Este artigo apresenta as funções de usuário e seus usos no Tableau. Ele também demonstra como criar um cálculo de usuário com um exemplo.

Porque usar as funções de usuário

É possível usar as funções de usuário para criar filtros de usuário ou filtros de segurança a nível da linha que afetam as visualizações publicadas no Tableau Server ou no Tableau Cloud, para que apenas certas pessoas possam ver sua visualização.

Por exemplo, se você tiver uma visualização que mostra o desempenho de vendas de cada empregado do seu departamento publicada no Tableau Server ou no Tableau Cloud, pode querer apenas permitir que os empregados visualizem os números das suas próprias vendas ao acessarem essa visualização.

Nesse caso, é possível usar a função ISMEMBEROF para criar um campo que retorna true se o nome do usuário da pessoa que fez logon no servidor é o de um membro de um grupo especificado (no servidor), como o grupo "Gerentes”, por exemplo. Então ao filtrar a visualização com desse campo calculado, apenas uma pessoa que seja parte daquele grupo pode visualizar os dados.

O cálculo nesse caso deve ficar mais ou menos assim:

ISMEMBEROF('Managers')

Observação: se os nomes de usuário ou de grupo tiverem determinados caracteres não alfanuméricos, é necessário usar a Codificação de URL HTML para os caracteres especiais ao usar as funções abaixo.

Alguns caracteres especiais são permitidos sem codificação de URL de HTML, como sublinhados, parênteses e pontos de exclamação. _ ( ) ! Muitos outros caracteres devem ser codificados.

Por exemplo, a função ISMEMBEROF("USERS+") precisa ser escrita como ISMEMBEROF("USERS%2B"), porque o '%2B’ é a codificação de URL HTML URL do símbolo '+'. Para obter informações sobre a codificação de URL HTML, consulte Referência da codificação de URL HTML(O link abre em nova janela) no site do desenvolvedor W3schools.

Funções de usuário disponíveis no Tableau:

Função

Sintaxe

Descrição

FULLNAME

FULLNAME( )

Retorna o nome completo do usuário atual. Esse é o nome completo do Tableau Server ou Tableau Cloud quando o usuário está conectado; caso contrário, o local ou o nome completo da rede do usuário do Tableau Desktop.

Exemplo:

[Manager]=FULLNAME( )

Se o gerente Dave Hallsten estiver conectado, este exemplo retornará True somente se o campo Gerente da exibição contiver Dave Hallsten. Quando usado como um filtro, esse campo calculado poderá ser usado para criar um filtro de usuário que mostra apenas dados relevantes para a pessoa conectada ao servidor.

ISFULLNAME

ISFULLNAME(string)

Retorna true se o nome completo do usuário atual coincide com o nome completo especificado, ou false se não coincide. Essa função usa o nome completo do Tableau Server ou Tableau Cloud quando o usuário está conectado; caso contrário, usa o local ou o nome completo da rede do usuário do Tableau Desktop.

Exemplo:

ISFULLNAME(“Dave Hallsten”)

Esse exemplo retornará true se Dave Hallsten for o usuário atual, caso contrário, retornará false.

ISMEMBEROF

ISMEMBEROF(string)

Retornará true se a pessoa usando o Tableau atualmente for membro de um grupo que corresponda à cadeia de caracteres especificada. Se a pessoa que está usando o Tableau no momento estiver conectada, a associação ao grupo será determinada pelos grupos no Tableau Server ou Tableau Cloud. Caso a pessoa não tenha entrado, essa função retorna NULL.

Observação: a função retornará um valor “True” se a cadeia de caracteres especificada for “Todos os usuários”, conectados no Tableau Server ou no Tableau Cloud.

A função ISMEMBEROF() também aceitará domínios do Active Directory. O domínio do Active Directory deve ser declarado no cálculo com o nome do grupo.

Exemplo:

IF ISMEMBEROF(‘domain.lan\Sales’) THEN “Sales” ELSE “Other” END

ISUSERNAME

ISUSERNAME(string)

Retorna true se o nome de usuário do usuário atual coincide com o nome de usuário especificado, ou false se não coincide. Essa função usa o nome de usuário do Tableau Server ou Tableau Cloud quando o usuário está conectado; caso contrário, usa o local ou o nome de usuário da rede do usuário do Tableau Desktop.

