Criação de segmento visual para nuvem de dados
A segmentação permite que os analistas de dados selecionem partes relevantes dos dados de suas análises no Tableau e os transfiram facilmente para Salesforce Data Cloud(O link abre em nova janela). Uma vez no Data Cloud, os profissionais de marketing podem usar várias plataformas (como Data Cloud para Marketing(O link abre em nova janela)) para tomar rapidamente medidas de alto impacto para impulsionar campanhas de marketing com facilidade.
Sobre segmentação
Visão geral e exemplos
A segmentação que começa no Tableau oferece aos analistas uma maneira de explorar visualmente seu público (geralmente clientes) e enviar dados sobre partes relevantes da população-alvo para o Data Cloud. No Data Cloud, os profissionais de marketing podem publicar em outras nuvens ou plataformas do Salesforce para análises e ações adicionais.
Para entender melhor os benefícios da segmentação e como ela funciona, vamos considerar um caso de uso provável. Um analista de dados que faz uma análise de dados sobre uma campanha de marketing recente no Tableau identifica um segmento com menor engajamento do que o público geral da campanha. O analista de dados sabe que este é um subconjunto importante dos dados gerais que a equipe de marketing desejará abordar. Assim, o analista de dados envia esse segmento de baixo engajamento para o Data Cloud.
No Data Cloud, um membro da equipe de marketing (ou profissional de marketing) pode acessar o segmento para obter uma visualização filtrada dos dados da campanha relacionados ao grupo de baixo engajamento. Com um trecho focado dos dados gerais, é mais fácil para o profissional de marketing determinar as ações que precisa realizar para melhorar o engajamento.
Com um plano de ação em mente, o profissional de marketing publica o segmento no Salesforce Marketing Cloud ou plataforma semelhante onde criou a campanha original.
Neste exemplo e em cenários semelhantes, o analista de dados se beneficia dos recursos robustos de análise do Tableau e, ao mesmo tempo, transmite suas descobertas ao profissional de marketing com eficiência. O profissional de marketing se beneficia do acesso a uma visão direcionada de dados relevantes para ele, que pode gerenciar e enviar para as ferramentas de marketing que já usa. Mais importante ainda, os clientes se beneficiam de campanhas de marketing que os alcançam de forma eficaz.
Fluxo de trabalho
Com a segmentação, você pode agilizar a colaboração entre analistas de dados que trabalham no Tableau e profissionais de marketing que trabalham no Data Cloud e em plataformas de marketing conectadas. O fluxo de trabalho típico é semelhante a:
O analista de dados usa uma visualização no Tableau para analisar e identificar um subconjunto de dados do cliente que seja relevante, significativo e acionável para os profissionais de marketing.
O analista de dados cria um segmento de dados de público a partir da visualização do Tableau e o envia para o Data Cloud.
O profissional de marketing acessa o segmento do Data Cloud. A partir daí, eles criam um plano para agir nos dados do segmento e enviam-no ao seu alvo de ativação. O alvo de ativação normalmente é uma plataforma ou ferramenta de marketing que a equipe de marketing usa para gerenciar campanhas de marketing, como Nuvem de dados para marketing(O link abre em nova janela).
O profissional de marketing lança a campanha de marketing a partir do alvo de ativação e analisa os resultados da campanha na plataforma de sua escolha.
Saiba mais
Para saber mais sobre segmentação, confira estes recursos úteis:
Segmentação(O link abre em nova janela) (Ajuda do Salesforce) - Obtenha uma análise abrangente da segmentação e ativação no Data Cloud.
Módulo de segmentação e ativação(O link abre em nova janela) (Trailhead) – Aprenda como criar, filtrar e ativar segmentos de marketing com o Data Cloud.
Exemplos de filtros de segmentação(O link abre em nova janela) (Ajuda do Salesforce) - Para casos de uso comuns de segmentação e inspiração para criar seus próprios segmentos.
Trailmix Data Cloud e o uso ético de dados(O link abre em nova janela) (Trailhead) – Aprenda como você pode usar práticas éticas ao criar segmentos de marketing no Data Cloud.
Requisitos da licença
Para criar um segmento no Tableau, os analistas de dados precisam de uma licença Creator do Tableau Cloud.
