Conhecer os modelos de licença e as chaves do produto

Este tópico descreve os diferentes modelos de licenciamento e as chaves do produto ou assinaturas que possam estar associadas a eles. Uma visão útil de como as chaves do produto são representadas no Tableau Server pode ser encontrada em tsm licenses list. O Portal do cliente do Tableau(O link abre em nova janela) também exibirá informações sobre a chave do produto, incluindo tipo e contagem de licenças.

Ao visualizar as chaves do produto usando tsm licenses list (Tableau Server) ou no Portal do cliente do Tableau (Tableau Desktop e Tableau Prep Builder), observe os prefixos específicos do produto.

Prefixo da chave do produtoDescrição
TCA chave do produto Tableau Creator, pode ser usada para ativar ou desativar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.
TDA chave do produto Tableau Desktopchave do produto, pode ser usada para ativar ou desativar o somente Tableau Desktop. Essa é uma chave de produto herdada que não é mais vendida ou fornecida.
TSA chave do produto Tableau Server pode ser usada para ativar ou desativar o Tableau Server. As chaves de produto do Tableau Server podem ser baseadas em função, núcleo ou recurso.

Modelos de licenças com prazo

O modelo de licença com prazo do Tableau é definido pela métrica que permite o uso do Tableau Server. As licenças com prazo também são chamadas de licenças de assinatura. Atualmente, o Tableau vende acesso ao Tableau Server com licenças de assinatura. No modelo de licença por assinatura, os clientes pagam uma taxa de assinatura anual. Se a assinatura expirar, o software deixará de funcionar.

As licenças de assinatura são assinaturas baseadas em função ou baseadas em núcleo. Uma única chave de licença pode ser adquirida com todas as funções e recursos e essa licença é chamada de Licença de Assinatura Atualizável (USL). Apenas uma chave precisa ser ativada no Tableau Server para representar toda a compra.

As licenças de assinatura anteriores (não USL) eram fornecidas com um tipo de função por chave e as licenças eram "empilhadas" e ativadas juntas para obter a configuração adquirida no Tableau Server.

  • Uma licença baseada em função permite implantar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores em um cluster. Cada usuário que acessa o Tableau Server deve estar licenciado e ter uma função. Os administradores podem adicionar usuários com base nas licenças disponíveis de cada tipo.

  • Uma licença baseada em núcleo não impõe restrições sobre o número de contas de usuário no Tableau Server. Em vez disso, a licença especifica o número máximo de núcleos do computador para que você possa executar o Tableau Server. Você pode instalar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores como um cluster de vários nós, desde que o número total de núcleos em todos os computadores não ultrapasse o total permitido pela licença.

    Nem todos os processos instalados com o Tableau Server afetam o cálculo do número total de núcleos usados. Um subconjunto de processos é considerado "processos licenciados". O licenciamento de núcleo é calculado somente em computadores que executam processos licenciados. Se um computador tem um ou mais processos licenciados instalados nele, os núcleos naquele computador representam o total de núcleos usados. Para obter mais informações sobre processos licenciados, consulte Processos licenciados.

  • Uma licença de assinatura atualizável permite consolidar licenças e atualizar seus Tableau Servers usando uma única chave do produto. Você pode adicionar novos recursos, ajustar a capacidade e aplicar renovações de licença a uma única licença existente do Tableau Server. Você não precisa mais adicionar novas licenças ou substituir as existentes. USL:

    • simplifica o gerenciamento de chaves reduzindo o número de chaves do produto que você deve gerenciar para facilitar a manutenção.

    • Minimiza as interrupções de serviço porque você não precisa reiniciar o Tableau Server após renovar uma licença, ajustar a capacidade ou adicionar novos recursos.

Para licenças de assinatura atualizáveis (USL), a chave do produto no portal do cliente do Tableau não muda mesmo quando atualizada com novos recursos ou alterações nas contagens de funções. Com o modelo de licença de assinatura não USL, você obtém uma nova chave no Portal do cliente após cada renovação de licença. Uma nova chave de produto aparecerá na interface de usuário da web do TSM depois que a chave de produto anterior expirar ao visualizar uma chave de produto de assinatura não USL. Para Licenças de Assinatura Atualizáveis (USL), sua chave do produto não muda na IU ou no Portal do cliente do Tableau. No Portal do cliente do Tableau, as licenças USL exibem uma caixa de seleção É chave USL selecionada na página Detalhes da licença ou true na coluna É chave USL na guia Licenças.

