs do Microsoft Azure, conecte-se a elas de uma das instâncias do Remote Desktop Gateway (RDGW), usando as credenciais descriptografadas para a conta do administrador local.
Etapa 4: instalar e configurar o Tableau Server
Você instalará o Tableau Server nas máquinas virtuais (VMs) do Microsoft Azure iniciadas na Autoimplantação do Tableau Server no Microsoft Azure em um ambiente distribuído e configurará as instâncias como servidor inicial e o restante como servidores adicionais. Para obter mais informações sobre a instalação e a configuração do Tableau Server em um servidor inicial e em servidores adicionais, consulte Instalar e configurar nós adicionais.
Use um host bastião para gerenciar o acesso às VMs na rede virtual. Para obter mais informações, consulte Planejando um ambiente de bastiões(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure.
Etapa 5: criar um Azure Load Balancer para o cluster do Tableau Server
Leia a Visão geral do Azure Load Balancer(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure e siga as etapas para iniciar um balanceador de carga na Rede Virtual (VNet) do Azure.
Crie e inicie um balanceador de carga para a Internet ou um balanceador de carga acessível internamente:
Para iniciar um balanceador de carga público para a Internet, siga as etapas em Balancear a carga de VMs entre zonas de disponibilidade com um Balanceador de Carga Standard usando o portal do Azure(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure e selecione as duas sub-redes públicas. Certifique-se de configurar o balanceador de carga com SSL, conforme explicado em Configurar um gateway de aplicativo com terminação SSL usando o portal do Azure(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure.
Para iniciar um balanceador de carga acessível internamente, siga as etapas em Criar um balanceador de carga interno no portal do Azure(O link abre em nova janela) no site do Microsoft Azure e selecione as duas sub-redes privadas.
Verifique se o grupo de segurança esteja configurado para permitir acesso somente na porta 80 ou 443, com a fonte limitada a hosts ou intervalos de hosts que acessarão o Tableau Server.
Especifique o caminho de ping como /.
Selecione as instâncias do Tableau Server e certifique-se de que Habilitar balanceamento de carga CrossZone () esteja selecionado para que o balanceador de carga possa balancear a carga do tráfego entre as instâncias em várias zonas de disponibilidade.
Atualize o Tableau Server para usar o balanceador de carga. Para obter mais informações, consulte Adicionar um balanceador de carga na Ajuda do Tableau Server.