Práticas recomendadas para contar grandes histórias

Uma história de dados adequada concretiza dados e fatos. Consulte as dicas deste artigo sobre as práticas recomendadas para usar com o recurso de pontos da história do Tableau.

Qual é o objetivo da sua história?

Antes de começar a criar sua história, concentre-se no objetivo da história e na jornada pretendida para seus visualizadores. É uma história de ação, uma simples narrativa ou você está apresentando um caso?

Se você estiver apresentando um caso, opte por apresentar pontos de dados que levam a uma conclusão no final ou comece com uma conclusão e, depois, mostre os pontos de dados de suporte. A última abordagem é ideal para um público-alvo ocupado.

Por fim, o esboço da história no papel ou em um quadro pode ajudar a identificar rapidamente os problemas com a sequência.

Os sete tipos de história de dados

Quando você usa o recurso de história, está criando uma sequência de pontos. Cada ponto pode conter uma exibição, um painel ou apenas texto. Algumas histórias mostram a mesma exibição durante toda a história, com anotações de texto e diferentes filtros aplicados a pontos distintos para suportar o arco da narrativa.

A tabela a seguir descreve sete abordagens de histórias de dados diferentes e fornece um exemplo de cada uma. Cada tipo de história de dados também é ilustrado na Pasta de trabalho com exemplos de histórias de dados(O link abre em nova janela) no Tableau Public. Uma única história pode usar mais de uma abordagem — consulte Exemplo - Uma história que analisa uma tendência.

Tipo de história de dados Descrição

Mudança ao longo do tempo

O que faz: usa uma cronologia para ilustrar uma tendência.

Discussões que provoca : por que isso aconteceu ou está acontecendo? O que podemos fazer para evitar ou deixar acontecer?

Exemplo: Aumento de lesões do Arsenal(O link abre em nova janela)

Detalhamento

O que faz: define contexto para que o público-alvo entenda melhor o que está acontecendo em uma determinada categoria.

Discussões que provoca : por que a pessoa, o lugar ou outro item é diferente? Como a apresentação da pessoa, do lugar ou do item é comparada?

Exemplos: Exemplos:Mais informações sobre Will(O link abre em nova janela), A biblioteca visual dos Simpsons(O link abre em nova janela)

Pontos importantes

O que faz: descreve como uma preocupação do público-alvo está relacionada à ideia geral.

Discussão iniciada: como sua preocupação é comparada com a ideia geral? Qual é o efeito de uma área na ideia geral?

Exemplo: Ciclistas de Vancouver(O link abre em nova janela)

Contraste

O que faz: mostra como diferenciar dois ou mais assuntos.

Discussões que provoca: por que estes itens são diferentes? como podemos fazer com que A faça o mesmo que B? Em que área devemos nos concentrar e qual é a melhor?

Exemplo: As pirâmides do Egito(O link abre em nova janela)

Interseções

O que faz: destaca mudanças importantes quando uma categoria ultrapassa a outra.

Discussões que provoca : o que causa essas mudanças? São boas ou ruins? Como afetam outros aspectos do seu plano?

Exemplo: EUA em relação aos políticos(O link abre em nova janela)

Fatores

O que faz: explica um assunto ao dividi-lo em tipos em categorias.

Discussões que provoca: devemos nos concentrar mais em uma determinada categoria? Estes itens afetam mais ou menos a métrica que nos preocupa?

Exemplo: Planeta Terra(O link abre em nova janela)

Exceções

O que faz: mostra anomalias ou onde os itens são excepcionalmente diferentes.

Discussões que provoca : por que este item é diferente?

Exemplo: SOS Children's Villages(O link abre em nova janela)

Manter a simplicidade

Um erro comum é tentar colocar muitas exibições e painéis em uma única história. O resultado é o excesso de pontos que aparecem para seus visualizadores.

A clareza de cada ponto da história também é importante. Observe sua história a partir da perspectiva de uma pessoa que nunca a viu. Cada elemento deve ter um objetivo. Se legendas, títulos e linhas de grade não forem necessários, livre-se deles!

Antes Depois

 

Usar "Ajustar para" nos painéis

Os painéis são ingredientes comuns nas histórias do Tableau. Nos painéis que você planeja incluir na história, é possível usar a opção Ajustar para em Tamanho no Painel. O painel será redimensionado de modo que se ajuste ao tamanho ideal para a história que você está criando.

Planejar para tempos de carregamento rápidos

A história mais linda do mundo não terá muito impacto se demorar muito para ser carregada na sua publicação. A demora é muito frustrante para as pessoas.

A filtragem é responsável pelos carregamentos lentos. Embora os filtros sejam eficientes na restrição da quantidade de dados que estão sendo analisados, também afetam o desempenho da consulta. Por exemplo, os filtros Excluir são mais lentos do que os filtros Manter apenas. Isso ocorre porque os filtros Excluir carregam todos os dados de uma dimensão em vez de carregar apenas o que você deseja manter. Consulte Filtrar os dados com cuidado na Ajuda on-line do Tableau Desktop para obter mais detalhes. Com a Ordem de operação do Tableau, é possível reduzir os tempos de carregamento.

Algumas decisões importantes de desempenho são feitas pelo autor antes de ele criar a primeira exibição ou história, no estágio de preparação de dados. Reserve um momento para se familiarizar com os dados trabalhados. Consulte Conhecer seus dados no nível de banco de dados e Testar seus dados e usar extrações na Ajuda on-line do Tableau Desktop para obter dicas sobre o que procurar e sobre formas inteligentes de trabalhar com os dados.

Agradecemos seu feedback!