No resultado retornado por tsm licenses list, o campo TYPE descreve a métrica de licença do usuário. Na interface de usuário da Web do Tableau Services Manager, passe o mouse sobre o campo Tipo (ou coluna) para verificar se a chave é uma chave do produto de Licença de assinatura atualizável (USL).

Modelo de licença baseada em função

O Tableau oferece licenças com prazo baseadas em função que fornecem uma série recursos em faixas de preço variadas. Há quatro tipos de licenças com prazo baseadas em funções disponíveis: Display, Viewer, Explorer e Creator.

  • As licenças Display permitem que os usuários compartilhem e exibam o conteúdo do Tableau com um público interno amplo de usuários que consomem painéis por meio de exibições compartilhadas sem interação. Não há função de site separada para licenças de exibição; ao usar uma licença Display, os administradores criam uma conta de login dedicada para cada local Display licenciado, que não é o mesmo que a conta de login de um usuário individual, e atribuem a função de site máxima de Viewer.
  • As licenças Viewer permitem que os usuários visualizem e interajam com pastas de trabalho no Tableau Server. As licenças Viewer permitem que os usuários acessem o Tableau Mobile, adicionem comentários às pastas de trabalho, exportem visuais em diversos formatos, baixem dados de resumo da pasta de trabalho, criem assinaturas para si mesmo e recebam alertas orientados por dados.
  • As licenças Explorer são equivalentes às licenças baseadas em usuário disponíveis nas versões anteriores do Tableau Server, além de incluírem os recursos fornecidos nas licenças Viewer e funcionalidades adicionais. Uma licença Explorer permite acesso aos recursos de criação da pasta de trabalho usando um navegador da Web, além de um conjunto completo de recursos de colaboração.
  • As licenças Creator oferecem uma grande diversidade de recursos ao usar o Tableau Server, além de conceder uso do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Uma licença Creator permite todos os recursos disponíveis na licença Explorer, além dos seguintes recursos ao usar o Tableau Server:
    • Crie e publique novas pastas de trabalho a partir de uma nova fonte de dados.
    • Edite fontes de dados inseridas no painel Dados.
    • Crie e publique novas conexões de dados.
    • Use ativação do gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Desktop e Tableau Prep Builder.

Observação: os administradores do Tableau Server sempre terão a função mais alta disponível. Se você ativar uma chave de produto que contenha a função Creator, os administradores do Tableau Server assumirão essa função. Se a função mais alta disponível no Tableau Server for Explorer, o administrador do servidor assumirá essa função. Se uma função de Creator for adicionada a um servidor onde não há Creators atualmente ativados, quaisquer contas de Administrador de Servidor existentes usando licenças do Explorer serão convertidas automaticamente para usar licenças de Creator.

As contas de administrador do TSM não exigem licenças.

Para licenças não USL, as chaves do produto são usadas para ativar e adicionar licenças ao Tableau Server. Quando uma atualização de capacidade ou funcionalidade é adquirida com uma chave de produto não USL, o Administrador do Tableau Server pode ativar essas chaves do produto adicionais. Para chaves do produto USL, uma chave do produto é ativada e contém todas as funções e recursos. Se uma licença USL foi atualizada para alterar funcionalidades, recursos ou contagens de funções, nenhuma chave do produto adicional será problemática ou precisará ser ativada.

Para chaves do produto de Licença de assinatura atualizável (USL), quando uma chave é atualizada com um novo termo de assinatura, recurso ou alteração de contagem de função, o serviço Server ATR obtém automaticamente essas atualizações e nenhuma chave adicional precisa ser ativada. As licenças USL e as ativações do Server ATR não exigem atualizações para obter essas alterações. Tudo será tratado pelo serviço Server ATR. Para uma chave do produto USL usando o método de ativação não Server ATR, as atualizações precisam ocorrer para obter a atualização para a chave de produto USL. Para chaves do produto não USL, quando uma atualização de capacidade ou funcionalidade é adquirida, são fornecidas chaves do produto adicionais no Portal do cliente do Tableau que você precisa ativar no Tableau Server.

Se você estiver usando chaves do produto não USL, selecione uma chave do produto do Tableau Server Creator no Portal do cliente do Tableau para garantir que você possa criar um Administrador do Tableau Server. As chaves do produto Explorer e Viewer podem ser ativadas para adicionar licenças adicionais. Uma vez que as chaves do produto forem ativadas, os administradores podem adicionar usuários e atribuir-lhes funções de site, que consomem automaticamente as licenças disponíveis.

