Repositório externo do Tableau Server
O repositório do Tableau Server é um banco de dados do PostgreSQL que armazena os dados sobre todas as interações do usuário, atualizações de extração e muito mais.
O repositório pode ser instalado localmente nos mesmos nós do Tableau Server ou instalado externamente:
Repositório local: o Banco de dados PostgreSQL é instalado e implantado localmente, o que significa que é instalado juntamente com o Tableau Server.
Repositório externo: o Banco de dados PostgreSQL é implantado externamente. O repositório externo pode ser instalado no Amazon RDS, Banco de dados do Azure, Google Cloud ou como uma instalação autônoma.
Para obter mais informações sobre o Repositório do Tableau Server em geral, consulte:
Os hosts aceitos para o repositório externo são:
- Amazon RDS - A partir da versão 2019.3
- Banco de dados do Azure - A partir da versão 2020.4
- Instância PostgreSQL autônoma - A partir da versão 2021.2
- Instância do Google Cloud SQL para PostgreSQL - A partir da versão 2021.4
Este tópico é uma visão geral do repositório externo do Tableau Server.
Considerações sobre repositório externo
O Amazon RDS e o Banco de dados do Azure oferecem melhor escalabilidade, confiabilidade, alta disponibilidade e segurança integrada para PostgreSQL. Ao se integrar mais com essas ofertas em nuvem, você poderá aproveitar esses benefícios adicionais.
Se você estiver configurando uma instância autônoma do PostgreSQL, deverá configurar e gerenciar a alta disponibilidade e escalonamento conforme necessário.
Cloud Platform
Ao usar uma plataforma de nuvem para hospedar seu repositório externo, você tem a opção de executar instâncias do PostgreSQL na infraestrutura hospedada e gerenciá-las ou escolher a opção de serviço totalmente gerenciado.
- Autogerenciado: configuração e gerenciamento de instâncias do PostgreSQL na infraestrutura hospedada por conta própria. Por exemplo, se você estiver usando AWS como sua plataforma de nuvem, poderá usar instâncias EC2 para executar, gerenciar e manter instâncias PostgreSQL.
- Totalmente gerenciado: selecione um serviço totalmente gerenciado. Por exemplo, se você estiver usando AWS como sua plataforma de nuvem, poderá usar a opção RDS para hospedar seu repositório externo.
Uma das principais considerações ao fazer uma escolha entre autogerenciado e totalmente gerenciado é que em uma opção autogerenciada você tem mais controle, mas com isso vem a responsabilidade de manter as VMs e muitas tarefas administrativas de banco de dados. Uma opção totalmente gerenciada oferece facilidade de instalação, gerenciamento de configuração e manutenção.
Aqui está uma lista mais abrangente de itens a serem considerados ao escolher entre os dois:
- Requisitos de configuração e manutenção.
- Alta disponibilidade e opções de recuperação de desastres
- Recursos de desempenho, escalabilidade e monitoramento
- Manutenção de segurança
- Custos operacionais, custos de serviço, custos de pessoal.
Aqui está um exemplo de como as duas opções podem ser comparadas para o Azure no site da Microsoft: Escolha a opção de servidor PostgreSQL certa no Azure,
Requisitos
Seu Tableau Server deve utilizar as seguintes versões:
- 2019.3 ou posterior, para usar com AWS
2020.4 ou posterior, para usar com o Azure.
Para obter a versão correta do PostgreSQL a ser usada, consulte Banco de dados do Azure para servidor flexível PostgreSQL.
- 2021.2 ou posterior para uso com a instância PostgreSQL autônoma. (Pode ser usado para instalações locais, VM do Azure ou AWS EC2).
- 2021.4 ou posterior para usar com o Google Cloud para a instância PostgreSQL ou um PostgreSQL autônomo no Google Cloud VM.
O Tableau Server deve ter as chaves Advanced Management ativadas.
Dependendo de onde você está planejando hospedar o Repositório Externo, precisará se familiarizar com um dos seguintes:
- Configuração e gerenciamento do banco de dados Amazon RDS.
- Configuração e gerenciamento do Banco de Dados do Azure.
- Configuração e gerenciamento do banco de dados PostgreSQL como uma instalação autônoma.
- Configuração e gerenciamento de instância do Google Cloud PostgreSQL
Versão
Você deve estar executando a versão correta do PostgreSQL para o Repositório do Tableau Server autônomo. A tabela a seguir mostra a compatibilidade da versão do Tableau Server.
Observação: a versão de compatibilidade máxima para qualquer versão do Tableau Server é a versão principal mínima ou qualquer atualização secundária dela. Por exemplo, se a versão mínima compatível do PostgreSQL for 13.4, a versão máxima compatível será 13.x, onde <x> é igual ou superior a 4.