Exemplo:

ISUSERNAME(“dhallsten”)

Retornará true se dhallsten for o usuário atual; caso contrário, retornará false.

Observação: “Todos os usuários” sempre será retornado como “true”.

USERDOMAIN

USERDOMAIN()

Retorna o domínio do usuário atual quando o usuário está conectado no Tableau Server. Retorna o domínio do Windows se o usuário do Tableau Desktop estiver em um domínio. Caso contrário, essa função retornará uma cadeia de caracteres nula.

Exemplo:

[Manager]=USERNAME() AND [Domain]=USERDOMAIN()

USERNAME

USERNAME( )

Retorna o nome de usuário do usuário atual. Esse é o nome de usuário do Tableau Server ou Tableau Cloud quando o usuário está conectado; caso contrário, é o local ou nome de usuário da rede para o usuário do Tableau Desktop.

Exemplo:

[Manager]=USERNAME( )

Se o gerente dhallsten tivesse entrado, essa função só retornaria True quando o campo Gerente na exibição fosse dhallsten. Quando usado como um filtro, esse campo calculado pode ser usado para criar um filtro de usuário que mostra apenas dados relevantes para a pessoa que entrou no servidor.


Criar um cálculo de usuário

Cálculos de usuários funcionam diretamente com os usuários e grupos que você configurou no Tableau Server ou no Tableau Cloud. É possível criar cálculos de usuário para usar como filtros de modo que os usuários apenas visualizem os dados relevantes para eles.

Por exemplo, caso tenha uma visualização de mapa similar a seguinte, que mostra dados de vendas para os 48 estados, é possível criar um cálculo de usuário para mostrar apenas as partes do mapa que sejam relevantes para cada usuário, como dados relevantes para um gerente regional versus um gerente nacional. (Um gerente nacional deve ser capaz de visualizar os dados do país inteiro, enquanto um gerente regional deve ser capaz de visualizar apenas os dados da região que gerencia).

Quando o gerente nacional faz logon, ele se depara com a seguinte visualização:

Quando o gerente regional do oeste faz logon, ele visualiza apenas as vendas da sua região:

Para criar uma função de usuário que realiza algo similar a este exemplo, siga as etapas abaixo.

Antes de começar

Para seguir este exemplo, é necessário ter acesso ao Tableau Server ou ao Tableau Cloud. Também é necessário ser um administrador de servidor ou de site.

Etapa 1: criar os usuários e os grupos

  1. Faça logon no Tableau Server ou Tableau Cloud.

  2. No Tableau Server ou no Tableau Cloud, adicione os seguintes usuários:

    • Sadie Pawthorne

    • Chuck Magee

    • Fred Suzuki

    • Roxanne Rodriguez

    Para obter mais informações, consulte Adicionar usuários a um site(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Server.

  3. Crie um novo grupo chamado Gerentes nacionais.

    Para obter mais informações, consulte Criar um grupo local(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Server.

  4. Adicione você mesmo ao grupo dos Gerentes nacionais.

    Para obter mais informações, consulte Adicionar usuários a um grupo(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Server.

Etapa 2: criar a visualização

  1. Abra o Tableau Desktop e se conecte com a fonte de dados Sample-Superstore, incluída no Tableau.

  2. No canto inferior esquerdo da área de trabalho, clique na guia Fonte de dados.

  3. Na página Fonte de dados, do painel Conexões à esquerda, arraste a planilha Pessoas até o canvas.

  4. Clique no ícone de união e selecione Esquerda.

  5. Navegue até uma nova planilha.

  6. No painel Dados, em Dimensões, clique duas vezes em Estado.

    Uma visualização de mapa é criada.

  7. No painel Dados, em Medidas, arraste Vendas até Cor no cartão Marcas.

  8. Na divisória Colunas, selecione o campo Longitude e pressione Control (Command no Mac) no teclado para copiá-lo. Arraste a cópia até a direita do original na divisória Colunas.