No resultado retornado por tsm licenses list, os campos CREATOR, EXPLORER, VIEWER exibem o número de licenças de cada tipo de licença de função. Para chaves do produto não USL, cada função é regida por sua própria chave de produto. Portanto, se sua empresa adquiriu licenças para as três funções, ative três chaves do produto. Para chave(s) de produto USL, uma chave tem todas as funções e recursos refletidos no TSM.

Modelo de licença baseada em núcleo

Em um modelo de licenciamento de núcleo, a licença define o número de núcleos totais do computador em que o servidor pode ser executado, em vez de quantos usuários podem ser adicionados. Isso significa que o servidor pode aceitar usuários virtualmente ilimitados (como Explorers ou Viewers; o termo antigo para esses tipos de funções era "Interactors [interagentes]"). A licença baseada em núcleo também permite uma conta Usuário Convidado, o que não é possível com o licenciamento baseado em função.

No entanto, o licenciamento principal não inclui licenças Creator no servidor (essas funções de site estarão esmaecidas ao adicionar usuários).

Novas fontes de dados só podem ser adicionadas ao servidor se as publicações se originarem de Tableau Desktop ou por meio de um navegador por um usuário com função de site Creator no servidor. Portanto, deve haver (a) um usuário com função de site de Creator no servidor ou (b) um Tableau Desktop licenciado e um usuário com função de site de Explorer (pode publicar). Para a rota (b), existem duas maneiras de licenciar Tableau Desktop em uma organização de servidores baseada em núcleo:

  • Pelo menos um de licença Creator baseada em função (que inclui o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder), ou
  • Pelo menos um Tableau Desktop licenciado que usa uma chave do produto antiga do Tableau Desktop.

Observe que se uma licença Creator estiver empilhada em um servidor com licenciamento baseado em núcleo, essa licença Creator baseada em função será consumida por um administrador. A única maneira de atribuir uma função de site de Creator a um usuário não administrador é primeiro garantir que todos os administradores tenham licenças de Creator. Somente então licenças adicionais de Creator poderão ser usadas para atribuir uma função de site de Creator a usuários não administradores.

No resultado retornado por tsm licenses list, o campo TYPE exibirá o número de núcleos licenciados. Além disso, o campo GUEST ACCESS exibirá true.

Modelo de licença perpétua (antigo)

Antigamente, o Tableau vendia o acesso ao Tableau Server com licenças perpétuas. Embora essas licenças não estejam mais disponíveis, alguns clientes usam esse regime de licenciamento.

No modelo de licença perpétua, os clientes pagam uma assinatura de manutenção que é renovada anualmente. Se a manutenção expirar, o software continuará funcionando, mas o cliente perde o acesso ao suporte técnico e a atualizações de software. Com o modelo de licença permanente, a chave de licença não muda na interface do usuário ou no Portal do cliente em conjunto com as renovações anuais.

As licenças perpétuas foram vendidas para uma quantidade específica de usuários, chamados Interactors, ou para uma quantidade específica de núcleos:

  • O licenciamento de Interactor é um modelo de usuário nomeado onde os clientes compraram licenças pelo assento, semelhante ao licenciamento atual baseado em função. No entanto, ao contrário do licenciamento baseado em função, em que diferentes funções de acesso são precificadas de acordo, no licenciamento de Interactor, as licenças foram desvinculadas por função. Os usuários licenciados podem ser Administradores do servidor, Administradores de site, Publishers, Interactors ou Viewers. As funções de usuário foram definidas pelo administrador apenas como um meio de gerenciar o acesso ao conteúdo e à configuração do servidor.

    Se você ativar uma chave válida do Server Interactor na versão 2020.4 ou posterior, a contagem do Interactor será mapeada para a função Explorer.

    As licenças principais perpétuas do Interactor não podem usar o gerenciamento de licenças baseado em login. Você deve adquirir uma licença de duração do Creator, também chamada de licença de assinatura do Creator, para usar gerenciamento de licenças baseadas em logon com Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder.

  • O licenciamento de núcleo perpétuo tem o mesmo modelo de licenciamento do núcleo de assinatura; ele especifica o número de núcleos de computador em que o software pode ser executado e é compatível com usuários ilimitados e uma conta de visitante.

