Processos de Gateway do Tableau Server
O processo de gatewat do Tableau Server é um componente do servidor Web Apache (httpd.exe
). A sua função é lidar com solicitações de todos os clientes para o servidor — Tableau Desktop, dispositivos móveis, proxy, balanceador de carga etc.
O servidor executa uma única instância do processo de gateway; não é possível executar mais de um por máquina. O processo do gateway é exigido em qualquer nó com uma instância de VizQL Server ou Vizportal.
Processo | Gateway |
Status | O status do processo de |
Registros | Os logs gerados pelo processo do gateway são encontrados em . Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server. |
Atribuição de porta
Como padrão, o processo de gateway escuta solicitações na porta 80 (para solicitações HTTP) e 443 (para solicitações SSL). Ao instalar o Tableau Server em um computador, parte da configuração de servidor garante que essa porta esteja aberta no firewall do computador. Se o computador estiver executando um processo diferente que precise da porta 80 para HTTP, será possível alterar a atribuição de porta para o processo de gateway durante a instalação. (Não é possível alterar a porta SSL/HTTPS).
Se precisar definir a porta HTTP após a instalação, execute o seguinte comando TSM, onde nó é o número do nó (por exemplo, node1
) e nn é o novo número da porta:
tsm topology set-ports --node-name node --port-name gateway:primary --port-value nn
Se você estiver executando o Tableau Server com um servidor proxy reverso, será necessário definir outras configurações relacionadas à porta e ao host no Tableau Server. Consulte Configurar proxies e balanceadores de carga para o Tableau Server.
Arquivos de registro para o processo de gateway
O processo do gateway cria dois conjuntos de arquivos de log:
Registros de atividade. O nome desses arquivos de registro tem o formato
access.yy_mm_dd_hh_mm_ss.log.
.Regitro de erros. Todos os erros são registrados em um único arquivo chamado
error.log
.
Para obter mais informações, consulte Instantâneos do arquivo de log (Arquivar logs).
Processos de gateway em um cluster
Se o seu ambiente do servidor for distribuído em vários computadores, pode executar um único processo de gateway em cada nó do cluster. O cenário mais comum para executar um processo de gateway em vários computadores no cluster é ter um balanceador de carga em frente do cluster. Neste cenário, o balanceador de carga distribui as solicitações para qualquer gateway no cluster. Se precisa colocar um node offline (por exemplo, para realizar a manutenção), pode desabilitar o roteamento do balanceador de carga para aquele computador. Quando a manutenção estiver concluída, você poderá reativar o nó do balanceador de carga.
Você deve ter um processo de gateway em execução pelo menos em um computador no cluster. Se você remover o processo de gateway do servidor primário, deve garantir que outro computador no cluster esteja executando o processo de gateway. Você também deve certificar-se de que o computador esteja acessível para os clientes.
Uma instância do processo de gateway é necessária em qualquer nó configurado para um destes processos ou serviços: VizQL Server, Vizportal ou Criação de fluxo do Tableau Prep.
Se o Tableau Server estiver configurado para usar o SSL, você deve garantir que o certificado de suporte do SSL esteja no mesmo local em cada computador com processo de gateway em execução. Para obter mais informações sobre o uso do SSL, consulte Configurar o SSL para tráfego de HTTP externo e do Tableau Server.
Da mesma forma, se a instalação do servidor usa um logotipo personalizado, ele deve estar no mesmo local em todos os computadores que executam o processo do gateway.
Se você precisa alterar o número da porta de escuta do processo de gateway, conforme explicado anteriormente, pode usar a caixa de diálogo de configuração ou executar o comando a seguir para cada computador de trabalho no processo de gateway:
tsm topology set-ports --node-name node --port-name gateway:primary --port-value nn
Informações adicionais
Configurar proxies e balanceadores de carga para o Tableau Server