Para publicar um segmento no Data Cloud, os profissionais de marketing precisam:
Edição Developer, Enterprise, Performance ou Unlimited Salesforce
Licença complementar de segmentação e ativação para Data Cloud
Conjunto de permissões padrão do Data Cloud e as permissões específicas de marketing apropriadas (consulte Conjuntos de permissões padrão do Data Cloud(O link abre em nova janela) Para maiores informações)
(Recomendado) Data Cloud para marketing(O link abre em nova janela), para ativar segmentos
(Opcional) A licença complementar do Ad Audiences para Data Cloud, para ativar segmentos em plataformas de publicidade
Requisitos de dados
Fontes de dados e conexão
Para criar um segmento, sua fonte de dados(O link abre em nova janela) deve usar uma única conexão direta com dados ao vivo(O link abre em nova janela) (sem extrações) e sua visualização deve usar uma única fonte de dados. Fontes de dados publicadas, múltiplas conexões e múltiplas fontes de dados não são suportadas.
Configuração do modelo de dados
Ao configurar seu modelo de dados no Data Cloud, certifique-se de:
Conectar-se a um DMO de perfil e defina o DMO de perfil como a tabela mais à esquerda na guia Fonte de dados
Utilizar apenas um chave primária(O link abre em nova janela)
Ao configurar seu modelo de dados no Tableau, certifique-se de:
Usar uma tabela que seja usada apenas uma vez na fonte de dados
Usar apenas uma única tabela na camada lógica (várias tabelas lógicas não são aceitas)
Evitar incluir uniões de linha ou tabelas SQL personalizadas
Usar apenas uniões de coluna entre DMOs que correspondam aos relacionamentos existentes do Data Cloud
Use uniões de colunas lineares entre DMOs nas quais cada objeto é unido apenas a um único objeto (em vez de unir vários objetos ao mesmo objeto)
Por exemplo, em vez de:
Faça isto:Usar expressões de união de coluna que incluam apenas campos (cálculos e múltiplas uniões de coluna de uma única tabela não são aceitos) e o operador igual (outros operadores não são aceitos)
Ao conectar seu modelo de dados no Tableau ao modelo de dados no Data Cloud, você pode recriar quaisquer partes necessárias do modelo usando uniões de coluna do Tableau(O link abre em nova janela).
Autenticação
Para criar segmentos no Tableau, você deve permitir que o Tableau se conecte ao Data Cloud usando o conector Salesforce Data Cloud. Se o conector do Data Cloud ainda não estiver configurado no site do Tableau, Siga esses passos(O link abre em nova janela).
No aplicativo conectado, adicione os seguintes escopos:
Executar consultas ANSI SQL nos dados da plataforma de dados do cliente (cdp_query_api)
Gerenciar dados de perfil do Customer Data Platform (cdp_profile_api)
Gerenciar dados da API de ingestão da plataforma de dados do cliente (cdp_ingest_api)
Execute a segmentação em dados do Data Cloud (cdp_segment_api)
Requisitos de permissões do usuário
Para criar um segmento, trabalhe com o administrador do Salesforce para confirmar se você tem acesso às seguintes interfaces de programação de aplicativos (APIs):
Acesso de gravação para Criar API de segmento(O link abre em nova janela)
Acesso de leitura para API de metadados do Data Cloud(O link abre em nova janela)
Requisitos de campo
Ao criar um segmento, use campos em seus filtros que sejam campos de banco de dados existentes (em vez de campos criados pelo Tableau) ou grupos(O link abre em nova janela). Os campos convertidos para outros tipos de dados podem causar erros.
Os seguintes tipos de campos não são compatíveis com filtros de segmento:
Medidas com agregações MEDIAN, PERCENTILE ou ATTR
Cálculos de tabela
Cálculos
Compartimentos
Grupos baseados em conjuntos, cálculos ou campos combinados
Campos gerados pelo Tableau, como:
Campos de metadados (nomes/valores de medidas)
Campos relacionados ao mapa gerados (latitude e longitude)
Campos do tipo tabela (contagem de objetos ou tabela lógica)
Informações calculadas
Clusters
Requisitos de filtro
Ao criar um segmento, vários filtros são aplicados com base na sua configuração. Os filtros de segmento podem incluir uma combinação de filtros de fonte de dados, filtros de contexto, filtros de visualização e filtros com base na sua seleção de visualização.