Versões do Tableau Server | Versões mínimas compatíveis com PostgreSQL |
---|---|
2021.2.3 - 2021.2.8 2021.3.0 - 2021.3.7 2021.4.0 - 2021.4.3 | 12.6 |
2021.2.10 - 2021.2.14 2021.3.8 - 2021.3.13 2021.4.4 - 2021.4.8 | 12.8 |
2021.2.15 - 2021.2.16 2021.3.14 - 2021.3.15 2021.4.9 - 2021.4.10 | 12.10 |
2021.2.17 - 2021.2.18 2021.3.16 - 2021.3.17 2021.4.11 - 2021.4.12 | 12.11 |
2021.3.26 2021.4.23 | 12.15 |
2022.1.0 | 13.3 |
2022.1.1 - 2022.1.3 | 13.4 |
2022.1.4 - 2022.1.6 | 13.6 |
2022.1.7 - 2022.1.16 2022.3.0 - 2022.3.7 2023.1.0 - 2023.1.4 | 13.7 |
2022.1.17 - 2022.1.19 2022.3.8 - 2022.3.11 2023.1.5 - 2023.1.7 2023.3.0 - 2023.3.3 | 13.11 |
2024.0 - 2024.x | 15.6 |
Topologia
O diagrama abaixo é uma versão resumida da topologia do Tableau Server com Repositório externo.
O diagrama abaixo é uma versão detalhada da topologia do Tableau Server com Repositório externo e mostra todos os processos instalados em cada nó.
Gerenciamento do repositório externo
Gerenciamento de licenças
Para habilitar esse recurso, você deve primeiro ativar Advanced Management no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server. Se você não tiver Advanced Management ativado ou se a licença expirou, você verá o seguinte comportamento:
Se tentar configurar o Tableau Server para usar o repositório externo durante a instalação, você verá uma mensagem de erro, mas poderá continuar a instalação e o repositório do Tableau Server será instalado localmente. Para instalações de servidor único, o repositório é instalado na mesma máquina do Tableau Server. Para instalações de vários nós, o repositório é instalado em um dos nós do cluster do Tableau Server.
Se você já estiver usando um Repositório do Tableau Server externo na instalação do Tableau Server e a licença do Advanced Management expirar, o servidor falhará ao reiniciar. Se você não tiver mais recursos do Advanced Management, mas tiver uma licença válida do Tableau Server, ainda poderá criar um backup. Você também pode migrar o repositório externo para repositório local, o que não requer Advanced Management para que o servidor funcione novamente. Para obter mais informações sobre como migrar do repositório externo para o repositório local, consulte Reconfigurar o repositório do Tableau Server.
Cenários de migração compatíveis
Transferência do repositório do local para externo.
Transferência do repositório de externo para o local
Backup e restauração
Se você tiver apenas o Repositório externo configurado:
O processo de backup e restauração continua o mesmo para repositório local e externo e conforme descrito no tópico de dados Fazer backup dos dados do Tableau Server.
Os comandos de backup e restauração funcionam da mesma maneira para repositório local e externo. O backup no caso em que o Tableau Server usa o repositório externo exige mais espaço em disco para backup, portanto, você deve se lembrar disso ao configurar o espaço em disco.
O padrão e outros locais compatíveis para armazenar o arquivo de backup são os mesmos, se o repositório for local ou externo.
As exceções a seguir se aplicam aos Tableau Servers que utilizam repositório externo:
Todas as contas de usuário personalizadas criadas no Repositório do Tableau Server externo serão incluídas na restauração, mas as senhas das contas de usuário personalizadas não. As senhas deverão ser reconfiguradas após a conclusão da restauração. As contas de usuário personalizadas são contas de usuário do banco de dados PostgreSQL, utilizadas pelo SQL ou outro software cliente do banco de dados, para conectar-se ao banco de dados PostgreSQL.
Nota: estas contas personalizadas serão desativadas como medida de segurança, mas isso pode ser reconfigurado.
A configuração e a topologia não devem ser incluídas no backup. Para obter mais informações sobre como exportar a configuração e as definições de topologia, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server.
Se você tiver o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos externos configurados:
Você tem algumas opções se tiver o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos externos configurados para o Tableau Server. Essas opções permitem que você aproveite os recursos de backup instantâneo das plataformas de nuvem utilizadas para hospedar o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos. Para obter mais informações e instruções em etapas detalhadas, consulte Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.
Conexões SSL
Você tem a opção de exigir ou não conexões TLS/SSL do Tableau Server para o Repositório externo.
