Melhorar o desempenho da união entre bancos de dados
Importante: este recurso move temporariamente os dados fora do Tableau. Certifique-se de que o banco de dados ao qual você está conectado é de uma fonte confiável.
Ao unir dados entre um único banco de dados e um único arquivo, o Tableau pode melhorar o desempenho optando por executar a união usando o banco de dados em vez do Hyper. Essa configuração padrão permite que o Tableau escolha a abordagem mais rápida (Hyper ou o banco de dados conectado). Se o Tableau usar o banco de dados conectado, os dados da conexão de arquivo serão movidos para tabelas temporárias no banco de dados e a união será realizada nelas.
Condições de recurso
A opção de usar o banco de dados conectado para a união de colunas só estará disponível se as seguintes condições forem atendidas:
- A fonte de dados consiste em uma ou mais conexões baseadas em arquivos e uma única conexão baseada em SQL.
- Os arquivos a serem unidos devem ser de um dos seguintes tipos de arquivo: Microsoft Excel, PDF ou Texto (.csv, .txt, .tsv ou .tab).
- O banco de dados conectado é um dos seguintes:
- Microsoft SQL Server
- Oracle
- PostgreSQL
- Vertica
- Teradata
- Em criação na Web: a opção Permitir que os usuários utilizem a criação na Web está habilitada.
Alteração da opção preferida da união de coluna entre bancos de dados
- Conecte-se à primeira fonte de dados.
- No Tableau Desktop: na Página inicial, em Conectar, conecte-se a um tipo de arquivo compatível ou tipo de banco de dados compatível. Esta etapa cria a primeira conexão na fonte de dados do Tableau.
- Em criação na Web: na página Inicial ou Explorar, clique em Criar> Pasta de trabalho para iniciar uma nova pasta de trabalho e, em seguida, conectar-se a dados. Esta etapa cria a primeira conexão na fonte de dados do Tableau.
- Selecione o arquivo ou o banco de dados ao qual deseja se conectar e clique duas vezes ou arraste uma tabela para a tela.
No painel esquerdo, em Conexões, clique no botão Adicionar (em criação na Web) para adicionar a segunda conexão à fonte de dados do Tableau.
A opção União entre de bancos de dados é exibida.
Observação: se você não vir essa opção, verifique se está usando apenas tipos de fontes de dados compatíveis e se tem pelo menos duas fontes de dados (um banco de dados e um ou mais arquivos de tipos compatíveis).
- Para alterar a maneira como o Tableau realiza a união, ao lado da opção União entre bancos de dados, clique em Editar.
- Na caixa de diálogo União entre bancos de dados, selecione uma das seguintes opções e clique em OK:
- Sempre execute uniões de colunas no banco de dados. Esta opção força o Tableau a usar o banco de dados ativo para realizar a união de coluna.
- Deixe o Tableau decidir onde fazer a união de colunas. Essa opção é o padrão e permite que o Tableau escolha a opção mais rápida para realizar a união, Hyper ou o banco de dados ao qual você está conectado.
A opção União de colunas entre bancos de dados no painel Conexões múltiplas será atualizada para refletir sua escolha.
Importante: se você selecionar Deixe o Tableau decidir onde fazer a união de colunas, o Tableau escolherá a opção mais rápida ao realizar a união. Esse comportamento é predeterminado por um conjunto de critérios, incluindo tipos de união de colunas. Por exemplo, o Tableau sempre escolhe o Hyper para uniões de colunas não internas.
Se o Tableau usar o Hyper para realizar a união, esse processo ocorrerá em segundo plano e nenhum indicador será exibido para identificar onde a união foi realizada.
- Para adicionar uma ou mais cláusulas de união selecione um campo de uma fonte de dados, um operador de união e um campo da tabela adicionada. Inspecione a cláusula de união para verificar se reflete como você deseja conectar às tabelas.
Sobre o trabalho com fontes de dados de várias conexões
Trabalhar com fontes de dados de várias conexões equivale a trabalhar com qualquer outra fonte de dados, com alguns cuidados, discutidos nesta seção.
União de linhas de dados de uma conexão
Para unir dados, deve-se usar tabelas de texto ou do Excel da mesma conexão. Ou seja, não é possível unir tabelas de diferentes bancos de dados. No Tableau Desktop, você pode unir as tabelas em arquivos e pastas de trabalho diferentes do Excel em diretórios diferentes. Para obter mais informações, consulte Unir tabelas usando a pesquisa curinga (Tableau Desktop).
Se precisar unir linhas de dados de diferentes bancos de dados, use o Tableau Prep(O link abre em nova janela).
Colação
A colação refere-se a regras de um banco de dados que determina como os valores da cadeia de caracteres devem ser comparados e classificados. Normalmente, a colação é realizada pelo banco de dados. Entretanto, ao trabalhar com uniões cruzadas de bancos de dados, é necessário unir as colunas com colações diferentes.
Por exemplo, suponha que a sua união cruzada de banco de dados usou uma chave de união com uma coluna sensível a maiúsculas e minúsculas do SQL Server e uma coluna não sensível a maiúsculas e minúsculas da Oracle. Nesses casos, o Tableau mapeia determinadas colações para outras pessoas, a fim de minimizar a interpretação incorreta dos valores.
