Atualizar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder

O Tableau regularmente lança novas versões do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Para utilizar os novos recursos e usufruir de outras melhorias, atualize para a última versão.

Para atualizar, será necessário fazer o seguinte:

  1. Baixe o instalador mais recente na página Portal do cliente(Link opens in a new window) ou qualquer instalador compatível atualmente na página Downloads de produtos e Notas de versão(Link opens in a new window).

  2. Siga as instruções de instalação em Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário(Link opens in a new window) para instalar a versão atualizada com a interface do usuário ou Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder usando a linha de comando(Link opens in a new window) para instalá-la com a linha de comando.

    Observação: por padrão, o Tableau Desktop está configurado para instalar automaticamente a última atualização de manutenção (por exemplo, a 2019.4.3), exceto se esse recurso tiver sido desabilitado pelo administrador.

Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de atualizações e o impacto de sua realização, revise as seções neste artigo

Atualizações de versão versus atualizações de manutenção

Nem todas as atualizações são as mesmas:

  • Uma atualização de versão é quando o Tableau oferece uma variedade de novos recursos e atualiza a aparência e as funcionalidades do produto. Normalmente, o intervalo entre as atualizações de versão é de meses para o Tableau Desktop ou pode ser mensal, para o Tableau Prep Builder. O número da versão do Tableau Desktop muda com cada atualização de versão. No Tableau Desktop, a atualização de versão mais recente foi do Tableau 2020.1 para o Tableau 2020.2; a anterior foi do Tableau 2019.4 para o Tableau 2020.1. No Tableau Prep Builder, a atualização mais recente da versão foi a do Tableau Prep Builder versão 2020.1.1 para o Tableau Prep Builder versão 2020.1.3.

  • Uma atualização de manutenção (somente no Tableau Desktop) garante que a sua cópia do Tableau Desktop possua as correções de segurança e bugs atualizadas. O intervalo entre as atualizações de manutenção, normalmente, é de semanas. O Tableau fornece atualizações de manutenção para todas as versões do Tableau Desktop que ainda são oficialmente suportadas. Após a atualização de manutenção, normalmente não há alterações óbvias que você possa perceber. No entanto, se abrir a caixa de diálogo Sobre o Tableau, verá que a terceira parte do número de versão terá sido alterada; por exemplo, de 2019.4.2 para 2019.4.3.

    Nas atualizações de produto automáticas, os instaladores são baixados na pasta Downloads/TableauAutoUpdate. Caso a pasta Downloads não exista, os instaladores serão baixados na pasta TEMP/TableauAutoUpdate.

O que é preciso saber sobre as atualizações de versão

Para obter informações sobre novos recursos adicionados nas atualizações de versão recentes, consulte O que há de novo no Tableau Desktop(Link opens in a new window) ou O que há de novo no Tableau Prep Builder(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau e do Tableau Prep Builder. Para obter informações sobre as resoluções de problemas de segurança, correções de bugs e outros detalhes em uma versão para todos os produtos do Tableau, consulte a página Downloads de produtos e notas de versão(Link opens in a new window).

Antes de atualizar

Uma atualização de versão requer certa preparação e planejamento. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas antes de atualizar:

  • Há algum usuário avançado dentro da sua organização? Caso haja, ele deve instalar e testar a nova versão antes dos outros usuários. O Tableau testa cada nova versão cuidadosamente, mas cada ambiente é único e um teste nunca é uma má ideia.

  • A sua empresa também usa o Tableau Server? No Tableau Desktop, verifique se a nova versão que será instalada é compatível com a versão atual do Tableau Server da sua empresa. Publicar pastas de trabalho de uma versão mais recente do Tableau Desktop para uma versão mais antiga pode ser problemático. Existe a possibilidade de fazer o downgrade da sua pasta de trabalho para obter compatibilidade, mas há limitações para essa funcionalidade. Para obter mais informações sobre a compatibilidade de versão, consulte Tornar as pastas de trabalho compatíveis entre as versões.

