Criar e interagir com fluxos na Web
A partir da versão 2020.4, você pode criar e interagir com fluxos no
Ativar ou desativar a criação na Web de fluxo para um site
Ativada por padrão, esta opção controla se os usuários podem criar e editar fluxos em Tableau Server ou Tableau Cloud
Observação: você só pode alterar essa configuração no Tableau Server. A criação na Web está automaticamente ativada para o Tableau Cloud e não podem pode ser desligada.
Em um navegador da Web, entre no servidor como administrador, acesse o site e clique em Configurações.
Na seção Criação na Web, desmarque ou selecione Fluxos. Deixe que os usuários editem fluxo no navegador. para ativar ou desativar a funcionalidade.
Se você quiser que a alteração entre em vigor imediatamente, reinicie o servidor. Caso contrário, a alteração terá efeito depois que o cache da sessão do servidor expirar na próxima vez que um usuário fizer logon, depois que sair.
Habilitar tarefas vinculadas
Compatível com Tableau Cloud e Tableau Server versão 2021.3 e posterior.
Use a opção Tarefas vinculadas para agendar até 20 fluxos para execução, um após o outro. As tarefas vinculadas só podem ser executadas em agendamentos com a opção Tarefas vinculadas selecionada. Para obter mais informações sobre a configuração de tarefas vinculadas, consulte Agendar tarefas vinculadas.
A partir da versão 2022.1, as Tarefas vinculadas são habilitadas por padrão nas Configurações do servidor e para quaisquer novas agendas de fluxo que você criar. Nas versões anteriores, os administradores devem primeiro habilitar a opção.
Se você tiver vários sites, poderá desativar as Tarefas vinculadas para sites individuais desmarcando as caixas de seleção descritas abaixo.
Se a configuração for desabilitada depois que as tarefas vinculadas forem agendadas, todas as tarefas em execução serão concluídas, e as tarefas vinculadas agendadas serão ocultadas e não serão mais exibidas na guia Tarefas agendadas.
Habilitar tarefas vinculadas (versão 2021.4 e anterior)
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar Tarefas vinculadas para fluxos. Neste site, clique em Configurações.
Na seção Tarefas vinculadas, selecione Permitir que os usuários agendem tarefas vinculadas para permitir que os administradores configurem agendas para executar tarefas vinculadas.
Selecione Permitir que os usuários executem tarefas vinculadas manualmente usando Executar agora para permitir que os usuários executem tarefas de fluxo vinculadas usando Executar agora.
Habilitar parâmetros de fluxo
Permita que os usuários planejem e executem fluxos que incluem parâmetros. Os parâmetros permitem que os usuários escalonem os fluxos criando-os uma vez e, em seguida, alterando os valores dos parâmetros para acomodar diferentes cenários de dados.
Os parâmetros podem ser inseridos em uma etapa de entrada para nome de arquivo e caminho, nome de tabela ou ao usar consultas SQL personalizado, em uma etapa de saída para nome de arquivo e caminho e nome de tabela, e em qualquer tipo de etapa para filtros ou valores calculados.
A partir do Tableau Prep Builder e do Tableau Cloud versão 2023.2, você pode adicionar parâmetros do sistema aos nomes de saída de fluxo para incluir automaticamente a data e hora de início da execução do fluxo.
As configurações de parâmetro de fluxo podem ser aplicadas no nível do servidor para incluir todos os sites no Tableau Server. As configurações podem ser desabilitadas no nível do site para incluir apenas sites específicos.
Para obter mais informações sobre como usar parâmetros nos fluxos, consulte Criar e usar parâmetros em fluxos(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Prep.
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar as extensões dos Parâmetros de fluxo. Neste site, clique em Configurações.
Na seção Parâmetros de fluxo, selecione Permitir que os usuários executem e agendem fluxos que usam parâmetros para habilitar a funcionalidade.
- (versão 2023.2 e posterior) Selecione Permitir que parâmetros gerados pelo sistema, como data e hora, sejam aplicados aos nomes de saída para permitir que os usuários adicionem uma data ou hora ao nome da saída de fluxo em tempo de execução para tipos de saída de fonte de dados publicada e arquivo.