As regras a seguir são usadas em uniões cruzadas de bancos de dados:
- Se uma coluna usa padrões de colação dos Componentes Internacionais para Unicode (ICU-International Components for Unicode), o Tableau usa a colação para outra coluna.
- Se uma coluna usa padrões de colação de ICU, o Tableau usa a colação da coluna da tabela esquerda.
- Se nenhuma coluna usa os padrões de colação de ICU, o Tableau usa uma colação binária. Uma colação binária significa que o local do banco de dados e do tipo de dados das colunas determina como os valores de cadeia de caracteres devem ser comparados e classificados.
Manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas para dados do Excel
Se precisar manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas no dados do Excel ao executar uniões de colunas, habilite a opção Manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas (Excel) no menu Dados.
Quando essa opção é selecionada, o Tableau mantém a diferenciação de maiúsculas e minúsculas e identifica exclusivamente os valores com uma diferenciação de maiúsculas e minúsculas diferente, em vez de combiná-los, resultando em um número diferente de linhas.
Por exemplo, considere uma planilha com "Casa" e outra com "casa" e "CASA". Por padrão, o Tableau ignora a diferenciação de maiúsculas e minúsculas e considera todas as três variações de "casa" como iguais. Com a opção Manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas (Excel) habilitada, quando você une colunas de tabelas, o Tableau preserva a diferenciação de maiúsculas e minúsculas. "Casa", "casa" e "CASA" são tratados como valores diferentes.
Observação: esta opção está disponível para todos os idiomas compatíveis com o Tableau e não depende da localidade do seu sistema operacional. Essa opção está disponível somente para as fontes de dados do Microsoft Excel.
Cálculos e fontes de dados de várias conexões
Somente um subconjunto de cálculos pode ser usado em uma fonte de dados de várias conexões.
- No Tableau Desktop: você poderá usar um cálculo específico se ele for:
- Compatíveis com todas as conexões na fonte de dados de várias conexões.
- Compatíveis com extrações do Tableau.
- Na criação na Web (Tableau Cloud e Tableau Server): você poderá usar um cálculo específico se ele for compatível com todas as conexões na fonte de dados com várias conexões.
Procedimentos armazenados
Os procedimentos armazenados não estão disponíveis para fontes de dados com várias conexões.
Dinamização de dados de uma conexão
Para dinamizar dados, use colunas de texto ou do Excel da mesma conexão. Ou seja, não é possível incluir colunas de diferentes bancos de dados em uma tabela dinâmica.
Transformar os arquivos de extração na primeira conexão (somente no Tableau Desktop)
Ao conectar-se aos arquivos de extração em uma fonte de dados com várias conexões, certifique-se de que a conexão com o arquivo de extração (.hyper) seja a primeira conexão. Isso preserva todas as personalizações que podem fazer uma parte da extração, incluindo alterações em propriedades padrão, campos calculados, grupos, aliases etc.
Observação: se precisar se conectar a vários arquivos de extração em sua fonte de dados com várias conexões, apenas as personalizações da extração na primeira conexão serão preservadas.
Extrações de fontes de dados com várias conexões que contêm conexões com dados baseados em arquivo (somente no Tableau Desktop)
Se você estiver publicando uma extração de uma fonte de dados com várias conexões usando dados baseados em arquivo, como Excel, selecionar a opção Incluir arquivos externos copia os dados baseados em arquivo como parte da fonte de dados. Neste caso, uma cópia dos seus dados baseados em arquivo pode ser baixada e o conteúdo acessado por outros usuários. Se houver informações confidenciais nos dados baseados em arquivo, que foram excluídos intencionalmente da sua extração, não selecione Incluir arquivos externos ao publicar a fonte de dados.
Para obter mais informações sobre a publicação de fontes de dados, consulte Publicar uma fonte de dados.
Sobre consultas e uniões cruzadas de banco de dados
Para cada conexão, o Tableau envia consultas independentes aos bancos de dados na união. Os resultados são armazenados em uma tabela temporária, no formato de um arquivo de extração.
Importante: uniões entre bancos de dados podem mover dados entre bancos de dados. Verifique se os bancos de dados nos quais você está ingressando são fontes confiáveis.
Por exemplo, suponha que duas conexões foram criadas para duas tabelas, dbo.listings e reviews$. Essas tabelas são armazenadas em dois bancos de dados diferentes, SQL Server e Excel. O Tableau consulta o banco de dados em cada conexão de forma independente. O banco de dados faz a consulta e aplica as personalizações, como filtros e cálculos, e o Tableau armazena os resultados para cada conexão em uma tabela temporária. Neste exemplo, FQ_Temp_1 é a tabela temporária para a conexão com o SQL Server e a FQ_Temp_2 é a tabela temporária para a conexão com o Excel.
Tabela do SQL Server | Tabela do Excel |
Quando uma união entre bancos de dados é realizada, as tabelas temporárias são unidas pelo Tableau Desktop. Essas tabelas temporárias são necessárias para o Tableau realizar uniões cruzadas de banco de dados.
Após a união das tabelas, um filtro de N principais é aplicado para limitar o número de valores mostrados na grade de dados para as primeiras 1.000 linhas. Este filtro é aplicado para manter a capacidade de resposta da grade de dados e o desempenho geral da página Fonte de dados.
Tabelas unidas