Você pode usar o SilentInstaller.py, um script Python compatível com a comunidade(O link abre em nova janela), para automatizar uma nova instalação do Tableau Server. É possível baixar o script e usá-lo como gravado, ou modificá-lo de acordo com suas necessidades.

Vantagens de usar um instalador automático

  • Com um único comando, é possível instalar, configurar e executar uma instância de trabalho do Tableau Server.

  • O script SilentInstaller.py pode ser executado sem a entrada do usuário, possibilitando a automação.

  • A configuração pode ser definida uma vez e usada em todas as suas instalações, tornando-a um processo de repetição.

Quando não usar o instalador automatizado

  • Se você estiver instalando o Tableau Server pela primeira vez, é recomendado testar a instalação manualmente, antes de automatizar o processo. Qualquer problema que bloqueie a instalação é mais fácil de resolver interativamente. Depois de solucionar esse problema, é possível executar uma instalação automatizada do Tableau Server usando o script SilentInstaller.py.

  • Se estiver testando ou tentando novos parâmetros de configuração, como métodos de autenticação, é recomendado realizar a Instalação manualmente primeiro. O Tableau Services Manager (TSM) valida as entidades da configuração e rejeita os parâmetros de configuração não válidos. Uma vez identificados os parâmetros corretos, é possível usar o instalador automatizado.

  • Se você não puder ou não desejar inserir senhas em arquivos secretos, usar o instalador automático pode não ser uma opção para você.

Antes de começar

Consulte Antes da instalação... para verificar se o Microsoft Windows Server foi instalado no computador que atende aos requisitos de sistema operacional e os requisitos mínimos de hardware para o Tableau Server.

Observação: se estiver instalando o Tableau Serverem um ambiente de produção, consulte as recomendações mínimas de hardware. As recomendações mínimas representam a configuração mínima de hardware necessária para uma instalação de produção do Tableau Server.

Para executar uma instalação automatizada, use o script SilentInstaller.py, que depende do pacote de instalação do Tableau Server como entrada. Antes de começar, recomendamos baixar os pacotes a seguir:

  1. Baixe o Python 3.5(O link abre em nova janela) ou versões posteriores e instale no computador em que deseja instalar o Tableau Server.

  2. Baixe o script SilentInstaller.py e o pacote do instalador do Tableau Server:

    1. Baixe o script SilentInstaller.py no GitHub(O link abre em nova janela), junto com config.template.json, registration.template.json, secrets.template.json e os três modelos bootstrap (bootstrap.template.json, topologyBootstrap.template.json, e workerBootstrap.template.json).

    2. Selecione e baixe o pacote do instalador do Tableau Server na página Downloads e notas de versão dos produtos do Tableau Server(O link abre em nova janela). O escolhido depende da versão do Microsoft Windows Server que deseja usar.

  3. Copie os pacotes e modelos para uma pasta no computador, ou um lugar acessível por ele, onde o Tableau Server será instalado.

Como usar o script SilentInstaller.py

O script SilentInstaller.py instala o pacote do instalador do Tableau Server, cria os diretórios, define as permissões necessárias para executar o Tableau Server e inicia a instalação do Tableau Services Manager (TSM). Depois que instalação do TSM for concluída, o script SilentInstaller.py executa os comandos tsm para instalar, configurar e iniciar o Tableau Server. Por padrão, o script SilentInstaller.py ativa uma licença de avaliação gratuita durante a instalação. Caso tenha uma chave do produto, é possível fornecê-la na linha de comando ou ativá-la após executar o script SilentInstaller.py. A maioria das opções da linha de comando no instalador automatizado são as mesmas usadas pelo comando tsm initialize.

O script SilentInstaller.py pode ser executado em três modos: instalar o nó inicial, instalar nós adicionais e atualizar a topologia do cluster. Ao executar uma instalação pra um cluster distribuído, execute o SilentInstaller.py com a opção de instalar o nó inicial no nó inicial. Execute o SilentInstaller.py com a opção de instalar nós adicionais em cada nó adicional. Por último, execute o SilentInstaller.py com a opção de atualizar a topologia do cluster no nó inicial.

