Datas fiscais

Em algumas situações, um campo de data precisa ser expressado em termos de ano fiscal de uma organização. Os anos do calendário civil vão de 1º de janeiro a 31 de dezembro, mas o ano fiscal de uma organização pode começar em um mês diferente. Por exemplo, o ano fiscal de uma empresa pode ser de 1º de junho a 31 de maio. Nesses casos, é recomendável exibir alguns valores da data em uma exibição usando equivalentes fiscais (Ano fiscal, Trimestre fiscal e Número da semana fiscal), em vez de seus equivalentes de calendário.

Para definir o mês de início do ano fiscal para uma fonte de dados, siga essas etapas:

  1. Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na fonte de dados do painel Dados para abrir a caixa de diálogo Propriedades dos dados.

  2. Defina o campo Início do ano fiscal como o mês apropriado.

Para cada dimensão de data, defina o mês de início do ano fiscal em separado. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse na dimensão de data (Ctrl-clique no Mac) e selecione Propriedades padrão > Início do ano fiscal.

Um determinado nível de uma dimensão de data ser afetado ou não pelo uso do Calendário fiscal depende do caso específico.

Nível de data Quando convertido para fiscal
Ano Reflete o ano fiscal. Por exemplo, se Início do ano fiscal fosse definido como abril, o ano para a data 1º de junho de 2004 seria mostrado como FY 2005.
Trimestre

O Trimestre reflete o trimestre fiscal. Por exemplo, se Início do ano fiscal fosse definido como abril, o trimestre para a data 1º de junho de 2004 seria Q1.

Mês Nenhuma alteração no comportamento. O mês do calendário equivale ao mês fiscal.
Dia Nenhuma alteração no comportamento. O dia do calendário equivale ao dia fiscal.
Hora Nenhuma alteração no comportamento. A hora do calendário equivale à hora fiscal.
Minuto Nenhuma alteração no comportamento. O minuto do calendário equivale ao minuto fiscal.
Segundo Nenhuma alteração no comportamento. O segundo do calendário equivale ao segundo fiscal.
Número da semana

O Número indicativo de semana reflete o número da semana fiscal. Por exemplo, se Início do ano fiscal fosse definido como abril, o número indicativo de semana para a data 1º de abril de 2004 seria 1.

Dia da semana Nenhuma alteração no comportamento. O dia de semana do calendário equivale ao dia de semana fiscal.
MM/AAAA Nenhuma alteração no comportamento. Este formato de data sempre exibe datas de calendário, mesmo quando um ano fiscal é atribuído.
D/M/A Este formato de data sempre exibe datas de calendário, mesmo quando um ano fiscal é atribuído.

Os únicos níveis de data que indicam explicitamente que o calendário fiscal está em uso são os níveis de Ano e Trimestre. Especificamente, anos fiscais e trimestres são mostrados com o prefixo FY. Mas, isso não vale para meses fiscais ou números indicativos de semana, que não são mostrados com marcações fiscais especiais.

As designações de ano fiscal para qualquer dimensão de data específica são aplicadas a todas as instâncias do campo na pasta de trabalho do Tableau. As datas fiscais só podem ser aplicadas a dimensões em uma fonte de dados relacional.

A formatação do ano fiscal é aplicada a todos os formatos de data que incluam um ano ou um ano e um trimestre. Em especial, se você aplicar um formato de data personalizado e usar apenas os placeholders “y” e “q”, FY será acrescido a cada ano.

Níveis de data

Quando uma dimensão de data está usando um calendário fiscal, apenas as seguintes partes e truncamentos de data presentes na exibição refletirão o calendário fiscal:

Parte ou truncamento de data Durante o uso de um calendário fiscal
Parte de data do ano Se o Início do ano fiscal fosse definido como abril, o ano para a data 1º de junho de 2004 seria mostrado como FY 2005.
Parte de data do trimestre Se o Início do ano fiscal fosse definido como abril, o trimestre para a data 1º de junho de 2004 seria Q1.
Parte de data do número indicativo de semana Se o Início do ano fiscal fosse definido como abril, o número indicativo de semana para a data 1º de abril de 2004 seria 1.
Truncamento de data do ano Se o Início do ano fiscal fosse definido como maio, a data 1º de junho de 2004 se tornaria 1º de maio de 2004.
Truncamento de data do trimestre Se o Início do ano fiscal fosse definido como julho, a data 1º de junho de 2004 se tornaria 1º de abril de 2004.
Agradecemos seu feedback!