Use filtros quantitativos para:
Uma medida (com ou sem agregação)
Um intervalo de datas
Use filtros categóricos para segmentos com valores individuais selecionados.
Os seguintes tipos de filtros não são suportados em segmentos:
Filtros categóricos com filtro superior, curinga ou de condição
Em relação aos filtros de data atuais com qualquer coisa diferente de data e ano para o próximo/último N
Em relação aos filtros de data atual com qualquer coisa diferente de data, mês e ano para o período atual
Filtros de data com mês/dia/ano
Filtros de data com truncamento de data
Filtros de data com uma comparação exata de data e hora com outra data e hora
Filtros de data relativa com uma data âncora especificada são suportados.
Criar um segmento usando dados de engajamento
Para criar um segmento do Tableau para o Data Cloud usando dados de engajamento, você deve configurar a modelagem correta no Tableau usando cláusulas de união de colunas.
Use uniões de coluna em uma única tabela lógica e junte-se no mesmo campo definido nos relacionamentos na guia Modelo de Dados no Data Cloud.
Por exemplo, para criar um segmento usando dados de engajamento de e-mail para o indivíduo unificado no Tableau, configure seu modelo de dados e mapeie os relacionamentos conforme mostrado.
Observação: esse exemplo é apenas para fins ilustrativos. Os dados na sua instância do Data Cloud podem usar relacionamentos diferentes.
Criar um segmento no Tableau
No Tableau, selecione a parte desejada dos dados na sua visualização, clique com o botão direito e selecione Publicar segmento no Salesforce.
Configure seu segmento na caixa de diálogo Criar segmento para Data Cloud.
Nome do segmento é necessário. O nome deve começar com uma letra e só pode conter caracteres alfanuméricos e sublinhados. O nome não pode conter sublinhados consecutivos ou terminar com sublinhado, e espaços não são permitidos. No Data Cloud, o nome do segmento é exibido como o nome especificado no campo Nome do segmento mais um carimbo de data/hora de quando você criou o segmento.
Quando você adiciona filtros na caixa de diálogo, os nomes dos campos de filtro aparecem em Regras.
Você pode passar o mouse sobre uma regra para saber mais sobre ela, como o filtro ou a seleção de marca na qual a regra foi criada. Várias regras podem ser filtradas no mesmo campo, mas aprender mais sobre as origens de uma regra pode ajudar a identificar quaisquer duplicatas.
À medida que você adiciona cada filtro, uma contagem da população do segmento é exibida. A contagem populacional representa a contagem de pontos de dados individuais (normalmente clientes) que atendem aos seus critérios de filtro. Você pode usar a contagem populacional para verificar se seu segmento está funcionando conforme o esperado, confirmando se a contagem é a mesma no Tableau e no Data Cloud. O Tableau conta todos os registros individuais na sua visualização, mas o segmento conta apenas indivíduos distintos. Para ver indivíduos distintos em uma visualização do Tableau que corresponda à contagem de segmentos, use a função agregada Count Distinct (COUNTD).
Quando você adiciona regras, a Descrição é pré-preenchida com detalhes sobre elas. Você pode editar a descrição conforme necessário, mas há um máximo de 255 caracteres. Uma descrição é opcional, mas pode facilitar a localização do segmento no Data Cloud.
Clique em Criar. Quando o segmento é criado, uma mensagem de confirmação aparece com um link para visualizar o segmento no Data Cloud.
Se você receber um erro após clicar em Criar, confirme que você atende aos requisitos para publicar no Data Cloud e verifique o status da instância do Salesforce da sua organização(O link abre em nova janela).
Na mensagem de confirmação, clique em Ver no Data Cloud.
Para segmentos criados no Tableau, você pode modificar o Nome do segmento, Descrição, e Publicar cronograma no Data Cloud. Para fazer isso, clique em Editar Propriedades.
Não é possível revisar as regras de um segmento depois de publicá-lo. Em vez disso, você deve excluir o segmento no Data Cloud(O link abre em nova janela) e criar um novo no Tableau.
No Data Cloud, sua equipe de marketing pode publicar o segmento nos destinos de ativação apropriados(O link abre em nova janela).