Agendar tarefas de fluxo

Observação: os fluxos podem ser programados para serem executados no Tableau Cloud ou Tableau Server usando o Tableau Prep Conductor. O Prep Conductor está licenciado por meio do Data Management a cada implantação. Depois de adquirir e licenciar o Data Management, você deve habilitar o Prep Conductor.
A partir da versão 2020.4.1, você não precisa mais da licença Data Management para publicar fluxos na Web. Como Creator, você também pode criar e editar fluxos diretamente em seu servidor. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web.

Observação: com a versão 2024.1, foram introduzidas alterações nos agendamentos de fluxo no Tableau Cloud. A guia Agendamentos no painel de navegação esquerdo foi removida e agora você pode criar agendas personalizadas diretamente na guia Tarefas agendadas de seus fluxos.

A partir da versão 2021.3, você pode vincular execuções de fluxo ao agendar tarefas para executar fluxos, um após o outro. Para obter mais informações, consulte Agendar tarefas vinculadas neste tópico.

A partir da versão 2022.1, você também pode executar tarefas vinculadas por meio da API REST usando os novos métodos de fluxo Consultar tarefas vinculadas , Consultar única tarefa vinculada e Executar tarefa vinculada agora. Para obter mais informações, consulte Métodos de fluxo(O link abre em nova janela) na Ajuda da API REST do Tableau Server.

Fluxos em execução que incluem parâmetros

A partir da versão 2021.4, você pode incluir parâmetros de usuário em seus fluxos para torná-los mais dinâmicos. Quando o fluxo é executado, você é solicitado a inserir seus valores de parâmetro. Ao configurar fluxos em uma programação, você especifica valores de parâmetro nesse momento.

Você deve especificar os valores de parâmetro para quaisquer parâmetros necessários. Para parâmetros opcionais, você também pode inserir esses valores ou aceitar o valor atual (padrão) para o parâmetro. Para obter mais informações sobre a execução de fluxos com parâmetros, consulte Executar fluxos em uma agenda(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Prep.

A partir do Tableau Prep Builder e do Tableau Cloud versão 2023.2, você pode aplicar parâmetros de sistema de data ou hora aos nomes de saída de fluxo para tipos de saída de arquivo e de fonte de dados publicada. A hora de início é adicionada automaticamente ao nome da saída do fluxo.

Observação: seu administrador deve habilitar o servidor de parâmetros de fluxo e as configurações do site em seu servidor antes que você possa executar fluxos que incluem parâmetros no Tableau Server ou Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte Criar e interagir com fluxos na Web na ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou Tableau Cloud(O link abre em nova janela)

Agendar uma tarefa de fluxo

  1. Para criar uma agenda para uma única tarefa, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Na página Visão geral do fluxo, guia Tarefas agendadas, clique em Nova tarefa ou clique na lista suspensa e selecione Tarefa única.
    • Na página Explorar, no modo de exibição de lista, no menu Ações, selecione Agendar fluxo > Tarefa única. Se você selecionar um fluxo na lista, também poderá usar o menu superior Ações.

  2. Na guia Tarefa Única da caixa de diálogo Nova tarefa, clique em Definir uma agenda.
  3. Insira a frequência da tarefa e clique em Salvar.

  4. É possível definir a frequência de execução como por hora, por dia, por semana ou por mês. Os intervalos de tempo e dia dependem da frequência de repetição que você selecionar, conforme descrito abaixo:

    • Por hora: a frequência disponível é de cada hora, de uma hora específica até outra hora específica. Isso significa que a tarefa será executada a cada hora durante o horário especificado.
    • Diariamente: as frequências disponíveis são a cada dois, quatro, seis, oito ou doze horas, ou apenas uma vez por dia. Você também pode escolher um ou mais dias da semana, além de horários de início e término. Isso significa que você pode executar uma tarefa em todos ou determinados dias da semana em intervalos horários específicos ou uma vez por dia.
    • Semanalmente: a frequência disponível é de um ou mais dias da semana em um horário específico. Isso significa que você pode executar a tarefa em determinados dias da semana, uma vez por semana em uma hora específica.
    • Mensalmente: você pode configurar isso de duas maneiras diferentes:
      • Você pode selecionar Dia como o intervalo de frequência que, por sua vez, permite selecionar datas específicas do mês. Por exemplo, você pode selecionar a tarefa para executar nos dias 2, 15 e 28 de cada mês às 14h45min.
      • Você também pode escolher o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e o último dia da semana em um horário específico. Por exemplo, você pode optar por executar a tarefa todas as quartas-feiras do mês às 14h45min.
  5. Selecione uma das opções a seguir:
    • Incluir automaticamente todas as etapas de saída deste fluxo: (padrão) selecione esta opção para incluir todas as etapas de saída atuais e futuras para este fluxo na tarefa agendada. Conforme novas etapas de saída forem adicionadas ao fluxo ao longo do tempo, elas serão em incluídas automaticamente no agendamento quando executadas.
    • Selecionar as etapas de saída a serem incluídas nesta tarefa: marque esta opção e selecione manualmente as etapas de saída a serem incluídas nesta tarefa agendada.