Se você não precisar usar conexões criptografadas, deverá configurar o Repositório Externo para permitir conexões não criptografadas e usar a opção --no-ssl
ao configurar o Repositório Externo para o Tableau Server. Para obter mais informações, consulte tsm topology external-services repository enable.
Se desejar ativar ou desativar o SSL posteriormente, após a instalação, use tsm security repository-ssl enable ou tsm security repository-ssl disable . Esta opção está disponível a partir de 2021.4.
Atualizar o Certificado SSL
Se, como parte de um vencimento planejado do certificado SSL da instância RDS, Banco de dados do Azure, a instância Google Cloud PostgreSQL ou instância autônoma do PostgeSQL, você precisa atualizar sua instância RDS com o novo arquivo de certificado, também precisa atualizar as configurações do Tableau Server para usar o novo arquivo de certificado. Você pode fazer isso ao baixar o arquivo mais recente e executar o comando tsm topology external-services repository replace-host e fornecer o novo arquivo de certificado.
Considerações de alta disponibilidade
O Tableau Server não gerencia ou configura a alta disponibilidade para o repositório externo.
- AWS: o Amazon RDS oferece recursos que podem ser usados para fornecer alta disponibilidade e gerenciar o failover. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade do Amazon RDS(O link abre em nova janela).
- Azure: o Azure oferece recursos que podem ser usados para fornecer alta disponibilidade gerenciar failover. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade do Banco de dados do Azure(O link abre em nova janela).
- Google Cloud: o Google Cloud oferece recursos que podem ser usados para fornecer alta disponibilidade e gerenciar o failover. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade do Google Cloud.
- Instância autônoma do PostgreSQL: o PostgreSQL oferece vários recursos que podem ser usados para fornecer alta disponibilidade e gerenciar o failover. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade do PostgreSQL.
Considerações de atualização
Isso só se aplica se você estiver usando a configuração do Repositório externo com o Tableau Server.
Se você estiver usando um Repositório externo, pode ser necessário executar etapas adicionais ao atualizar:
- Nenhuma alteração de versão — Se não houver alteração de versão no PostgreSQL, não serão necessárias ações especiais.
- Alteração de versão secundária — Se houver uma alteração de versão secundária no PostgreSQL, você precisará atualizar seu repositório externo antes de atualizar o Tableau Server. Na maioria dos casos, existem métodos no local para fazer isso. O método que você usa depende da localização do seu repositório e está além do escopo desta documentação.
Alteração de versão principal — Se houver uma alteração de versão principal no PostgreSQL, você precisará seguir as etapas descritas em Atualizar o Tableau Server com Repositório Externo para uma nova versão principal do PostgreSQL..
As etapas incluem:
- Crie uma nova instância do banco de dados PostgreSQL. Para obter mais informações, consulte:
- Crie um arquivo de configuração e baixe o arquivo de certificado SSl para a nova instância que você criou na Etapa 1.
Durante a atualização, você precisará apontar o Tableau Server para a nova instância usando o arquivo de configuração. O processo de atualização migrará o conteúdo do repositório externo atual para a nova instância. Para obter mais detalhes, consulte Atualizar o Tableau Server com Repositório Externo para uma nova versão principal do PostgreSQL..
Monitoramento do status do repositório
A página de status do TSM mostrará o serviço externo do Tableau Server como um nó adicional para a instalação do Tableau Server.
A guia de topologia indica se há serviços externos do Tableau Server configurados:
Obtenção de registros
Os registros do Tableau Server não incluirão os do repositório externo. Use as seguintes maneiras para obter os registros específicos para sua instância:
- AWS: para obter informações sobre como configurar registros para sua instância do PostgreSQL do Amazon RDS, consulte Arquivos de registro do banco de dados PostgreSQL(O link abre em nova janela).
- Azure: para obter informações sobre a configuração do registro para o seu banco de dados Azure para instâncias PostgreSQL, consulte Regisros no banco de dados do Azure para PostgreSQL.
- Google Cloud: para obter informações sobre como visualizar e consultar os registros da sua instância PostgreSQL, consulte o registro do Cloud SQL.
- Instância autônoma do PostgreSQL: paraobter informações sobre como configurar o registro para sua instância autônoma do PostgreSQL, consulte Relatório de erros e registro.
Próximas etapas
Você pode realizar uma das seguintes ações para criar uma instância de banco de dados PostgreSQL:
Instalar o Tableau Server com o repositório PostgreSQL externo
Reconfigurar o repositório do Tableau Server
Migrar de local para externo
Migrar de externo para local