O script SilentInstaller.py deve ser executado sem a interação de usuário, então é necessário colocar todos os parâmetros nos argumentos obrigatórios passados para o script SilentInstaller.py. Como alternativa, também é possível colocar os argumentos obrigatórios no arquivo bootstrap. Você pode usar os Modelos de arquivo de configuração, registro e de segredos fornecidos.

Use as etapas abaixo para executar uma instalação não supervisionada:

Etapa 1: instale o instalador automático

  1. Faça logon no computador como um usuário com acesso de administrador.

  2. Baixe e instale o script SilentInstaller.py, modelos e arquivos bootstrap.

Etapa 2: crie arquivos para fornecer informações adicionais de configuração necessárias para a execução da instalação automática

Como o script SilentInstaller.py foi feito para ser executado sem interação com o usuário, é necessário fornecer as seguintes informações adicionais:

  1. Copie os modelos, config.template.json, registration.template.json e secrets.template.json, para outro diretório como seu diretório inicial. Não recomendamos editar os arquivos de modelo diretamente.

  2. Edite o arquivo config.template.json e forneça as definições de configuração do nó inicial. É necessário fornecer as configurações do repositório de identidades do computador com o Tableau Server. Dependendo dos requisitos de rede, pode ser necessário fornecer as configurações do gateway. A opção de colocar em cache é definida para cache e reuso dos dados pelo maior de tempo possível. Os exemplos de pasta de trabalho estão instalados por padrão. O modelo inclui as informações mínimas necessárias, portanto ele é um ponto de partida. Para obter mais informações sobre as configurações, consulte Configurar as definições do nó inicial.

  3. Edite o arquivo registration.template.json para fornecer as informações necessárias para o registro do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Ativar e registrar o Tableau Server.

  4. Edite o arquivo secrets.template.jsonsecrets.template.json e forneça o nome de usuário e senha do administrador do TSM e das contas de administrador do Tableau Server.

    • A conta de administrador do TSM deve ser do mesmo usuário que o administrador do Windows que executa o script.

    • A conta do administrador do Tableau Server é a conta inicial criada pelo instalador e é usada para o administrador do Tableau Server.

Etapa 3: execute a instalação automática

  1. Faça logon no computador como um usuário com acesso de administrador.

    Instalar o nó inicial

    O script SilentInstaller.py executa os comandos adequados para instalar, ativar a licença, configurar e iniciar o Tableau Services Manager. Execute o SilentInstaller.py -h e o SilentInstaller.py install –h para visualizar a lista completa de opções e seus valores padrão.

    Para instalar o nó inicial:

    No nó inicial, em um prompt do Python, digite:

    SilentInstaller.py install --secretsFile secrets.json --configFile myconfig.json --registrationFile registration.json TableauServer-64bit-<version>.exe

    Ou, como alternativa:

    SilentInstaller.py --bootstrapFile <bootstrap file path>

    Opção de script

    Descrição

    Switches necessários  

    --configFile <file path>

    O caminho relativo ou absoluto para o arquivo JSON de Configuração do servidor.

    --secretsFile <file path>

    O caminho relativo ou absoluto do Arquivos de segredos que descreve as credenciais da conta Windows para autenticar para o Tableau Services Manager (TSM), e o nome de usuário/senha do usuário administrador inicial do Tableau Server. O arquivo de segredos também inclui a chave do produto que deseja usar para ativar o Tableau Server. Por padrão, o modelo do arquivo de segredos contém uma licença de avaliação.

    Observação: fornecer a senha no arquivo de segredos é opcional. Contudo, se as senhas não forem encontradas no arquivo de segredo, elas precisarão ser fornecidas durante a instalação.

    O pacote do instalador automatizado inclui o modelo do arquivo de segredos.

    --registrationFile <file path>

    O caminho relativo ou absoluto do arquivo Registro de servidor que contém as informações de registro do Tableau Server.

    O pacote do instalador automatizado inclui o modelo do arquivo de registro.

    <installer executable file path>

    O caminho relativo ou absoluto do instalador do Tableau Services Manager (TSM).

