Definir um aviso de qualidade de dados

Os avisos de qualidade de dados são um recurso de Tableau Catalog, parte da oferta do Data Management para Tableau Server e Tableau Cloud. (Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou do Tableau Cloud(O link abre em nova janela).)

Quando o Tableau Catalog está habilitado em seu ambiente, você pode definir avisos de qualidade de dados em ativos de dados, para que os usuários desses dados estejam cientes dos problemas. Por exemplo, você pode desejar que os usuários saibam que uma fonte de dados foi descontinuada ou que uma atualização falhou para uma fonte de dados de extração ou que uma tabela contém dados confidenciais.

Você pode definir avisos de qualidade de dados em fontes de dados, bancos de dados, tabelas, fluxos, conexões virtuais, tabelas de conexão virtual e colunas.

Avisos de qualidade de dados para fontes de dados, bancos de dados, tabelas e fluxos foram introduzidos na versão 2019.3 para Tableau Cloud e Tableau Server. Avisos de qualidade de dados para conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais foram adicionados no Tableau Cloud de março de 2022 e no Tableau Server 2022.1, e para colunas no Tableau Cloud de outubro de 2022 e no Tableau Server 2022.3.

Sobre os avisos de qualidade de dados

Há dois tipos de avisos de qualidade de dados que você pode definir. O primeiro tipo é visível para os usuários até que você o remova. O segundo tipo é gerado pelo Tableau quando você define o Tableau para monitorar falhas de atualização de fontes de dados de extração ou falhas de execução de fluxo. A partir do Tableau Cloud de outubro de 2023 e do Tableau Server 2023.3, além de definir avisos de monitoramento no nível do ativo, você também pode ativar ou desativar a atualização de extrações e o monitoramento de execução de fluxo para todo o site de uma só vez. Para obter informações sobre monitoramento em todo o site, consulte Monitoramento em todo o site para atualização de extração e falhas na execução de fluxo.

Para extrações e fluxos, você pode definir um aviso de qualidade de dados de cada tipo por ativo.

Para bancos de dados, tabelas, colunas, conexões virtuais, tabelas de conexões virtuais e fontes de dados em tempo real, você pode definir apenas um aviso de qualidade.

Quando você define o primeiro tipo, ele é visível para os usuários até removê-lo usando a caixa de diálogo de qualidade de dados. Também é possível usar a caixa de diálogo para fazer quaisquer atualizações para o aviso de qualidade que você definir.

Quando você define o Tableau para monitorar falhas de atualização de origem de dados ou falhas de execução de fluxo, se um aviso for gerado, ele será visível para os usuários até que a atualização da extração ou a execução do fluxo seja bem-sucedida. Você pode atualizar ou remover um aviso abrindo e editando o conteúdo na caixa de diálogo.

Observação: você pode definir os dois tipos de avisos de qualidade de dados e habilitar a alta visibilidade usando a REST API. Para obter mais informações, consulte Adicionar um aviso de qualidade de dados na Ajuda da API REST do Tableau.

Quem pode ver o aviso de qualidade dos dados

No Tableau Server e no Tableau Cloud, quando você define um aviso em uma fonte de dados, fluxo, banco de dados, tabela, coluna, conexão virtual ou tabela de conexão virtual, o aviso fica visível para os usuários do ativo e qualquer ativo downstream dele. Por exemplo, um conjunto de avisos em uma tabela é visível para os usuários que olham para um painel com uma dependência upstream nessa tabela - os usuários visualizam um ícone de aviso na guia Detalhes de dados do painel e podem abrir o painel para ver os detalhes. Os avisos são visíveis em outros lugares no Tableau, conforme descrito em Definir alta visibilidade para um aviso de qualidade de dados.

Aviso de qualidade de dados no painel Detalhes de dados

Ao explorar alguns tipos de conteúdo usando a exibição de lista, os usuários do Tableau Server e do Tableau Cloud também veem avisos de qualidade de dados em uma coluna.

Coluna de aviso de qualidade de dados na exibição de lista

Os usuários do Tableau Desktop e Tableau Web Authoring visualizam um ícone de aviso (um círculo azul ou um triângulo amarelo com um ponto de exclamação) na guia Dados em uma planilha de livro de trabalho quando um

  • aviso é definido em uma fonte de dados usada na pasta de trabalho ou
  • há um aviso upstream na fonte de dados usada na pasta de trabalho

Observação: os avisos de qualidade de dados para colunas e conexões virtuais não aparecem no Tableau Desktop.

Para ver os detalhes do aviso, focalize o ícone de aviso com o cursor.