      Para incluir todas as etapas de saída na tarefa de fluxo, marque a caixa de seleção ao lado de Etapas de saída. Essa área não poderá ser editada se a opção Incluir automaticamente todas as etapas de saída para este fluxo for selecionada. Selecione o outro botão de opção para habilitar esta seção.

  6. Selecione um Tipo de atualização. Para obter mais informações sobre essas configurações, consulte Atualizar dados de fluxo usando atualização incremental(O link abre em nova janela).

    Observação: se uma entrada estiver configurada para usar a atualização incremental e estiver associada a várias saídas, essas saídas deverão ser executadas juntas e usar o mesmo tipo de atualização. Caso contrário, o fluxo falhará.

    • Atualização completa (padrão): atualize todos os dados e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída.
    • Atualização incremental: atualize apenas as novas linhas e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída. A opção de atualização incremental só estará disponível quando o fluxo estiver configurado para usar esse tipo de atualização.

      Observação: se nenhuma saída existente for encontrada, o Tableau Prep Conductor executa uma atualização completa em todas as saídas, independente da opção de execução que você selecionar. As execuções de fluxo subsequentes usarão o processo de atualização incremental e recuperarão e processarão apenas as novas linhas, a menos que os dados de configuração de atualização incremental não sejam perdidos ou a saída existente seja removida.

  7. (opcional) Se você for o proprietário do fluxo, selecione Enviar e-mail quando terminar para notificar os usuários quando o fluxo for bem-sucedido. Para obter mais informações sobre como enviar notificações por email em execuções de fluxo, consulte Notificar usuários sobre execuções de fluxo bem-sucedidas.
  8. Se os fluxos incluírem parâmetros, insira qualquer valor de parâmetro obrigatório ou opcional. Você deve inserir os valores necessários para que o fluxo seja executado.

  9. Clique em Criar Tarefa para criar a tarefa agendada.

Agendar tarefas vinculadas

Compatível com Tableau Server e Tableau Cloud, versão 2021.3.0 e posterior.

Observação: a partir da versão 2022.1, a funcionalidade de tarefas vinculadas é habilitada por padrão. Os administradores do servidor e do site podem desativar essa funcionalidade na página Configurações e nas agendas de fluxo na caixa de diálogo Agendas Nas versões anteriores, os administradores do servidor devem primeiro habilitar essa funcionalidade para usá-la e gerenciá-la.

Use a opção Tarefas vinculadas para agendar até 20 fluxos para execução, um após o outro. Configure facilmente a lista de fluxo selecionando sua programação e, em seguida, selecione fluxos de downstream para executar na ordem que você escolher.

Os fluxos são executados na ordem especificada na lista. Use o menu para mover fluxos em sua lista ou adicionar novos fluxos upstream ou downstream à lista a qualquer momento.

A duração de cada tarefa vinculada individual é contada para o limite de tempo de execução do fluxo total. Se o limite de tempo de execução for atingido quando uma tarefa de fluxo for executada, a tarefa de fluxo atingirá o tempo limite, a tarefa vinculada falhará e nenhum fluxo downstream será executado. Para obter mais informações, consulte Capacidade de execução de trabalho(O link abre em nova janela).

Selecione as saídas que deseja incluir na execução do fluxo e defina as configurações para informar ao Tableau o que fazer com os fluxos restantes na agenda quando a execução do fluxo anterior falhar.

  1. Para criar uma agenda para uma tarefa vinculada, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Na página Visão geral do fluxo, guia Tarefas agendadas, clique em Nova tarefa e selecione a guia Tarefa vinculada ou clique na lista suspensa e selecione Tarefa vinculada.

    • Na página Explorar, no modo de exibição de lista, no menu Ações, selecione Agendar fluxo > Tarefa vinculada. Se você selecionar vários fluxos na lista, também poderá usar o menu superior Ações.

    • Se a etapa de saída não for atribuída a uma tarefa, você também poderá criar uma nova tarefa a partir da página Visão geral. Nessa página, no campo Agendas, clique em Criar nova tarefa.