    Switches opcionais  

    --installDir <file path>

    O diretório de instalação do Tableau Server. Se não fornecer um caminho, o diretório padrão C:\Program Files\Tableau\Tableau Server será usado.

    --dataDir <file path>

    O local onde a configuração de software e os dados do Tableau Server estão armazenados. Se não fornecer um caminho, o diretório padrão C:\ProgramData\Tableau será usado para os arquivos de configuração de dados.

    --installerLog <file path>

    O diretório existente onde os arquivos de log do instalador estão gravados. Se um caminho diferente não for informado, os arquivos de log serão gravados em seu diretório TEMP.

    --controllerPort <port number>

    A porta na qual o controlador do Tableau Services Manager (TSM) deve ser executada.

    --coordinationserviceClientPort <port number>

    A porta do cliente ZooKeeper.

    --coordinationservicePeerPort <port number>

    A porta com par do ZooKeeper.

    --coordinationserviceLeaderPort <port number>

    A porta líder do ZooKeeper.

    --start

    Se o servidor deve ser iniciado quando a instalação estiver concluída.

    Instalar nós adicionais

    O script SilentInstaller.py executa os comandos adequados para instalar o Tableau Services Manager (TSM) no nó adicional. Execute o SilentInstaller.py installWorker –h para visualizar a lista completa de opções e seus valores padrão.

    Para instalar nós adicionais:

    Em cada nó inicial, em um prompt do Python, digite:

    SilentInstaller.py workerInstall --secretsFile secrets.json --nodeConfigurationFile nodeConfiguration.json TableauServer-64bit-<version>.exe

    Opção

    Descrição

    --secretsFile <file path>

    Obrigatório. O caminho relativo ou absoluto do Arquivos de segredos que descreve as credenciais da conta Windows para autenticar para o Tableau Services Manager (TSM), e o nome de usuário/senha do usuário administrador inicial do Tableau Server. O arquivo de segredos também inclui a chave do produto que deseja usar para ativar o Tableau Server. Por padrão, o modelo do arquivo de segredos contém uma licença de avaliação.

    Observação: fornecer a senha no arquivo de segredos é opcional. Contudo, se as senhas não forem encontradas no arquivo de segredo, elas precisarão ser fornecidas durante a instalação.

    O pacote do instalador automatizado inclui o modelo do arquivo de segredos.

    --nodeConfigurationFile <file path>

    Obrigatório. Caminho do arquivo de configuração do nó para a instalação do nó adicional.

    (installer executable) <file path>

    Obrigatório. O argumento do script é o caminho, absoluto ou relativo, para o executável do instalador do Tableau Services Manager, adquirido por meio dos canais usuais, como baixados do site do Tableau. Este script é compatível apenas para uso com o Tableau Services Manager.

    --installDir <file path>

    Opcional. O diretório de instalação do Tableau Server. Se estiver em branco, o diretório padrão C:\Program Files\Tableau\Tableau Server será usado.

    --dataDir <file path>

    Opcional. O local onde a configuração de software e os dados do Tableau Server estão armazenados. Se estiver em branco, o diretório padrão C:\ProgramData\Tableau será usado para os arquivos de configuração de dados.

    --installerLog <file path>

    Opcional. O diretório existente onde os arquivos de log do instalador estão gravados. Se estiver em branco, os arquivos de log serão gravados no diretório TEMP do usuário.

    Observação: o arquivo de configuração do nó é salvo automaticamente depois de instalar o primeiro nó usando o SilentInstaller.py. Ele pode ser encontrado no diretório de trabalho do script.

    Atualizar topologia do cluster

    O script SilentInstaller.py executa os comandos adequados para atualizar a topologia do cluster, conforme desejado para o Tableau Services Manager (TSM). Execute o SilentInstaller.py updateTopology –h para visualizar a lista completa de opções e seus valores padrão.

    Para atualizar a topologia do cluster:

    No nó inicial, em um prompt do Python, digite:

    SilentInstaller.py updateTopology --secretsFile secrets.json --configFile myconfig.json

    Opção

    Descrição

    --secretsFile <file path>

    Obrigatório. O caminho relativo ou absoluto do Arquivos de segredos que descreve as credenciais da conta Windows para autenticar para o Tableau Services Manager (TSM), e o nome de usuário/senha do usuário administrador inicial do Tableau Server. O arquivo de segredos também inclui a chave do produto que deseja usar para ativar o Tableau Server. Por padrão, o modelo do arquivo de segredos contém uma licença de avaliação.

