Usar funções de dados para validar seus dados

Use funções de dados para identificar rapidamente se os valores em um campo são válidos ou não. O Tableau Prep Builder oferece um conjunto padrão de funções de dados que você pode selecionar ou criar usando os valores de campo exclusivos no seu conjunto de dados.

Quando você atribui uma função de dados, o Tableau Prep Builder compara os valores padrão definidos para a função de dados com os valores em seu campo. Qualquer valor não correspondente é marcados com um ponto de exclamação vermelho. Você pode filtrar seu campo para visualizar somente os valores válidos ou inválidos e tomar as medidas apropriadas para corrigi-los. Depois de atribuir uma função de dados aos campos, você pode usar a opção Agrupar e substituir para agrupar e corresponder os valores inválidos aos válidos com base na ortografia e na pronúncia.

Atribuir funções de dados padrão a seus dados

Atribua funções de dados fornecidas pelo Tableau Prep Builder ao seu campo da mesma maneira que você atribui um tipo de dados. A função de dados identifica o que os seus valores de dados representam, para que o Tableau Prep Builder possa validar automaticamente os valores e destacar aqueles que não sejam válidos para aquela função.

Por exemplo, se você tiver valores de campo para dados geográficos, é possível atribuir uma função de dados Cidade e o Tableau Prep Builder comparará os valores no campo com um conjunto de valores de domínio conhecidos para identificar os valores sem correspondência.

Observação: cada campo é analisado de maneira independente para que um valor de Cidade como "Portland" no Estado de "Washington" no País "EUA" não possa ser uma combinação válida de cidade e estado, mas ele não será identificado dessa maneira porque é um nome de cidade válido.

O Tableau Prep Builder oferece suporte às seguintes funções de dados:

  • E-mail

  • URL

  • Funções geográficas (baseadas nos dados geográficos atuais e são os mesmos dados usados pelo Tableau Desktop)

    • Aeroporto
    • Código de área (EUA)
    • CBSA/MSA
    • Cidade
    • Distrito congressional (EUA)
    • País/Região
    • Condado
    • NUTS Europeus
    • Estado/Província
    • CEP/Código postal

Dica: no Tableau Prep Builder versão 2019.1.4 e posteriores, se você atribuir uma função geográfica a um campo, também poderá usar essa função de dados para correspondência, além de agrupar valores com o valor padrão definido por ela. Para obter mais informações sobre o agrupamento de valores usando funções de dados, consulte Limpar e formatar dados(Link opens in a new window).

Para atribuir uma função de dados para um campo, realize as ações a seguir:

  1. No painel Perfil ou Resultados, ou na grade de dados, clique no tipo de dados do campo.

  2. Selecione a função de dados para o campo.

    O Tableau Prep Builder compara os valores de dados do campo com valores ou padrões de domínio conhecidos (para e-mail ou URL) para a função de dados selecionada e marca qualquer valor sem correspondência com um ponto de exclamação vermelho.

  3. Clique na seta suspensa do campo e na seção Mostrar valores selecione uma opção para mostrar todos os valores ou somente valores válidos ou não válidos para a função de dados.

  4. Use as opções de limpeza no menu Mais opções para corrigir qualquer valor inválido. Para obter mais informações sobre como limpar valores dos campos, consulte Sobre as operações de limpeza(Link opens in a new window).

Criar funções de dados personalizadas (versão 2019.3.1 e posterior)

Você pode criar suas próprias funções de dados personalizadas usando os valores de campo em seus conjuntos de dados, para criar um conjunto padrão de valores que você ou outras pessoas podem usar para validar os valores de campo ao limpar dados. Selecione o campo que deseja usar, aplique qualquer operação de limpeza a ele se necessário, publique-o no Tableau Server ou Tableau Online para usar o seu fluxo ou compartilhe suas funções de dados com outras pessoas.

Antes de criar uma função de dados personalizada, revise o seguinte:

  • Você pode criar funções de dados personalizadas em campos únicos no seu conjunto de dados. A criação de funções de dados personalizadas de uma combinação de campos não é compatível.
  • Você pode criar funções de dados personalizadas somente para campos atribuídos a um tipo de dados de Cadeia de caracteres e Número (inteiro).
  • Quando você cria uma função de dados personalizada, o Tableau Prep Builder cria uma etapa de saída no fluxo específico da publicação da função de dados.
  • Não há suporte para a publicação de funções de dados personalizadas em vários sites no mesmo fluxo. Se você publicar o fluxo, deverá publicar a função de dados personalizada no mesmo site ou servidor no qual o fluxo será publicado.
  • As funções de dados personalizadas são específicas para o site, servidor e projeto em que você as publica. Todos os usuários com permissões para o local podem usar a função de dados personalizada, mas devem entrar no site ou servidor para selecioná-la ou aplicá-la. Funções de dados personalizadas são atribuídas à permissão padrão do grupo Todos os usuários para as permissões Todos os usuários de novos projetos em vez de Nenhum.
  • As funções de dados personalizadas não são específicas à versão. Ao aplicar uma função de dados personalizada, a versão mais atual é aplicada.
  • Depois de publicada no usuário do Tableau Server ou Tableau Online com acesso ao site, o servidor e o projeto podem exibir todas as funções de dados nesse local.
    • Os usuários com permissões apropriadas podem mover, excluir ou editar permissões para as funções de dados.
    • As permissões que você pode definir e ações que podem ser executadas em uma função de dados personalizada são semelhantes ao que você pode fazer com um fluxo. Para obter mais informações, consulte Gerenciar um fluxo(Link opens in a new window). Para obter mais informações sobre como definir as permissões, consulte Recursos da permissão(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Server.
  • Para editar uma função de dados, você deve fazer suas alterações no Tableau Prep Buildere, em seguida, republicar a função de dados usando o mesmo nome para substituí-la, como faria para editar uma fonte de dados publicada.