Selecione Permitir parâmetros que podem aceitar qualquer entrada para permitir que qualquer pessoa executando o fluxo insira qualquer valor de parâmetro no fluxo em tempo de execução.
Importante: definir esta opção permite que qualquer usuário de fluxo insira qualquer valor em um parâmetro, potencialmente expondo dados aos quais o usuário não deve ter acesso.
Se esta opção não for selecionada, os usuários podem selecionar apenas na lista predefinida de valores de parâmetro, e os fluxos que incluem parâmetros compatíveis com qualquer valor não podem ser executados ou planejados para execução.
Habilitar o Tableau Prep Conductor
Se Data Management estiver licenciado, ative esta opção para permitir que os usuários agendem e rastreiem os fluxos no Tableau Server e Tableau Cloud. Para obter informações sobre os requisitos de configuração adicionais para Tableau Prep Conductor, consulte Tableau Prep Conductor(O link abre em nova janela).
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar o Tableau Prep Conductor. Neste site, clique em Configurações.
Na seção Tableau Prep Conductor , selecione Permitir que os usuários agendem e monitorem os fluxos para habilitar a funcionalidade.
Habilitar Executar agora
Controle se os usuários ou apenas os administradores podem executar fluxos manualmente usando a opção Executar agora. Data Management não é necessário para executar fluxos manualmente.
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar a Executar agora para fluxos. Neste site, clique em Configurações.
Na seção Executar agora, selecione Permitir que os usuários executem trabalhos manualmente usando Executar agora para habilitar a funcionalidade.
Desmarque a caixa de seleção se apenas Administradores de servidor puderem executar fluxos manualmente.
Inscrições de fluxo
Controle se os usuários podem receber notificações de fluxo sobre tarefas planejadas para execuções de fluxo bem-sucedidas. Data Management é necessário para ativar as notificações.
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar as assinaturas de fluxo. Neste site, clique em Configurações.
Na seção Inscrições de fluxo, selecione Permitir que os usuários enviem ou recebam e-mails que incluem dados de saída de fluxo para habilitar a funcionalidade.
Observação: a opção de anexar um tipo de arquivo .csv ou .xlsx ao e-mail está disponível apenas para ambientes locais.
Habilitar as extensões do Tableau Prep
Compatível com Tableau Server e Tableau Cloud a partir da versão 2021.2.0
Defina esta opção para controlar se os usuários podem se conectar ao Einstein Discovery para executar modelos preditivos em relação aos dados no fluxo.
Você pode usar os modelos do Einstein Discovery para fazer previsões de pontuação em massa para os dados no fluxo, ao criar fluxos na Web. As previsões podem ajudar você a tomar decisões mais bem informadas e a executar ações para melhorar os resultados de seus negócios.
Você precisará definir configurações adicionais para incluir previsões em nosso fluxo. Para obter mais informações, consulte Adicionar previsões do Einstein Discovery ao seu fluxo(O link abre em nova janela) e Configurar integração do Einstein Discovery(O link abre em nova janela).
Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site no qual deseja habilitar as extensões do Tableau Prep. Neste site, clique em Configurações > Extensões.
Na seção Extensões do Tableau Prep do Tableau, selecione Permitir que os usuários se conectem ao Einstein Discovery para habilitar a funcionalidade.
Ligar ou desligar o salvamento automático
Habilitado por padrão, esse recurso salva automaticamente o trabalho de fluxo de um usuário a cada poucos segundos.
Embora não seja recomendado, os administradores podem desabilitar o salvamento automático em um site usando o método “Atualizar site” da API REST do Tableau Server e a configuração flowAutoSaveEnabled
. Para obter mais informações, consulte Métodos de site da API REST do Tableau Server: site de atualização(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre salvamento automático na Web, consulte Ligar ou desligar o salvamento automático.
Para obter mais informações sobre configurar sites, consulte Referência de configurações do site(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.