Atividades internas da Tableau

Realizadas em sua empresa, as atividades internas de engajamento são organizadas por um Líder da Comunidade, seguindo um cronograma regular ou um calendário de eventos publicado em sua intranet ou wiki de capacitação e promovido por outros canais de comunicação. As seguintes atividades serão abordadas nesta seção:

  • Grupo de usuários – aberto a todos os usuários do Tableau para promover a colaboração e o compartilhamento entre equipes
  • Grupo de defensores – aberto a todos os defensores identificados para trocar ideias
  • Grupo de administradores – aberto a todos os administradores do Tableau Server e de sites para avaliar o uso do servidor e de conteúdos e trocar ideias sobre administração
  • Almoços de aprendizado – reuniões durante a hora de almoço com o objetivo de desenvolver uma nova habilidade.
  • Viz Games – competições de análise de dados
  • Dia do Tableau – evento que pode durar um dia inteiro ou metade de um dia para compartilhar histórias de sucesso com o Tableau.
  • Dia da análise – semelhante ao Dia do Tableau, mas ampliado para incluir outras tecnologias.

Grupo de usuários do Tableau

Grupos de usuários internos podem assumir diferentes formas, dependendo do tamanho e da distribuição geográfica da sua organização, mas uma coisa é certa: todos os usuários do Tableau estão convidados a participar deles. Isso inclui também administradores de servidor e sites. Eles podem começar com apenas algumas pessoas ou podem ter centenas de membros de toda a organização. Durante as reuniões do grupo de usuários, as pessoas podem compartilhar informações abertamente entre diferentes equipes e departamentos. Independentemente do nível de habilidade, essa é uma ótima maneira para todos os participantes aprenderem, se socializarem com outros usuários e trocarem novas perspectivas sobre a solução de problemas de negócios com dados.

Um grupo de usuários interno forte começa com um líder forte. A paixão e o interesse desses líderes servirão para entusiasmar e inspirar o resto do grupo. O líder da comunidade deve agendar reuniões mensais regulares e recorrentes, promovendo-as na intranet de capacitação. Não desanime se inicialmente o número de participantes não for alto. Quando tópicos relevantes forem acrescentados à agenda, as pessoas participarão por saberem que informações valiosas serão compartilhadas. Se possível, grave as reuniões e arquive as apresentações na intranet de capacitação, de modo que novos usuários possam se beneficiar da visualização sob demanda. Confira abaixo uma amostra de programação para grupo de usuários:

Tópico

Descrição

Duração

Boas-vindas/anúncios

Receba os participantes e compartilhe anúncios, como novos tópicos de ajuda na intranet, sessões de treinamento etc.

 

10 min.

Desenvolvimento de habilidade

Selecione um tópico para ajudar os participantes a aprender uma nova habilidade, como habilidades do produto ou uma demonstração de práticas recomendadas de design usando conteúdo interno ou do Tableau Public.

 

15 min.

História de sucesso

Compartilhe uma conquista que foi realizada usando dados.

 

10 min.

Novas fontes de dados certificadas

Destaque novas fontes de dados certificadas que foram disponibilizadas porque os dados de um departamento podem adicionar contexto aos dados de outro.

 

5 min.

Reconhecimento de conteúdo de alta qualidade

Exiba os 10 melhores painéis da empresa.

 

5 min.

Feedback aberto

Separe um tempo para feedback e perguntas e respostas do público

 

15 min.

Total

 

60 min.

Os tópicos da reunião devem ser adaptados para atender às necessidades dos usuários. As informações coletadas nas guias Pesquisa de dados e análise e Usuários no Planificador do Tableau Blueprint fornecerão orientações iniciais sobre quais são as habilidades existentes e quais precisam ser desenvolvidas na comunidade de usuários.