  • A sua empresa está pronta para atualizar todas as pastas de trabalho? Após instalar uma atualização de versão, quaisquer pastas de trabalho existentes que forem abertas e salvas na nova versão serão atualizadas. Depois disso, essas pastas de trabalho (bem como todas as novas pastas de trabalho criadas usando a nova versão) não poderão ser abertas com uma versão mais antiga do Tableau Desktop, a menos que se realize o downgrade da pasta de trabalho. Para obter mais informações sobre a compatibilidade de versão e downgrade de pastas de trabalho, consulte Tornar as pastas de trabalho compatíveis entre as versões.

Alterações a pastas de trabalho e fontes de dados existentes (somente no Tableau Desktop)

Ao atualizar para uma nova versão do Tableau Desktop, os indicadores, as pastas de trabalho e as fontes de dados com as quais está trabalhando (ou seja, que estão no repositório do Tableau local no seu computador) continuam disponíveis na nova versão. Para obter informações sobre o repositório do Tableau, consulte Arquivos e pastas(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau.

Após você abrir e salvar uma pasta de trabalho ou fonte de dados com a versão atualizada do Tableau Desktop, não poderá abri-la mais com as versões mais antigas. Em vez disso, seria necessário fazer o downgrade da pasta de trabalho para abri-la.

Observação: se você participou de uma avaliação beta do Tableau Software, seu repositório do Tableau também é beta. O repositório beta ainda existirá após você instalar a nova versão principal, mas não será mais usado pelo Tableau Desktop. Para que as pastas de trabalho beta possam ser acessadas na nova versão, copie-as do repositório beta para o novo repositório.

Alterações a exemplo de pastas de trabalho e fontes de dados

Com uma atualização de versão, novas fontes de dados e pastas de trabalho de amostra substituirão as antigas, a menos que tenham sido modificadas e salvas em um local alternativo. As pastas de trabalho e as fontes de dados modificadas são retidas e as novas amostras equivalentes não são instaladas. Isso é feito de acordo com cada caso. Por exemplo, se você modificou a fonte de dados Exemplo - Superstore, mas não os outros exemplos de pasta de trabalho ou fontes de dados, o instalador substituirá todos os outros exemplos de pastas de trabalho ou fonte de dados, exceto a fonte de dados Exemplo - Superstore.

Instalação de uma atualização de versão no mesmo computador

Normalmente, a atualização para uma nova versão é feita no mesmo computador que executa a versão anterior. Você não precisa desinstalar a versão antiga antes de instalar a nova versão.

Dependendo da versão e do produto, a nova versão pode ou não substituir uma existente no computador.

No Tableau Desktop, é possível manter duas versões (por exemplo, a versão 2020.1 e a 2020.2) instaladas no mesmo computador. O Tableau Prep Builder geralmente lança uma nova versão a cada mês e a atualização para uma mais recente poderá substituir a versão instalada existente no computador.

Para determinar se a versão de atualização substituirá a versão atual, olhe a numeração da versão do produto, mas a forma como lê esta numeração de versão varia de acordo com o produto. Por exemplo, o Tableau Prep Builder não libera versões de manutenção, enquanto o Tableau Desktop libera.

Os exemplos a seguir mostram se uma atualização substituirá a versão do produto já instalada.

Versão atual Versão de atualização Substituir?
2019.3.1 2019.4.1 Não
2019.4.1 2019.4.2 Sim

Após usar uma versão mais recente por um tempo e atualizar todas as suas pastas de trabalho ou fluxos, é recomendável desinstalar a versão mais antiga para evitar confusão e desorganização.

Instalação de uma atualização de versão em um computador diferente

Para instalar uma atualização de versão do Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder em um computador diferente daquele com a versão mais antiga instalada, primeiro, desative a chave do produto para o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder no computador original. Em seguida, use a chave do produto para ativar o Tableau Desktop no novo computador. Você não consegurá usar a nova versão até que transfira a licença. Se precisar fazer isso, consulte Mover ou desativar chaves do produto.

