Observação: a partir da versão 2020.4.1, você não precisa mais do Data Management Add-onpara publicar fluxos na Web. Como Creator, você também pode criar e editar fluxos diretamente em seu servidor. Se você quiser agendar a execução de fluxos no servidor, o Data Management Add-on será necessário. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web.

Para agendar fluxos para execução em um horário específico ou em uma base recorrente, crie tarefas agendadas. As tarefas agendadas dependem de agendas pré-configurados.

Para atribuir um fluxo a uma agenda, selecione uma das agendas predefinidas fornecidas com o Tableau Prep Conductor. Novas agendas não podem ser criadas no Tableau Online.

A partir da versão 2021.3, você pode vincular execuções de fluxo ao agendar tarefas para executar fluxos, um após o outro. Para obter mais informações, consulte Agendar tarefas vinculadas neste tópico.

A partir da versão 2022.1, você também pode executar tarefas vinculadas por meio da API REST usando os novos métodos de fluxo Consultar tarefas vinculadas , Consultar única tarefa vinculada e Executar tarefa vinculada agora. Para obter mais informações, consulte Métodos de fluxo(O link abre em nova janela) na Ajuda da API REST do Tableau Server.

Fluxos em execução que incluem parâmetros

A partir da versão 2021.4, você pode incluir parâmetros em seus fluxos para torná-los mais dinâmicos. Quando o fluxo é executado, você é solicitado a inserir seus valores de parâmetro. Ao configurar fluxos em uma programação, você especifica valores de parâmetro nesse momento.

Você deve especificar os valores de parâmetro para quaisquer parâmetros necessários. Para parâmetros opcionais, você também pode inserir esses valores ou aceitar o valor atual (padrão) para o parâmetro. Para obter mais informações sobre a execução de fluxos com parâmetros, consulte Executar fluxos em uma agenda(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Prep.

Observação: seu administrador deve habilitar o servidor de parâmetros de fluxo e as configurações do site em seu servidor antes que você possa executar fluxos que incluem parâmetros no Tableau Server ou Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Criar e interagir com fluxos na Web na ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou Tableau Online(O link abre em nova janela)

Agendar uma tarefa de fluxo

  1. Execute um destes procedimentos:
    • (versão 2022.1 e posterior) Na página Explorar, no modo de exibição de lista, no menu Ações, selecione Agendar fluxo > Tarefa única. Se você selecionar um fluxo na lista, também poderá usar o menu superior Ações.

    • Na página Visão geral do fluxo, guia Tarefas agendadas, clique em Nova tarefa ou clique na lista suspensa e selecione Tarefa única.

      Se a etapa de saída não for atribuída a uma tarefa, você também poderá criar uma nova tarefa a partir da página Visão geral. Nessa página, no campo Agendas, clique em Criar nova tarefa.

  2. Na caixa de diálogo Nova tarefa, na guia Tarefa única (Nova tarefa nas versões anteriores), selecione uma agenda na lista suspensa.

  3. Selecione uma das opções a seguir:

    • Incluir automaticamente todas as etapas de saída deste fluxo: (padrão) selecione esta opção para incluir todas as etapas de saída atuais e futuras para este fluxo na tarefa agendada. Conforme novas etapas de saída são adicionadas ao fluxo ao longo do tempo, elas são incluídas automaticamente no agendamento quando são executadas.

    • Selecionar as etapas de saída a serem incluídas nesta tarefa: marque esta opção e selecione manualmente as etapas de saída a serem incluídas nesta tarefa agendada. 

      Para incluir todas as etapas de saída na tarefa de fluxo, marque a caixa de seleção ao lado de Etapas de saída. Essa área não poderá ser editada se a opção Incluir automaticamente todas as etapas de saída para este fluxo for selecionada. Selecione o outro botão de opção para habilitar esta seção.

  4. (versão 2020.2.1 e posteriores) Selecione um Tipo de atualização. Para obter mais informações sobre essas configurações, consulte Atualizar dados de fluxo usando atualização incremental(O link abre em nova janela).

    Observação: a partir da versão 2020.2.1 e posteriores, se uma entrada estiver configurada para usar a atualização incremental e estiver associada a várias saídas, essas saídas deverão ser executadas juntas e deverão usar o mesmo tipo de atualização. Caso contrário, o fluxo falhará.

    • Atualização completa (padrão): atualize todos os dados e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída.

