Processos de Gateway do Tableau Server

O processo de gatewat do Tableau Server é um componente do servidor Web Apache (httpd.exe). A sua função é lidar com solicitações de todos os clientes para o servidor — Tableau Desktop, dispositivos móveis, proxy, balanceador de carga etc.

O servidor executa uma única instância do processo de gateway; não é possível executar mais de um por máquina. O processo do gateway é exigido em qualquer nó com uma instância de VizQL Server ou Vizportal.

ProcessoGateway
StatusO status do processo de Gateway é visível na página Status. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
RegistrosOs logs gerados pelo processo do gateway são encontrados em C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\logs\httpd. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

Atribuição de porta

Como padrão, o processo de gateway escuta solicitações na porta 80 (para solicitações HTTP) e 443 (para solicitações SSL). Ao instalar o Tableau Server em um computador, parte da configuração de servidor garante que essa porta esteja aberta no firewall do computador. Se o computador estiver executando um processo diferente que precise da porta 80 para HTTP, será possível alterar a atribuição de porta para o processo de gateway durante a instalação. (Não é possível alterar a porta SSL/HTTPS).

Se precisar definir a porta HTTP após a instalação, execute o seguinte comando TSM, onde é o número do nó (por exemplo, node1) e nn é o novo número da porta:

tsm topology set-ports --node-name node --port-name gateway:primary --port-value nn

Se você estiver executando o Tableau Server com um servidor proxy reverso, será necessário definir outras configurações relacionadas à porta e ao host no Tableau Server. Consulte Configurar proxies e balanceadores de carga para o Tableau Server.

Arquivos de registro para o processo de gateway

O processo do gateway cria dois conjuntos de arquivos de log:

  • Registros de atividade. O nome desses arquivos de registro tem o formato access.yy_mm_dd_hh_mm_ss.log..

  • Regitro de erros. Todos os erros são registrados em um único arquivo chamado error.log.

Para obter mais informações, consulte Instantâneos do arquivo de log (Arquivar logs).

Processos de gateway em um cluster

Se o seu ambiente do servidor for distribuído em vários computadores, pode executar um único processo de gateway em cada nó do cluster. O cenário mais comum para executar um processo de gateway em vários computadores no cluster é ter um balanceador de carga em frente do cluster. Neste cenário, o balanceador de carga distribui as solicitações para qualquer gateway no cluster. Se precisa colocar um node offline (por exemplo, para realizar a manutenção), pode desabilitar o roteamento do balanceador de carga para aquele computador. Quando a manutenção estiver concluída, você poderá reativar o nó do balanceador de carga.

Você deve ter um processo de gateway em execução pelo menos em um computador no cluster. Se você remover o processo de gateway do servidor primário, deve garantir que outro computador no cluster esteja executando o processo de gateway. Você também deve certificar-se de que o computador esteja acessível para os clientes.

Uma instância do processo de gateway é necessária em qualquer nó configurado para um destes processos ou serviços: VizQL Server, Vizportal ou Criação de fluxo do Tableau Prep.

Se o Tableau Server estiver configurado para usar o SSL, você deve garantir que o certificado de suporte do SSL esteja no mesmo local em cada computador com processo de gateway em execução. Para obter mais informações sobre o uso do SSL, consulte Configurar o SSL para tráfego de HTTP externo e do Tableau Server.

Da mesma forma, se a instalação do servidor usa um logotipo personalizado, ele deve estar no mesmo local em todos os computadores que executam o processo do gateway.

Se você precisa alterar o número da porta de escuta do processo de gateway, conforme explicado anteriormente, pode usar a caixa de diálogo de configuração ou executar o comando a seguir para cada computador de trabalho no processo de gateway:

tsm topology set-ports --node-name node --port-name gateway:primary --port-value nn

Informações adicionais

Configurar proxies e balanceadores de carga para o Tableau Server

Adicionar um balanceador de carga

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!