Dica de ferramenta de aviso de qualidade de dados no painel de dados

Avisos de qualidade de dados em assinaturas

Os administradores podem ativar os avisos de qualidade de dados em assinaturas de e-mail para que, quando os usuários se inscreverem em uma exibição, o e-mail recebido por eles inclua avisos de qualidade de dados de alta visibilidade associados a essa exibição. E-mails com avisos de qualidade de dados de alta visibilidade contêm:

  • Links para exibições ou pastas de trabalho relevantes com o painel Detalhes de dados aberto.
  • Links para ativos upstream relevantes, como fontes de dados, tabelas ou bancos de dados.

Os administradores podem ativar os avisos de qualidade de dados em assinaturas de email selecionando a opção Avisos de qualidade de dados em assinaturas na página de configurações do site Tableau Server ou Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte Avisos de qualidade de dados em assinaturas na Referência de configurações do site.

Como definir um aviso de qualidade

Você pode definir um dos vários avisos de qualidade de dados diferentes em um ativo. A partir do Tableau Cloud de junho de 2023 e Tableau Server 2023.3, um administrador pode adicionar à lista de avisos de qualidade de dados disponíveis personalizando rótulos de dados. Os seguintes avisos de qualidade de dados são integrados:

  • Aviso
  • Preterido
  • Dados obsoletos
  • Sob manutenção

A partir do Tableau Cloud de junho de 2023 e Tableau Server 2023.3, "dados confidenciais" não são mais um aviso de qualidade de dados, mas sim um rótulo de confidencialidade. Consulte Rótulos de confidencialidade para obter informações. No Tableau Server 2023.1 e anterior, os "dados confidenciais" continuam sendo um aviso de qualidade de dados.

Além de mostrar o aviso de qualidade de dados, você pode incluir uma mensagem opcional com mais detalhes sobre o aviso.

Para definir um aviso de qualidade de dados:

  1. Navegue até o ativo para o qual deseja criar um aviso de qualidade. Essa etapa depende do tipo de ativo:
    • Fonte de dados ou conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as fontes de dados ou Todas as conexões virtuais.
    • Tabela de conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as conexões virtuais e selecione a conexão virtual que contém a tabela de conexão virtual que você deseja certificar. Em seguida, selecione a tabela de conexão virtual.
    • Banco de dados ou tabela - na página Explorar, navegue até o banco de dados ou tabela. Na página Ativos externos, selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas.
    • Coluna - na página Explorar ou Ativos Externos, navegue até a tabela que contém a coluna.
  2. Selecione o menu de ações (. . .) ao lado do ativo e selecione Aviso de qualidade. (Para colunas no Tableau Server 2022.3 e versões anteriores, selecione a coluna e clique no menu suspenso de ações e selecione Aviso de qualidade.)
  3. Ative o aviso.
  4. Selecione o rótulo de aviso na lista suspensa
  5. Defina o nível de visibilidade.
  6. Insira uma mensagem que os usuários verão nos detalhes do aviso. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique no ícone de informações (i) acima do botão Salvar.
  7. Selecione Salvar.

Caixa de diálogo Aviso de qualidade de dados

Como definir um aviso de qualidade de monitoramento

Você pode configurar o Tableau para monitorar dois eventos: extrair falha de atualização da fonte de dados e falha de execução de fluxo. Quando o evento ocorre, o Tableau gera um aviso de qualidade que aparece nos mesmos locais que um aviso manual de qualidade.

Você pode ativar o monitoramento explicitamente na extração ou no fluxo ou, a partir do Tableau Cloud de outubro de 2023 e do Tableau Server 2023.3, você pode ativar o monitoramento em todo o site para todas as atualizações de extração e falhas de execução de fluxo. Para obter informações sobre monitoramento em todo o site, consulte Monitoramento em todo o site para atualização de extração e falhas na execução de fluxo.

Para monitorar explicitamente uma atualização de extração ou uma falha na execução do fluxo:

  1. Selecione o menu de ações (. . .) ao lado da fonte de dados de extração ou fluxo para o qual deseja criar um aviso e, em seguida, selecione a opção apropriada:
    • No Tableau Cloud e Tableau Server 2023.3 e posterior:
      • Dados qualidade > Monitoramento de atualização de extração
      • Rótulos de dados > Monitoramento de execução de fluxo
    • No Tableau Server 2023.1 e versões anteriores:
      • Aviso de qualidade > Monitoramento de atualização de extração
      • Aviso de qualidade > Monitoramento de execução de fluxo
  2. Ative o aviso.
  3. Defina o nível de visibilidade. (Versões mais antigas das caixas de diálogo possuem uma caixa de seleção para alta visibilidade.)
  4. (Opcional) Insira uma mensagem que os usuários verão nos detalhes do aviso se a atualização da extração ou a execução do fluxo falharem. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique no ícone de informações (i) acima do botão Salvar.
  5. Clique em Salvar.