Criar uma função de dados personalizada

  1. No painel Perfil ou Resultados, ou na grade de dados, selecione o campo que deseja usar para criar uma função de dados personalizada.

  2. Clique em Mais opções para o campo e selecione Publicar como função de dados.

  3. Selecione o servidor e o projeto no qual deseja publicar a fonte de dados.

  4. Clique em Executar fluxo para criar a função de dados. Depois que o processo de publicação for concluído com êxito, você poderá exibir a função de dados no Tableau Server ou Tableau Online. O processamento da função de dados pode levar algum tempo, de acordo com a carga no site do Tableau Server ou Tableau Online. Se a sua função de dados não estiver disponível imediatamente, aguarde alguns minutos e tente selecioná-la novamente.

Aplicar uma função de dados personalizada

  1. No painel Perfil ou Resultados, ou na grade de dados, clique no tipo de dados do campo em que deseja aplicar a função de dados personalizada.

  2. Selecione Personalizar e a função de dados que deseja aplicar ao campo.

    Importante: verifique se você entrou no site ou servidor em que a função de dados foi publicada ou você não verá essa opção.

    O Tableau Prep Builder compara os valores de dados do campo a valores de domínio conhecidos para a função de dados selecionada e marca qualquer valor sem correspondência com um ponto de exclamação vermelho.

  3. Clique na seta suspensa do campo e na seção Mostrar valores selecione uma opção para mostrar todos os valores ou somente valores válidos ou não válidos para a função de dados.

  4. Use as opções de limpeza no menu Mais opções para corrigir qualquer valor inválido. Para obter mais informações sobre como limpar valores dos campos, consulte Sobre as operações de limpeza(Link opens in a new window).

Exibir e gerenciar funções de dados personalizadas

É possível exibir e gerenciar as funções de dados personalizadas publicadas no Tableau Server e no Tableau Online. Você pode visualizar todas as funções de dados personalizadas publicadas no site ou servidor. Clique em Mais ações para obter uma função de dados selecionada e movê-la para um projeto diferente, alterar permissões ou excluí-la.

Agrupar valores semelhantes por função de dados

Observação: no Tableau Prep Builder versão 2019.1.4 e 2019.2.1 essa opção foi rotulada como Correspondências de função de dados.

Se você atribuir uma função de dados geográficos a um campo, poderá usar os valores na função de dados para agrupar e corresponder valores no seu campo de dados com base na ortografia e na pronúncia para padronizá-los. No Tableau Prep Builder versão 2019.2.3, você pode usar a Ortografia ou Ortografia + Pronúncia para agrupar e corresponder valores inválidos aos válidos.

Essas opções usam o valor padrão definido pela função de dados. Se o valor padrão não estiver em sua amostra do conjunto de dados, o Tableau Prep Builder vai adicioná-lo automaticamente e marcá-lo como não existente no conjunto de dados original. Para obter mais informações sobre como atribuir funções de dados a campos, consulte Atribuir funções de dados padrão a seus dados.

Para usar funções de dados para agrupar valores, conclua as etapas a seguir.

  1. No painel Perfil ou Resultados, ou na grade de dados, clique no tipo de dados do campo.

  2. Selecione uma das funções de dados a seguir para o campo:

    • Aeroporto
    • Cidade
    • País/Região
    • Condado
    • Estado/Província

    No Tableau Prep Builder versão 2019.3.2 você também pode selecionar suas funções de dados personalizadas

    Funções de dados padrão (versão 2019.1.4 e posterior) Funções de dados personalizadas (versão 2019.3.2 e posterior)

    O Tableau Prep Builder compara os valores de dados do campo a valores de domínio conhecidos para a função de dados selecionada e marca qualquer valor sem correspondência com um ponto de exclamação vermelho.

  3. Clique em Mais opções, selecione Agrupar valores (Agrupar e substituir em versões anteriores), em seguida selecione uma das opções a seguir:

    • Ortografia: corresponde valores inválidos aos valores válidos mais próximos que diferem, adicionando, removendo ou substituindo caracteres.
    • Pronúncia + Ortografia: essa opção corresponde os valores inválidos ao valor válido mais semelhante com base na ortografia e na pronúncia.

      Observação: no Tableau Prep Builder versão 2019.1.4 ou 2019.2.1 essa opção foi chamada Correspondências de função de dados.

    Você também pode clicar no ícone de Recomendações no campo para aplicar a recomendação de agrupar e substituir os valores inválidos com os válidos. Essa opção usa a opção de agrupar e substituir de pronúncia + ortografia.

    O Tableau Prep Builder compara os valores por Ortografia ou ortografia e pronúncia e agrupa os valores semelhantes usando o valor padronizado para a função de dados. Se o valor padronizado não estiver no conjunto de dados, o valor será adicionado e marcado com um ponto vermelho.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.