Importante: o Tableau Prep Builder foi projetado para funcionar com o Tableau Desktop. É recomendável instalar o Tableau Prep Builder no mesmo computador que tenha o Tableau Desktop.

Atualizações para temas de pasta de trabalho (somente no Tableau Desktop)

Se você atualizar uma versão mais antiga do Tableau e abrir a pasta de trabalho que usa o tema Padrão, a sua pasta de trabalho automaticamente escolherá qualquer atualização para o tema. Se a pasta de trabalho estiver definida para um tema que não seja o Padrão, ela manterá essa configuração. Por outro lado, é possível alterar o tema da pasta de trabalho do Padrão para um tema anterior diferente. Consulte Formatar no nível da pasta de trabalho(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau para obter detalhes.

Atualizações para codificação geográfica personalizada (somente no Tableau Desktop)

Após a atualização, é uma boa ideia atualizar sua codificação geográfica personalizada para aproveitar todas as correções dos dados de geocodificação no Tableau. Consulte Combinação de dados x Codificação geográfica personalizada(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau.

O que você precisa saber sobre as atualizações de manutenção (somente no Tableau Desktop)

A sua cópia do Tableau Desktop pode permanecer atualizada com os recursos, resoluções de segurança e correções mais recentes por meio das versões de ponto (manutenção). Por padrão, o Tableau Desktop é configurado para instalar as versões de ponto com um recurso chamado Atualizações de produto automáticas. Quando a versão de ponto é disponibilizada, ao iniciar o Tableau Desktop, um prompt que oferece o download dessa versão após o logoff é exibido. O usuário tem a opção de adiar ou ignorar a atualização. (O recurso de Atualizações do produto não instalarão automaticamente uma atualização principal.)

É possível buscar atualizações do produto a qualquer momento, basta selecionar Verificar atualizações de produto no menu Ajuda. Se uma nova versão de manutenção estiver disponível, o Tableau oferece a possibilidade de baixá-la e instalá-la.

Observação: os recursos Atualizações de produto automáticas e Verificar atualizações de produto não estão disponíveis se o Administrador houver desativado estas opções durante a instalação ou se os serviços de manutenção do produto houverem expirado.

Alterações a pastas de trabalho e fontes de dados existentes (somente no Tableau Desktop)

Com uma versão de ponto, não há mudança nas pastas de trabalho, fontes de dados e outros arquivos no seu repositório do Tableau e tudo no Tableau Desktop deve ser parecido com o que era antes. Uma exceção é que o Tableau às vezes disponibiliza novos conectores de fonte de dados com a versão de manutenção.

Para obter informações sobre as resoluções de cada problema de segurança, correção de bugs e outras alterações em qualquer versão de ponto, consulte a página Notas de versão(Link opens in a new window). Outro recurso disponível é a Política de assinatura e manutenção(Link opens in a new window), que oferece informações básicas sobre a manutenção do produto.

Se as versões de manutenção não forem instaladas automaticamente (somente no Tableau Desktop)

Se as atualizações de manutenção não estiverem sendo instaladas no seu computador, a sua cópia do Tableau pode não estar configurada para atualizações automáticas ou pode haver m problema com a atualização. Para obter mais informações, consulte a seção Solucionar problemas de atualizações de manutenção (somente Tableau Desktop) no artigo de soluções de problemas deste guia.

É possível ativar ou desativar as Atualizações de produto no Tableau Desktop:

  • Selecione Ajuda > Configurações e desempenho > Habilitar atualizações de produto automáticas.

Esta opção está disponível somente se as Atualizações de produto forem habilitadas durante a instalação do produto. Se o recurso foi desabilitado durante a instalação, este item de menu também é desabilitado.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.