Caixa de diálogo Monitoramento de execução de fluxo

Monitoramento em todo o site para atualização de extração e falhas na execução de fluxo

A partir do Tableau Cloud de outubro de 2023 e do Tableau Server 2023.3, um administrador pode ativar o monitoramento em todo o site para adicionar ou remover avisos de qualidade de dados para falhas de atualização de extração e falhas de execução de fluxo. Você pode controlar esse recurso por meio da página Configurações, na seção Atualização de extração e monitoramento de execução de fluxo:

Configuração de monitoramento de atualização de extração e execução de fluxo

Essas configurações estão ativadas por padrão para todos os novos sites. Os sites que existiam antes da mudança terão as configurações desativadas, mas um administrador poderá ativá-las.

Interação entre monitoramento em todo o site e monitoramento explícito

A interação entre o monitoramento explícito dos ativos e o monitoramento de todos os ativos em todo o local é a seguinte:

  • Se o monitoramento estiver explicitamente ativado para um ativo e o monitoramento em todo o site estiver ativado, as configurações explícitas no ativo terão precedência sobre a configuração do site. Isso inclui propriedades como nível de visibilidade e mensagem.
  • Quando você desativa o monitoramento em todo o site:
    • Ativos com o monitoramento explicitamente ativado não será alterado.
    • Ativos sem o monitoramento explicitamente ativado interromperá o monitoramento de falhas de atualização de extração ou de execução de fluxo, e os avisos que surgiram de falhas de atualização de extração ou de execução de fluxo nesses ativos serão removidos.
    • O desempenho da ingestão do catálogo pode ser temporariamente reduzido à medida que o Catálogo ingere novamente ativos que podem não ter mais rótulos de aviso.

O monitoramento em todo o site foi lançado no Tableau Cloud em outubro de 2023 e no Tableau Server 2023.3. Não há interação entre monitoramento explícito e monitoramento em todo o site nas versões anteriores.

Definir alta visibilidade para um aviso de qualidade de dados

Há momentos em que você quer ter certeza de que os usuários de uma visualização sabem informações importantes sobre os dados que estão visualizando, seja que os dados estejam obsoletos ou que a execução de fluxo falhou. Você pode fazer isso definindo o nível de visibilidade como alto na caixa de diálogo Aviso de qualidade de dados, conforme descrito em Como definir um aviso de qualidade de dados.

Quando ativada, uma notificação é exibida quando alguém abre uma exibição publicada afetada por esse aviso.

Exibição publicada com informações de aviso de qualidade de dados

Os avisos de alta visibilidade são identificados com um símbolo de aviso amarelo, o que os torna mais visíveis em outros lugares do Tableau, como nestes exemplos:

Na página Ativos externos:

Página Ativos externos com aviso de qualidade de dados

Em uma página Banco de dados:

Página Banco de dados com aviso de qualidade de dados

No painel Detalhes de dados:

Painel Detalhes de dados com aviso de qualidade de dados

Você pode alterar um aviso de alta visibilidade para visibilidade normal alterando o nível de visibilidade na caixa de diálogo Aviso de qualidade de dados.

Remover um aviso de qualidade de dados

Quando um aviso não se aplica mais, você pode removê-lo navegando até o ativo de dados com o aviso.

  1. Navegue até o ativo para o qual deseja criar um aviso de qualidade. Essa etapa depende do tipo de ativo:
    • Fonte de dados ou conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as fontes de dados ou Todas as conexões virtuais.
    • Tabela de conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as conexões virtuais e selecione a conexão virtual que contém a tabela de conexão virtual que você deseja certificar. Em seguida, selecione a tabela de conexão virtual.
    • Banco de dados ou tabela - na página Explorar, navegue até o banco de dados ou tabela. Na página Ativos externos, selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas.
    • Coluna - na página Explorar ou Ativos Externos, navegue até a tabela que contém a coluna.
  2. Selecione o menu de ações (. . .) ao lado do ativo e selecione Aviso de qualidade. (Para colunas no Tableau Server 2022.3 e versões anteriores, selecione a coluna e clique no menu suspenso de ações e selecione Aviso de qualidade.)
  3. Desative o aviso.
  4. Selecione Salvar.

Quem pode fazer isso

Para definir um aviso de qualidade de dados, você deve:

  • ser um servidor ou administrador de site ou
  • ter o recurso Sobrescrever para o ativo.

Personalizar avisos de qualidade de dados

A partir do Tableau Cloud de junho de 2023 e do Tableau Server 2023.3, usando o gerenciador de rótulos na página Rótulos de dados ou a API REST, um administrador pode alterar os avisos de qualidade de dados que os usuários veem na caixa de diálogo de aviso de qualidade de dados ou criar avisos inteiramente novos. Para obter mais informações, consulte Gerenciar rótulos de dados.

Agradecemos seu feedback!