  2. Na guia Tarefa vinculada da caixa de diálogo Nova tarefa, clique em Defina uma agenda.
  3. Insira a frequência da tarefa e clique em Salvar.
  4. Clique na lista suspensa Selecionar etapas de saída para selecionar as saídas de fluxo a serem executadas. Por padrão, todas as saídas de fluxo são incluídas. Para selecionar saídas específicas, desmarque a caixa de seleção Incluir todas as etapas de saída atuais e futuras para este fluxo.

    O fluxo em que a tarefa é iniciada é definido automaticamente como o primeiro fluxo a ser executado, mas você pode usar o menu para alterar a ordem de execução, após adicionar outros fluxos à sua lista.

  5. Selecione o tipo de atualização entre as seguintes opções:

    Observação: se uma entrada estiver configurada para usar a atualização incremental e estiver associada a várias saídas, essas saídas deverão ser executadas juntas e usar o mesmo tipo de atualização. Caso contrário, o fluxo falhará.

    • Atualização completa (padrão): atualize todos os dados e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída.
    • Atualização incremental: atualize apenas as novas linhas e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída. A opção de atualização incremental só estará disponível quando o fluxo estiver configurado para usar esse tipo de atualização. Para obter mais informações, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental(O link abre em nova janela)

      Observação: se nenhuma saída existente for encontrada, o Tableau Prep Conductor executará uma atualização completa para todas as saídas, independentemente da opção de execução selecionada. As execuções de fluxo subsequentes usam o processo de atualização incremental e recuperam e processam apenas as novas linhas, a menos que os dados de configuração de atualização incremental não sejam perdidos ou a saída existente seja removida.

  6. (opcional) Se você for o proprietário do fluxo, selecione Enviar e-mail quando terminar para notificar os usuários quando o fluxo for bem-sucedido. Para obter mais informações sobre como enviar notificações por email em execuções de fluxo, consulte Notificar usuários sobre execuções de fluxo bem-sucedidas.
  7. Defina suas opções de falha de fluxo:
    • Adicionar aviso de qualidade de dados: selecione esta opção para definir uma mensagem de aviso no fluxo para que os usuários dos dados estejam cientes dos problemas. A mensagem permanece até que o fluxo seja executado com sucesso. Se o fluxo já tem um aviso de qualidade de dados, esta opção é mostrada selecionada e não pode ser desativada.

    • Parar as tarefas restantes: selecione esta opção para evitar que as tarefas downstream na lista sejam colocadas em fila para serem executadas.
    • Envie-me por e-mail: notificações por e-mail são enviadas automaticamente ao proprietário do fluxo e ao criador de tarefa vinculada quando o fluxo falha, é suspenso ou cancelado.
  8. Se os fluxos incluírem parâmetros, insira qualquer valor de parâmetro obrigatório ou opcional. Você deve inserir os valores necessários para que o fluxo seja executado.

  9. Clique no menu suspenso da segunda tarefa para adicionar o próximo fluxo. Os fluxos que usam as saídas do fluxo anterior são mostrados automaticamente, ou clique em Exibir todos os fluxos para ver todos os fluxos disponíveis
  10. Selecione um ou mais fluxos e clique em Adicionar ou clique em Adicionar próxima tarefa para adicionar mais tarefas de execução de fluxo à sua lista.

    Se você não tiver permissão para executar o fluxo, deverá entrar em contato com o proprietário do fluxo para conceder permissões antes de adicionar o fluxo à sua lista.

  11. Repita as etapas 4 a 6 para configurar suas opções de execução de fluxo.
  12. (Opcional) Clique na lista suspensa ao lado de qualquer tarefa numerada para abrir o menu para alterar a ordem de suas tarefas de fluxo ou inserir novas tarefas entre as existentes.

  13. Clique em Criar tarefas para criar as tarefas vinculadas agendadas.

Quem pode fazer isso

  • O administrador do servidor pode fazer isso em todos os sites no servidor. O administrador do site pode fazer isso nos sites aos quais têm acesso se as configurações do site que permitem que os usuários publiquem e agendem tarefas estiverem habilitadas.
  • Nas tarefas vinculadas, o administrador do servidor pode fazer isso em todos os sites em que estão habilitadas as configurações do servidor para permitir que os usuários agendem tarefas vinculadas. O administrador do site pode fazer isso em sites aos quais eles têm acesso, se as configurações do site para permitir que os usuários agendem tarefas vinculadas estiverem habilitadas.
  • Os proprietários de fluxo e os líderes de projeto podem criar tarefas de fluxo para fluxos ou projetos que eles possuem respectivamente.

Os administradores de site, os proprietários de fluxo e os líderes de projeto podem criar tarefas de fluxo para fluxos ou projetos que eles possuem respectivamente.

Para obter mais informações, consulte Definir funções de usuários no site(O link abre em nova janela) e Propriedade de conteúdo e permissões(O link abre em nova janela)

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!