Este tópico fornece uma visão geral do Armazenamento do Tableau Server Independent Gateway.

O Independent Gateway é um servidor proxy reverso e balanceador de carga baseado no httpd do Apache. Ele usa a mesma versão httpd do Apache que o processo do Gateway do Tableau Server interno ao cluster do Tableau Server, mas é adequado para implantação em uma DMZ de rede. Como o Independent Gateway faz parte do Tableau Server, ele é gerenciado pelo TSM e não precisa de configuração separada.

Sua configuração tem total conhecimento da topologia dos componentes do Tableau Server acessíveis externamente e é atualizada quando a topologia do cluster é alterada. Após um processo simples de instalação do Independent Gateway, as opções de configuração são feitas centralmente usando os itens de configuração do Tableau Services Manager (TSM).

Com esse recurso, agora o Tableau Server pode ser configurado de duas maneiras:

  • Instalar o Tableau Server em uma instalação autônoma. Qualquer proxy reverso precisa ser instalado e gerenciado separadamente.
  • Instalar o Tableau Server e o Independent Gateway como um proxy reverso que é gerenciado por Tableau Server (versão 2022.1 e posterior).

Por que usar o Independent Gateway?

O uso do Independent Gateway tem os seguintes benefícios em relação à instalação de um proxy reverso separado:

  • Totalmente compatível: o Independent Gateway faz parte de uma instalação do Tableau Server e é totalmente compatível com o Tableau.
  • Reconhecimento do Tableau Server: quando você usa um proxy reverso separado, ele precisa ser atualizado quando a topologia do Tableau Server for alterada. O Independent Gateway está totalmente ciente de todos os componentes de chamadas externas do Tableau Server e é atualizado conforme eles mudam.

Gerenciando o Independent Gateway

Gerenciamento de licenças

Para usar o Independent Gateway, você deve primeiro ativar esse recurso usando as chaves do produto do Server Management Add-on no Tableau Server. Não há licenciamento feito no nó do Independent Gateway. Para obter mais informações, consulte Sobre o Tableau Complemento de gerenciamento do servidor. Se você não tiver as chaves do Server Management Add-on ativadas ou se a licença expirar, você observará o seguinte comportamento:

  • Se você tentar configurar o Tableau Server com Independent Gateway .
  • Se você já estiver usando o Independent Gateway, e a licença do Server Management Add-on expirar, você observará o seguinte comportamento:

Backup e restauração

Não há impacto no backup ou restauração com o Independent Gateway. Um backup ou restauração do Tableau Server não incluirá nenhuma informação ou configuração para o Independent Gateway. Se você usar o backup para criar uma nova instalação do Tableau, precisará instalar, configurar e habilitar o Independent Gateway para a nova instalação do Tableau Server separadamente.

Considerações de alta disponibilidade

Você pode instalar várias instâncias do Independent Gateway para fornecer alta disponibilidade robusta em seu proxy reverso. Você também pode aumentar o número de nós de Independent Gateway se tiver um grande número de sessões de cliente acessando o Tableau.

Topologia

Ao configurar o Tableau Server com Independent Gateway, você não precisa mais configurar e configurar um proxy reverso separado. O Independent Gateway aparecerá na página de status do TSM como um serviço externo.

Observação: a página de status e a saída de status na CLI mostrarão apenas uma única instância do Independent Gateway, mesmo se você tiver instalado vários nós dele.

Próximo

Instalar o Tableau Server com Independent Gateway

Agradecemos seu feedback!