    Observação: fornecer a senha no arquivo de segredos é opcional. Contudo, se as senhas não forem encontradas no arquivo de segredo, elas precisarão ser fornecidas durante a instalação.

    O pacote do instalador automatizado inclui o modelo do arquivo de segredos.

    --configFile <file path>

    Obrigatório. O caminho relativo ou absoluto do arquivo Topologia do servidor que descreve a topologia do Tableau Server a ser atualizada. Apenas a parte topologyVersion do arquivo será aplicada, outras configurações serão ignoradas.

Modelos de arquivo de configuração, registro e de segredos

Use os modelos de exemplo a seguir para transmitir dados para o script SilentInstaller.py.

Exemplo de modelo do arquivo de segredos

{
    "local_admin_user":"",
    "local_admin_pass":"",
    "content_admin_user":"",
    "content_admin_pass":"",
    "product_keys":["trial"]
}

O local_admin_user é a conta Windows a ser autenticada para o Tableau Services Manager.

O content_admin_user é o usuário administrativo inicial, que age como um superusuário em todo o Tableau Server no que diz respeito à criação e ao gerenciamento de usuários, sites etc.

Ao instalar nós adicionais ou atualizar a topologia do cluster, essas credenciais são ignoradas porque o usuário administrador inicial já foi criado quando o nó inicial foi instalado.

O product_keys é a chave usada para ativar o Tableau Services Manager. Se várias chaves forem especificadas, elas serão ativadas uma por uma. No caso do modo de não instalação, essas chaves são ignoradas porque as licenças já foram ativadas.

Exemplo do modelo de arquivo de configuração do servidor

                        {
"configEntities":{
    "runAsUser":{
        "_type":"runAsUserType",
        "name":"NT AUTHORITY\\NetworkService"
    },
    "gatewaySettings":{
        "_type":"gatewaySettingsType",
        "port":80,
        "firewallOpeningEnabled":true,
        "sslRedirectEnabled":true,
        "publicHost":"****replace me****",
        "publicPort":80,
        "sslEnabled":false,
        "sslPort":443
    },
    "identityStore":{
        "_type":"identityStoreType",
        "type":"local",
        "domain":"****Domain Name Here****",
        "nickname":"****Domain Nickname Here****"
    }
},
"topologyVersion":{
    "nodes":{
        "****insert nodeId (lowercase) here****": {
            "services": {
                "filestore": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "tabadmincontroller": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "clientfileservice": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "dataserver": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        },
                        {
                        "instanceId":"1"
                        }
                    ]
                },
                "cacheserver": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        },
                        {
                        "instanceId":"1"
                        }
                    ]
                },
                "vizqlserver": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        },
                        {
                        "instanceId":"1"
                        }
                    ]
                },
                "backgrounder": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        },
                        {
                        "instanceId":"1"
                        }
                    ]
                },
                "appzookeeper": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "pgsql": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "dataengine": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "licenseservice": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "searchserver": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "clustercontroller": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "tabsvc": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "vizportal": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "tabadminagent": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "clientfileservice": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                },
                "gateway": {
                    "instances":[
                        {
                        "instanceId":"0"
                        }
                    ]
                }
            }
        }
    }
}
}
			
                    

Exemplo do modelo de arquivo de registro do servidor

                        {
    "first_name" : "Andrew",
    "last_name" : "Smith",
    "phone" : "311-555-2368",
    "email" : "andrew.smith@mycompany.com",
    "company" : "My Company",
    "industry" : "Finance",
    "company_size" : "500",			
    "department" : "Engineering",
    "title" : "Senior Manager",
    "city" : "Kirkland",
    "state" : "WA",
    "zip" : "98034",
    "country" : "United States",
    "opt_in" : "true",
    "eula" : "true"
}
                    

Agradecemos seu feedback!