Diretrizes gerais de desempenho

Hardware e software

Adicione mais núcleos e memória: Independentemente de estar executando o Tableau Server em um computador ou em vários, a regra geral é: quanto mais núcleos de CPU e mais RAM, melhor desempenho você terá. Certifique-se de que você atende aos requisitos de hardware e software recomendados para o Tableau Server.

Se estiver executando o Tableau Server em um ambiente virtual, use as práticas recomendadas de seu host da VM para a alocação vCPU em relação ao número de núcleos de CPU físicos no host da VM.

Repositório externo

Para obter o desempenho ideal do Tableau Server, recomendamos isolar o repositório em um nó dedicado em sua implantação. Se você tiver uma licença do Advanced Management, execute o repositório como um banco de dados externo.

Se sua organização tiver um pico de carga de mais de 1.000 sessões VizQL por hora, também recomendamos executar o Tableau Server no Linux. Neste cenário, as sessões VizQL referem-se a qualquer ação do usuário que exibe ou gera visualizações do Tableau Server.

Para obter mais informações, consulte Repositório externo do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Configuração

Agende atualizações para horários fora de pico: Use a exibição administrativa adminview_backgrnd.htm para ver suas agendas de tarefas de atualização e backup. Use a exibição administrativa Tarefas em segundo plano para extrações para ver sua programação de atualizações e backup. Suas tarefas de atualização devem ser agendadas para horários alternativos que não se sobreponham à sua janela de backup.

Verifique o cache: O cache Tableau Server responde às solicitações de clientes rapidamente, especialmente para exibições que se conectam aos bancos de dados ativos. Use o comando tsm data-access caching list para confirmar se a frequência do armazenamento em cache está definida como low (esse é o padrão).

O Tableau Server usa um cache de consulta para armazenar resultados de consulta. O tamanho do cache de consulta é definido automaticamente com base na quantidade de memória disponível do sistema, desde que você não tenha configurado ele manualmente. O cache de consulta consiste no cache de consulta lógica, no cache de metadados e no cache de consulta nativo. As configurações padrão são adequadas para a maioria das situações, mas é possível configurá-las manualmente usando a interface da linha de comando TSM. As configurações de TSM são: native_api.InitializeQueryCacheSizeBasedOnWeights, native_api.QueryCacheMaxAllowedMB, native_api.LogicalQueryCacheMaxAllowedWeight, native_api.MetadataQueryCachMaxAllowedWeight, native_api.NativeQueryCacheMaxAllowedWeight e native_api.QueryCacheEntryMaxAllowedInPercent. Para obter mais informações, consulte native_api.InitializeQueryCacheSizeBasedOnWeights.

Considere alterar as configurações de memória de duas sessões:

  • Tempo limite da sessão VizQL: O tempo limite padrão da sessão do VizQL é de 30 minutos. Mesmo se uma sessão VizQL estiver ociosa, ela ainda estará consumindo memória e ciclos de CPU. Caso seja possível fazer isso com um limite inferior, use as Opções do tsm configuration set para alterar a configuração do vizqlserver.session.expiry.timeout.

  • Limpeza de sessão VizQL: Por padrão, as sessões VizQL são mantidas na memória até mesmo quando o usuário navega afastado de uma exibição. Isso reduz a necessidade de recriar exibições, mas consome mais memória da sessão. Para liberar memória, encerre as sessões quando os usuários deixarem as exibições, alterando o valor da configuração vizqlserver.clear_session_on_unload para true. (Independentemente dessa configuração, as sessões do aplicativo Tableau Mobile sempre são mantidas na memória, melhorando o desempenho móvel.)

Avalie a configuração de seus processos: O Tableau Server é dividido em seis componentes diferentes chamados processos de servidor. Embora a configuração padrão tenha sido desenvolvida para trabalhar em uma ampla gama de cenários, você também pode reconfigurá-la para atingir diferentes metas de desempenho. Mais especificamente, você pode controlar em quais computadores os processos são executados e quantos são executados. Consulte Ajuste de desempenho para obter as diretrizes gerais para implantações de um, dois e três nós.

Gerenciador de recursos do servidor (SRM)

O Gerenciador de recursos do servidor (SRM, Server Resource Manager) monitora os recursos do sistema que cada processo do Tableau está usando, bem como o uso total de Tableau Server no sistema. Se um processo específico ou o produto como um todo ocupar muitos recursos do sistema, o SRM pode notificar os processos para liberá-los ou reiniciá-los.

Os limites que determinam quando o SRM notificará ou reiniciará um processo são definidos nas opções de configuração do SRM. A equipe de desenvolvimento do Tableau definiu as configurações padrão com base em testes internos e não recomenda que sejam alteradas pelo usuário direto.

Se estiver observando o uso excessivo de recursos do sistema, recomendamos entrar em contato com o Suporte do Tableau para ajudar a determinar se essas opções de configuração precisam ser modificadas, a fim de resolver o problema enfrentado.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!