  9. No cartão Marcas, clique na segunda guia Longitude (inferior).

  10. No painel Dados, arraste Região até Cor no cartão Marcas.

    A exibição de mapa à direita é atualizada com as novas cores.

  11. No cartão Marcas, clique no menu suspenso Tipo de marcas e selecione Mapa.

  12. No cartão Marcas, clique em Cor e, em Opacidade, ajuste o controle deslizante para 50%.

  13. No cartão Marcas, clique na primeira guia Longitude.

  14. No cartão Marcas, clique em Cor > Editar cores e depois selecione Cinza na lista suspensa da paleta de cores.

    A exibição de mapa à esquerda é atualizada.

  15. Na divisória Colunas, clique com o botão direito do mouse no campo Longitude à direita e selecione Eixo duplo.

O mapa se parece com o seguinte:

Etapa 3: criar o cálculo de usuário

  1. Selecione Análise > Criar campo calculado.

  2. No editor de cálculo aberto, faça o seguinte:

    • Nomeie o campo calculado, filtro de usuário.

    • Insira a fórmula a seguir:

      [Regional Manager] = USERNAME() OR ISMEMBEROF("National Managers")

      Este cálculo verifica se uma pessoa está incluída no campo Region (People) ou se ela está incluída no grupo de National Managers. Se estiver, ele retorna true.

    • Ao terminar, clique em OK.

    O novo cálculo de usuário aparece em Dimensões no painel Dados. Assim como os outros campos, é possível usá-lo em uma ou mais visualizações.

Etapa 4: adicionar o cálculo de usuário à divisória Filtros

  1. No painel Dados, em Dimensões, arraste Filtro de usuário até a divisória Filtros.

  2. Na caixa de diálogo Filtro aberta, selecione Verdadeiro e depois clique em OK.

    Observação: para que a opção Verdadeiro esteja visível, faça logon no Tableau Server ou no Tableau Cloud. No Tableau Desktop, faça logon no Tableau Server ou no Tableau Cloud para selecioná-la. Consulte Faça logon no Tableau Server ou Tableau Cloud(O link abre em nova janela) para obter mais informações.

Etapa 5: testar o cálculo

  1. No Tableau Desktop, no canto inferior direito da área de trabalho, clique no menu suspenso Filtrar como usuário e altere o usuário para Sadie Pawthorne.

    O mapa é atualizado para mostrar apenas a região Oeste dos Estados Unidos porque a Sadie está atribuída a região Oeste na planilha Pessoas.

  2. Selecione o menu suspenso Filtrar como usuário novamente e altere o usuário para Roxanne Rodriguez.

    O mapa é atualizado para mostrar apenas a região Central dos Estados Unidos porque a Roxanne está atribuída a região Central na planilha Pessoas.

  3. Selecione o menu suspenso Filtrar como usuário novamente e altere o usuário para Chuck Magee.

    O mapa é atualizado para mostrar apenas a região Leste dos Estados Unidos porque o Chuck está atribuído a região Leste na planilha Pessoas.

  4. Selecione o menu suspenso Filtrar como usuário novamente e altere o usuário para Fred Suzuki.

    O mapa é atualizado para mostrar apenas a região Sul dos Estados Unidos porque o Fred está atribuída a região Sul na planilha Pessoas.

  5. Selecione o menu suspenso Filtrar como usuário mais uma vez e altere o usuário de volta para você mesmo(a).

    O mapa é atualizado e mostra todos os dados porque você faz parte do grupo de Gerentes nacionais no servidor.

Este comportamento persiste ao publicar a exibição no Tableau Server ou no Tableau Cloud. Usuários não listados no grupo de Gerentes nacionais ou na planilha Pessoas na fonte de dados Sample Superstore visualizam apenas uma visualização vazia.

Consulte também

Cálculos de usuário(O link abre em nova janela) vídeo de treinamento gratuito

Funções no Tableau

Funções do Tableau (por categoria)

Funções do Tableau (em ordem alfabética)

Agradecemos seu feedback!