    • Atualização incremental: atualize apenas as novas linhas e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída. A opção de atualização incremental só estará disponível quando o fluxo estiver configurado para usar esse tipo de atualização.

      Observação: se nenhuma saída existente for encontrada, o Tableau Prep Conductor executa uma atualização completa em todas as saídas, independente da opção de execução que você selecionar. As execuções de fluxo subsequentes usarão o processo de atualização incremental e recuperarão e processarão apenas as novas linhas, a menos que os dados de configuração de atualização incremental não sejam perdidos ou a saída existente seja removida.

  5. (opcional) Se você for o proprietário do fluxo, selecione Enviar e-mail quando terminar para notificar os usuários quando o fluxo for bem-sucedido. Para obter mais informações sobre como enviar notificações por email em execuções de fluxo, consulte Notificar usuários sobre execuções de fluxo bem-sucedidas.
  6. (versão 2021.4 e posterior) Se os fluxos incluírem parâmetros, insira qualquer valor de parâmetro obrigatório ou opcional. Você deve inserir os valores necessários para que o fluxo seja executado.

  7. Clique em Criar Tarefa para criar a tarefa agendada.

Agendar tarefas vinculadas

Compatível com Tableau Server e Tableau Online, versão 2021.3.0 e posterior.

Observação: a partir da versão 2022.1, a funcionalidade de tarefas vinculadas é habilitada por padrão. Os administradores do servidor e do site podem desativar essa funcionalidade na página Configurações e nas agendas de fluxo na caixa de diálogo Agendas Nas versões anteriores, os administradores do servidor devem primeiro habilitar essa funcionalidade para usá-la e gerenciá-la.

Use a opção Tarefas vinculadas para agendar até 20 fluxos para execução, um após o outro. Configure facilmente a lista de fluxo selecionando sua programação e, em seguida, selecione fluxos de downstream para executar na ordem que você escolher.

No Tableau Online, a duração de cada tarefa vinculada individual é contada para o limite de tempo de execução do fluxo total. Se o limite de tempo de execução for atingido quando uma tarefa de fluxo for executada, a tarefa de fluxo atingirá o tempo limite, a tarefa vinculada falhará e nenhum fluxo downstream será executado. Para obter mais informações, consulte o Capacidade de tempo de execução de trabalho(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Os fluxos são executados na ordem especificada na lista. Use o menu para mover fluxos em sua lista ou adicionar novos fluxos upstream ou downstream à lista a qualquer momento.

Selecione as saídas que deseja incluir na execução do fluxo e defina as configurações para informar ao Tableau o que fazer com os fluxos restantes na agenda quando a execução do fluxo anterior falhar.

  1. Execute um destes procedimentos:
    • (versão 2022.1 e posterior) Na página Explorar, no modo de exibição de lista, no menu Ações, selecione Agendar fluxo > Tarefa vinculada. Se você selecionar vários fluxos na lista, também poderá usar o menu superior Ações.

    • Na página Visão geral do fluxo, guia Tarefas agendadas, clique em Nova tarefa e selecione a guia Tarefa vinculada ou clique na lista suspensa e selecione Tarefa vinculada.

      Se a etapa de saída não for atribuída a uma tarefa, você também poderá criar uma nova tarefa a partir da página Visão geral. Nessa página, no campo Agendas, clique em Criar nova tarefa.

  2. Na caixa de diálogo Nova tarefa, na guia Tarefas vinculadas, selecione uma agenda na lista suspensa. Apenas as agendas habilitadas para tarefas vinculadas são mostradas.

  3. Clique na lista suspensa Selecionar etapas de saída para selecionar as saídas de fluxo a serem executadas. Por padrão, todas as saídas de fluxo são incluídas. Para selecionar saídas específicas, desmarque a caixa de seleção Incluir todas as etapas de saída atuais e futuras para este fluxo.

    O fluxo em que a tarefa é iniciada é definido automaticamente como o primeiro fluxo a ser executado, mas você pode usar o menu para alterar a ordem de execução, após adicionar outros fluxos à sua lista.

  4. Selecione o tipo de atualização entre as seguintes opções:

    Observação: se uma entrada estiver configurada para usar a atualização incremental e estiver associada a várias saídas, essas saídas deverão ser executadas juntas e deverão usar o mesmo tipo de atualização. Caso contrário, o fluxo falhará.