    As licenças perpétuas não estão mais disponíveis. No entanto, os clientes que adquiriram as licenças perpétuas antigas ainda podem comprar a manutenção anual.

No resultado retornado por tsm licenses list, o TYPE arquivado exibe Perpetual. Observe também que a data MAINT EXP também é exibida.

Análise incorporada

A oferta de Análise incorporada do Tableau é uma licença de uso limitado do Tableau Server disponibilizada para clientes que desejam incorporar a funcionalidade do Tableau Server em uma solução externa para fornecer conteúdo e informações do Tableau aos clientes fora da empresa.

Observação: as licenças de Análise incorporada não podem ser usadas no mesmo ambiente que as licenças de uso completo. Para mudar para uma licença de Análise incorporada, primeiro desative suas licenças de uso total existentes e depois ative a licença de Análise incorporada.

Por exemplo, considere uma empresa que executa um serviço onde analisa dados do consumidor e gera relatórios sobre padrões comportamentais em relação a diferentes demografias dos consumidores. Neste cenário, o Tableau Server atua no suporte a um aplicativo proprietário específico intitulado 'Analisador demográfico' e se conecta a arquivos TXT exportados e um banco de dados SQL. A empresa disponibiliza visualizações aos clientes em um portal seguro, onde eles fazem logon para gerenciar a conta e visualizar os resultados. Os usuários finais são identificados exclusivamente pela conta que usam para acessar o portal; isso determina o número de licenças do Server do Analytics inserido baseado em usuário.

A licença Análise incorporada não é exibida no resultado retornado por tsm licenses list. Para verificar a licença, entre em contato com o Sucesso do cliente(O link abre em nova janela).

Licenças de recursos

As licenças de recursos são vendidas de forma diferente das outras licenças. Os recursos com licenças independentes devem ser licenciados para cada usuário (ou todos os núcleos) na implantação. Uma implantação inclui uma instalação de produção licenciada do Tableau Server e instalações licenciadas de não produção do Tableau Server, que oferecem suporte à instalação de produção.

Esses recursos são licenciados anualmente e no contexto do licenciamento, a disponibilidade desses recursos para a base de usuários é "tudo ou nada".

  • Data Management
  • Advanced Management
  • Gerenciamento de licenças baseadas em logon

Observação: as licenças de assinatura atualizáveis incluem recursos e funções em uma licença. Você não precisa mais ativar várias licenças e chaves de produto para diferentes recursos e suas funções associadas.

Data Management

A licença do Data Management inclui o Tableau Catalog e o Tableau Prep Conductor para uma única implantação do Tableau Server, que pode ser baseada em função ou núcleo. Para obter mais informações, consulte Sobre Data Management.

O Data Management pode exigir núcleos de recursos, que especificam o poder de computação usado para executar fluxos para o Prep Conductor. Os servidores com licenciamento baseado em núcleo devem comprar pelo menos quatro Núcleos de recursos. Consulte Licença Data Management.

No resultado retornado por tsm licenses list, uma única chave do produto para o Data Management é indicada pelo campo DATA MANAGEMENT, que exibe true sob a licença apropriada.

Advanced Management

Tableau Server Advanced Management é licenciado por implantação, que pode ser baseada na função ou no núcleo. Para obter mais informações sobre Advanced Management e os recursos incluídos, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server.

No resultado retornado por tsm licenses list, uma única chave do produto para o Advanced Management é indicada pelo campo SERVER MANAGEMENT ADD-ON, que exibe true sob a licença apropriada.

Gerenciamento de licenças baseadas em logon

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon (LBLM) simplifica o licenciamento do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Em vez de usar chaves do produto, esses produtos são ativados quando um usuário com uma licença Creator autentica com o Tableau Server. Se um cliente estiver usando o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder sem o Tableau Server, o LBLM não poderá ser usado.

Observação: a partir do Tableau Server versão 2023.1, o LBLM é compatível com implantações offline. Para implantar o Tableau Server com LBLM habilitado, você deve configurar o Tableau Server para usar o serviço Authorization-To-Run (ATR). Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Server offline.

Para obter mais informações, consulte Gerenciamento de licenças baseadas em logon.

No resultado retornado por tsm licenses list, uma única chave do produto para gerenciamento de licenças baseadas em logon é indicada pelo campo LBLM, que exibe true sob a licença apropriada.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!