Para implantações existentes, administradores de site e/ou do Tableau Server poderão fornecer mais informações sobre os comportamentos do usuário no repositório do Tableau Server. Os administradores de site do Tableau Online usarão as informações administrativas. Os exemplos incluem a utilização de conteúdo e a disponibilidade e uso de fontes de dados publicadas e certificadas, assinaturas e alertas acionados por dados, conforme descrito em Monitoramento do Tableau e Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários. Por exemplo, se apenas algumas Fontes de dados certificadas estiverem disponíveis, você poderá realizar uma sessão sobre como publicar e certificar fontes de dados e discutir o valor dos modelos de dados governados e selecionados. Da mesma forma, se os usuários não estiverem assinando painéis ou configurando alertas acionados por dados, você poderá incentivá-los a aproveitar esses recursos explicando como fazer assinaturas ou configurar um alerta. Para mais informações, consulte o Kit de ferramentas da comunidade do Tableau.

Grupo de defensores do Tableau

Os defensores fazem parte de um programa para reconhecer membros da sua comunidade de análise que oferecem grandes contribuições conectando-se, colaborando e compartilhando informações com outras pessoas por reconhecerem o valor de ajudar os colegas a ver e entender os dados. Confira abaixo as características de um defensor:

  • Liderança e divulgação
  • Representa o espírito e a voz da comunidade, que é inclusiva e solícita.
  • Ensina por exemplo e incentiva o bom comportamento dentro da comunidade.
  • Conhecimento e defesa do produto
  • Tem um bom entendimento do produto, da empresa e/ou da comunidade do Tableau.
  • É ativo na comunidade.
  • Responsivo e acessível aos outros membros da comunidade
  • Responde às outras pessoas e interage com elas regularmente quando o assunto é o Tableau.
  • Colabora e contribui sempre que possível.

Os defensores devem se reunir para compartilhar o que estão ouvindo e vendo dos usuários para desenvolver atividades de capacitação em toda a comunidade, representando a comunidade do Tableau em sua organização.

Grupo de administradores do Tableau

O grupo de administradores é um subconjunto do grupo de usuários, composto por administradores do Tableau Server e de sites e/ou administradores de site do Tableau Online. As reuniões do grupo de administradores devem ocorrer mensalmente para trocar ideias, compartilhar desafios e identificar como as mudanças serão comunicadas. Em organizações com várias instâncias do Tableau Server e/ou sites do Tableau Online, ter um grupo de administradores ajudará a coordenar padrões e processos, além de enfrentar desafios comuns. Confira abaixo uma amostra de programação para grupo de administradores:

Tópico

Descrição

Duração

Boas-vindas/anúncios

Receba os administradores e compartilhe anúncios.

 

10 min.

Avaliação da utilização do sistema

Analise a utilização do sistema, as tarefas em segundo plano e a programação de integração de usuários.

 

15 min.

Avaliação da utilização do conteúdo

Analise a utilização do conteúdo, painéis com carregamento lento, extrações com execução demorada e conteúdo obsoleto.

 

20 min.

Feedback aberto

Separe um tempo para feedback e perguntas e respostas do público

 

15 min.

Total

 

60 min.

Almoços de aprendizado do Tableau

Muitas vezes, é difícil agendar um horário durante a correria de um dia de trabalho normal, mas todos precisam comer. Os almoços de aprendizado são uma opção informal para ajudar usuários a aprender uns com os outros. Agende uma reunião mensal na hora do almoço, na qual as pessoas possam trazer sua comida e ouvir, ou, se possível, contrate um buffet especialmente para o evento. Isso sem dúvida aumentará o número de participantes.

Viz Games do Tableau

Os Viz Games são uma competição de visualizações em que um patrocinador lança um desafio de visualização, fornecendo um conjunto de dados preparado para análise e estabelecendo um prazo para a publicação dos envios, normalmente uma semana ou mais depois do anúncio do desafio. Os concursos ao vivo, em que os participantes competem em uma corrida para enviar visualizações antes que o tempo se esgote, são empolgantes, porém mais complicados de organizar. Na Tableau, usamos os dois formatos. Os concursos online determinam os usuários qualificados para competir presencialmente no concurso final.

Selecionar um tema com antecedência ajuda a orientar o restante da competição. Em geral, os temas das competições de visualizações são sobre um determinado tópico, conjunto de dados, tipo de gráfico/painel ou recurso. Abuse da criatividade e desafie os participantes de maneira divertida e envolvente!

