Autoimplantação do Tableau Server na AWS em um ambiente distribuído
Este é um conteúdo arquivado
As implantações em nuvens públicas continuam a ter suporte, mas o conteúdo para implantações de nuvens públicas de terceiros não é mais atualizado.
Para obter o conteúdo de implantação mais recente do Tableau Server, consulte o Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) e a seção Implantar(O link abre em nova janela) do Tableau Server.
Para os clientes que têm acesso, recomendamos Tableau Cloud. Para obter mais detalhes, consulte:
- Guia de migração manual do Tableau Cloud
- Avaliação do Tableau Cloud para administrador(O link abre em nova janela)
- Tableau Cloud: Introdução ao administrador(O link abre em nova janela)
Introdução
Você pode executar o Tableau Server em duas máquinas virtuais (VMs) em um ambiente distribuído, também conhecido como cluster. No entanto, se deseja executar o Tableau Server em um ambiente distribuído (HA) altamente disponível, é necessário inicializar três ou mais instâncias do Amazon EC2 do mesmo tipo e capacidade na sua Amazon Virtual Private Cloud (VPC) e configurá-las como nós adicionais.
O cenário a seguir pressupõe que você tenha três instâncias do Amazon EC2 e o Tableau Server instalado em cada instância. Uma instância é configurada como o nó inicial e as outras duas instâncias são configuradas como nós adicionais.
As etapas a seguir mostram como instalar e implementar o Tableau Server em um cluster de três instâncias do Amazon EC2, em uma configuração altamente disponível e escalonável.
Etapa 1: criar uma Virtual Private Cloud (Nuvem Privada Virtual, VPC)
As etapas a seguir pressupõem que você tenha uma Amazon VPC com, no mínimo, seis sub-redes (três públicas e três privadas) em zonas de disponibilidade diferentes, conforme mostrado abaixo. Certifique-se de usar endereços IP estáticos ao configurar seus endereços IP. Para obter mais informações sobre como criar uma VPC com sub-redes públicas e privadas, consulte Cenário 2: VPC com sub-redes pública e privada(O link abre em nova janela) no Guia do Usuário da Amazon Virtual Private Cloud no site da AWS.
Inicialize uma instância do EC2 em cada uma das três sub-redes na sua VPC para uso como gateways do Remote Desktop.
Para obter informações sobre como inicializar e conectar-se à instância do Linux, consulte Getting Started with Amazon EC2 Linux Instances(O link abre em nova janela) no User Guide for Linux Instances do Amazon EC2 no site da AWS.
(Opcional) Etapa 2: criar um AWS Directory Service para a VPC
Siga as etapas na seção Criar um Microsoft AD Directory simples (O link abre em nova janela), no AWS Directory Service Administration Guideno site da AWS, para criar um diretório baseado em Samba totalmente gerenciado na AWS. Quando você cria um diretório com o Microsoft AD, o AWS Directory Service cria dois servidores de diretório e servidores DNS. Os servidores de diretório são criados em diferentes sub-redes na sua Amazon VPC para redundância, de modo que o seu diretório permaneça acessível, mesmo se ocorrer uma falha.
Use as duas sub-redes privadas disponíveis na sua Amazon VPC para criar o Microsoft AD, de modo que você possa executar o Tableau Server pelas zonas de disponibilidade.
Etapa 3: implementar três instâncias do Amazon EC2
Implemente três instâncias do Amazon EC2 em três Zonas de disponibilidade, conforme mostrado na figura abaixo. Você instalará o Tableau Server no primeiro nó como o servidor inicial, e o Tableau Server nos dois nós restantes como servidores adicionais. Todas as instâncias devem ser do mesmo tipo e capacidade.
Após inicializar as instâncias do EC2, conecte-as de uma das instâncias do Remote Desktop Gateway (RDGW) usando as credenciais descriptografadas para a conta do administrador local.