    • Atualização completa (padrão): atualize todos os dados e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída.

    • Atualização incremental: atualize apenas as novas linhas e crie ou anexe dados à tabela com base na configuração de fluxo de saída. A opção de atualização incremental só estará disponível quando o fluxo estiver configurado para usar esse tipo de atualização. Para obter mais informações, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental(O link abre em nova janela)

      Observação: se nenhuma saída existente for encontrada, o Tableau Prep Conductor executa uma atualização completa em todas as saídas, independente da opção de execução que você selecionar. As execuções de fluxo subsequentes usarão o processo de atualização incremental e recuperarão e processarão apenas as novas linhas, a menos que os dados de configuração de atualização incremental não sejam perdidos ou a saída existente seja removida.

  5. (opcional) Se você for o proprietário do fluxo, selecione Enviar e-mail quando terminar para notificar os usuários quando o fluxo for bem-sucedido. Para obter mais informações sobre como enviar notificações por email em execuções de fluxo, consulte Notificar usuários sobre execuções de fluxo bem-sucedidas.

  6. Defina suas opções de falha de fluxo:

    • Adicionar aviso de qualidade de dados: selecione esta opção para definir uma mensagem de aviso no fluxo para que os usuários dos dados estejam cientes dos problemas. A mensagem permanece até que o fluxo seja executado com sucesso. Se o fluxo já tem um aviso de qualidade de dados, esta opção é mostrada selecionada e não pode ser desativada.

      Observação: na versão 2021.4 e anterior, clique no ícone de monitoramento de execução de fluxo para abrir a caixa de diálogo Aviso de qualidade de dados.

    • Parar as tarefas restantes: selecione esta opção para evitar que as tarefas downstream na lista sejam colocadas em fila para serem executadas.

    • Envie-me por e-mail: notificações por e-mail são enviadas automaticamente para o proprietário do fluxo quando o fluxo falha, é suspenso ou cancelado.
  7. (versão 2021.4 e posterior) Se os fluxos incluírem parâmetros, insira qualquer valor de parâmetro obrigatório ou opcional. Você deve inserir os valores necessários para que o fluxo seja executado.

  8. Clique no menu suspenso da 2ª tarefa para adicionar o próximo fluxo. Os fluxos que usam as saídas do fluxo anterior são mostrados automaticamente, ou clique em Exibir todos os fluxos para ver todos os fluxos disponíveis.

    Selecione um ou mais fluxos e clique em Adicionar ou clique em Adicionar próxima tarefa para adicionar mais tarefas de execução de fluxo à sua lista.

    Se você não tiver permissão para executar o fluxo, deverá entrar em contato com o proprietário do fluxo para conceder permissões antes de adicionar o fluxo à sua lista.

  9. Repita as etapas 3 a 5 para configurar suas opções de execução de fluxo.

    Observação: na versão 2021.4 e anterior, clique no ícone Editar ao lado de seu novo fluxo para expandir o painel Opções.

  10. (Opcional) Clique na lista suspensa ao lado de qualquer tarefa numerada para abrir o menu para alterar a ordem de suas tarefas de fluxo ou inserir novas tarefas entre as existentes.

  11. Clique em Criar tarefas para criar as tarefas vinculadas agendadas.

Quem pode fazer isso

  • O administrador do servidor pode fazer isso em todos os sites no servidor. O administrador do site pode fazer isso nos sites aos quais têm acesso se as configurações do site que permitem que os usuários publiquem e agendem tarefas estiverem habilitadas.
  • Nas tarefas vinculadas, o administrador do servidor pode fazer isso em todos os sites em que estão habilitadas as configurações do servidor para permitir que os usuários agendem tarefas vinculadas. O administrador do site pode fazer isso em sites aos quais eles têm acesso, se as configurações do site para permitir que os usuários agendem tarefas vinculadas estiverem habilitadas.
  • Os proprietários de fluxo e os líderes de projeto podem criar tarefas de fluxo para fluxos ou projetos que eles possuem respectivamente.

Para obter mais informações, consulte os seguintes artigos:

Os administradores de site, os proprietários de fluxo e os líderes de projeto podem criar tarefas de fluxo para fluxos ou projetos que eles possuem respectivamente.

Para obter mais informações, consulte Definir funções de usuários no site(O link abre em nova janela) e Propriedade de conteúdo e permissões(O link abre em nova janela)

Agradecemos seu feedback!