Os patrocinadores executivos podem vincular o concurso a uma iniciativa estratégica para motivar os participantes em torno de uma causa ou problema comercial comum. Permita que equipes multifuncionais identifiquem e resolvam o problema, reunindo um defensor do Tableau, um especialista em dados e um especialista no setor. Por exemplo, vamos supor que a empresa tenha uma meta de economia de US$ 45 milhões. O financeiro fornece dados de contas a pagar e os participantes devem criar um painel para identificar áreas em que é possível economizar.

Para tomar decisões equilibradas, os componentes do júri podem ser pessoas com experiências e perspectivas diferentes. O júri deverá avaliar os envios nas seguintes áreas:

  • Análise – Avaliação das perguntas propostas e das informações oferecidas pela visualização. Por exemplo, os tipos de dados, gráficos, agregações e análises estatísticas usados. Quão sofisticadas e apropriadas para a história, ou para a pergunta a ser respondida, são essas análises?
  • História – Avaliação da clareza do contexto do tópico e das perguntas que estão sendo apresentadas. Está claro como o usuário deve navegar pela visualização e obter respostas para suas perguntas? A visualização destaca os elementos que interessam e por que eles são importantes? Tudo isso pode ser feito de várias maneiras, usando cor/forma/tamanho, texto, imagens, anotações, pontos de história etc.
  • Design – Avaliação do apelo visual, do layout e do fluxo, bem como do uso (ou falta) de espaços em branco, cores e imagens. Qual é o grau de refinamento? O design usado é adequado para a história que está sendo contada?

 

Use uma planilha de pontuação para registrar os valores e o feedback:

Análise da visualização

e dos links (0-10)

História (0-10)

Design (0-10)

Feedback

 

 

 

 

 

 

O reconhecimento, por menor que seja, motiva as pessoas. Ofereça prêmios pela simplicidade, por análises guiadas, pela criatividade e até se a visualização fornecer informações obscuras. Para mais informações, consulte o Kit de ferramentas da comunidade do Tableau.

Dia do Tableau

Para promover a visibilidade dos dados e das análises em sua empresa, agende um Dia do Tableau uma ou duas vezes por ano. O evento pode ser como uma versão em miniatura da Conferência da Tableau para a sua empresa: um espaço para os apresentadores compartilharem seu trabalho e suas ideias. Palestras com patrocinadores executivos para falar sobre iniciativas estratégicas bem-sucedidas são uma ótima maneira de enfatizar o poder transformador dos dados e das análises.

Outra atividade a ser adicionada ao Dia do Tableau é um consultório da Clínica de dados. A Clínica de dados ajuda os entusiastas de dados a remover as amarras uns dos outros e aprender sobre as melhores práticas, aproveitando os especialistas voluntários do Tableau da sua organização.

A Tableau pode fornecer palestrantes para conduzir demonstrações, treinamentos práticos e sessões de perguntas e respostas para os participantes. Ter um recurso do Tableau no local (ou mais de um) é uma forma garantida de atrair mais usuários. Trabalhar com seu gerente de contas do Tableau para organizar um Dia do Tableau é um método fantástico de gerar entusiasmo e criar impulso em toda a organização.

Dia da análise

Um Dia da análise é parecido com o Dia do Tableau, mas ele é mais abrangente e inclui outros assuntos além do Tableau. Tópicos mais amplos, como modernização de sistemas e plataformas de banco de dados, podem ser combinados com conteúdo do Tableau para uma demonstração mais ampla do uso de análises e dos avanços feitos com os dados.

Tableau Blitz

Acontece com todo mundo: as perguntas se acumulam nos fóruns de discussão porque não há pessoas suficientes com o conhecimento adequado para prestar assistência.

Para solucionar rapidamente esse acúmulo de questões, agende uma “Tableau Blitz”, um dia ou semana em que os defensores do Tableau se dedicarão a resolver questões não respondidas nos fóruns de discussão. Converse com os patrocinadores executivos para agradecer aos defensores do Tableau por oferecerem o seu tempo para participar do evento.

Agradecemos seu feedback!