Etapa 4: instalar e configurar o Tableau Server
Você instalará o Tableau Server nas instâncias do Amazon EC2 inicializadas na Autoimplantação do Tableau Server na AWS em um ambiente distribuído e configurará as instâncias como servidor inicial e o restante como servidores adicionais. Para obter mais informações sobre a instalação e configuração do Tableau Server em um servidor inicial e servidores adicionais, consulte Instalar o Tableau Server em nós adicionais.
Etapa 5: criar um balanceador de carga para o cluster do Tableau Server
Siga as etapas descritas em Conceitos básicos do Elastic Load Balancing(O link abre em nova janela) no Guia do Usuário do Elastic Load Balancing no site da AWS para inicializar um balanceador de carga dentro da sua VPC.
Na Etapa 1: selecione um tipo de balanceador de carga(O link abre em nova janela), se você deseja que o balanceador de carga seja publicamente acessível, selecione as duas sub-redes públicas. Caso contrário, selecione Criar um balanceador de carga interno e escolha as duas sub-redes privadas.
Se você optar por expor o balanceador de carga com endpoint público, não se esqueça de configurar o Elastic Load Balancing com SSL, conforme explicado em Criar um Classic Load Balancer com um listener HTTPS(O link abre em nova janela) no Guia do Classic Load Balancer de Elastic Load Balancing no site da AWS.
Na Etapa 2: configurar seu Load Balancer e Listener(O link abre em nova janela) das instruções, no Guia do Usuário do Elastic Load Balancing no site da AWS, certifique-se de que o seu security group seja configurado para permitir acesso na porta 80 ou 443 somente, com a origem limitada aos hosts ou faixas de hosts que acessarão o Tableau Server.
Na Etapa 4: configurar seu grupo de destino(O link abre em nova janela), é possível especificar o caminho de ping como /.
Na Etapa 5: registrar destinos com seu grupo de destino(O link abre em nova janela), selecione as instâncias do Tableau Server e certifique-se de que Enable CrossZone Load Balancing (Habilitar balanceamento de carga de CrossZone) esteja selecionado para que o balanceador de carga possa balancear a carga do tráfego entre as instâncias em várias zonas de disponibilidade.
Atualizar o Tableau Server para usar o balanceador de carga. Para obter mais informações, consulte Adicionar um balanceador de carga na Ajuda do Tableau Server.
Como alternativa, você pode configurar o Tableau Server para trabalhar com um balanceador de carga ao realizar as seguintes etapas.:
Crie uma sub-rede para o seu balanceador de carga que tenha um bloco CIDR com bitmask /27 para 32 endereços IP.
Observação: os endereços IP fornecidos pelo Elastic Load Balancing são dinâmicos e o Tableau Server precisa de uma lista de endereços IP estáticos para esta configuração. Para que isso funcione, estamos criando uma sub-rede com a menor faixa de CIDR possível, de modo que os endereços IP do balanceador de carga sejam limitados a um conjunto finito.
Para as próximas etapas, usaremos a interface de linha de comando tsm, instalada no Tableau Server como padrão. Você pode usar o tsm para realizar as tarefas administrativas na linha de comando do Tableau Server. Para obter uma visão geral, consulte Referência da linha de comando tsm na Ajuda do Tableau Server.
No diretório bin do Tableau Server, insira o comando a seguir, onde o nome é a URL que será usada para acessar o Tableau Server pelo balanceador de carga:
tsm configuration set gateway.public.host "name"
Insira o comando a seguir, em que server1, server2 e assim por diante são os endereços IP para a faixa CIDR especificada de sub-redes para o Elastic Load Balancing:
tsm configuration set gateway.trusted "server1,server2,..,server30"
Aplique as alterações:
tsm apply-pending-changes
Se as alterações pendentes exigirem uma reinicialização do servidor, o comando
pending-changes apply
exibirá um prompt para que você saiba que ocorrerá uma reinicialização. Esse prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção--ignore-prompt
, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Se as alterações não exigirem uma reinicialização, elas serão aplicadas sem um prompt. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.Inicie o servidor para que as alterações entrem em vigor.
tsm start