Tableau e ODBC
O Tableau inclui conectores integrados para vários bancos de dados. Esses conectores aproveitam recursos e otimizações específicos dessas fontes de dados, e são desenvolvidos e testados para garantir que sejam robustos e ofereçam um bom desempenho.
Mas você pode estar trabalhando com um banco de dados que o Tableau não tem conexão. Nesse caso, você ainda poderá conectar o Tableau ao banco de dados. O Tableau tem um conector que usa o padrão ODBC. Ao usar ODBC, é possível acessar qualquer fonte de dados que seja compatível com o padrão SQL e implemente a API ODBC.
Fundamentos do ODBC
O ODBC (Open Database Connectivity, Conectividade de banco de dados aberta) é um padrão do setor que permite que uma grande variedade de software tenha acesso a dados. A base do ODBC é uma sintaxe padrão para consultas SQL, usada por aplicativos de software na conexão e na solicitação de dados do banco de dados. O driver ODBC, normalmente fornecido pelo fabricante do banco de dados, aceita solicitações nessa sintaxe padrão e converte a solicitação no formato nativo preferido pelo banco de dados de destino. Na verdade, o driver ODBC é uma camada de tradução para converter uma solicitação de finalidade geral na solicitação específica de banco de dados.
Por exemplo, a especificação ODBC detalha que as datas devem ser especificadas em instruções SQL usando a sintaxe: {d 'yyyy-mm-dd'}
. Esse formato acaba sendo traduzido pelo driver na sintaxe de data adequada do banco de dados real. Se você usar o conector ODBC para conectar-se a um banco de dados Oracle, ele enviará uma solicitação ao driver ODBC da Oracle neste formato:
select name from emp where birthdate > {d '1987-12-29'}
O driver converte a solicitação no formato real exigido pelo banco de dados Oracle, que é o seguinte:
select name from emp where birthdate > '29-DEC-87'
A especificação ODBC inclui a sintaxe para fazer solicitações de função, a sintaxe de união, os tipos de dados e as conversões de tipo de dados. A linguagem SQL oferece, sozinha, suporte a conceitos complexos como consultas aninhadas, subconsultas correlacionadas, tabelas temporárias e várias funções que podem ser usadas em cláusulas select (selecionar), where (onde), group by (agrupar por), join (unir) e muito mais. O driver ODBC é responsável pela conversão adequada de todas essas solicitações na sintaxe do banco de dados de destino.
Como o Tableau determina os recursos do driver ODBC
Pode haver diferenças na maneira como cada fornecedor de banco de dados implementa recursos do padrão ODBC. O Tableau usa uma API de descoberta de recursos no ODBC para questionar a um driver de banco de dados sobre a funcionalidade que ele suporta. Um exemplo de como o Tableau muda de comportamento com base no relatório do driver é a lista de funções disponível durante a criação de um campo calculado. Menos limitações de driver significam que mais funções estarão disponíveis.
Em alguns casos, o Tableau exigirá que você crie uma extração dos dados retornados pelo conector ODBC. E existem alguns drivers e bancos de dados ODBC aos quais o Tableau não consegue se conectar.
Descoberta de ODBC
Durante a conexão inicial, o Tableau executa solicitações para o driver e consultas de descoberta SQL, a fim de determinar os recursos do driver.
Entre alguns exemplos da descoberta de recursos realizada pelo Tableau estão:
Funções escalares e agregadas disponíveis.
Funções de manipulação de data e hora disponíveis.
Você pode criar tabelas temporárias?
Você pode usar IF e SELECT em instruções?
As subconsultas são compatíveis?
As consultas de máximo de limite são compatíveis?
Quais estilos de união são suportados (externo, interno, completo)?
Tipos de dados compatíveis.
Com base no resultado da descoberta de recursos, o Tableau classificará a conexão atual como estando em uma de quatro categorias:
Totalmente funcional. Esse é um driver que oferece suporte a todas as funções e recursos usados pelo Tableau.
Limitações mínimas. Esse é um driver com um pequeno número de limitações não críticas. Um exemplo seria um driver que não oferece suporte a todo o conjunto de funções de data, numérica ou string que o Tableau normalmente disponibiliza. O Tableau modificará seu comportamento para levar em conta essas limitações e continuar.
Limitações máximas. Esse é um driver com um grande número de limitações ou recursos críticos dos quais o Tableau depende e que não são suportados. No entanto, mesmo com essas restrições severas, o Tableau pode se conectar bem o suficiente para criar uma extração do Tableau para recuperar os dados no Tableau tendo em vista um trabalho posterior no banco de dados. Nesse caso, o Tableau recomendará a criação de uma extração. Ao criar a extração, talvez não seja possível criar um filtro na fonte de dados para reduzir a quantidade de dados na extração. (Para obter mais informações, consulte Filtrar dados de fontes de dados). Depois que os dados forem extraídos, toda a funcionalidade do Tableau estará disponível durante o trabalho com a extração.
Limitações fatais. Esse é um driver que não oferece suporte até mesmo ao conjunto mais mínimo de recursos que o Tableau precisa para conectar e executar as consultas básicas, a fim de criar arquivos de extração. Portanto, o Tableau não pode continuar mais usando esse driver.
Após o estabelecimento da conexão, caso o Tableau tenha determinado que os recursos disponíveis classificam essa conexão como algo inferior a totalmente funcional, uma mensagem será exibida para informar as limitações que foram detectadas. Por exemplo, a conexão com um driver ODBC com limitações mínimas exibem esta mensagem:
Para limitações mais críticas, a caixa de diálogo de aviso orientará que se crie uma extração do Tableau para continuar.
Ajuste do desempenho do conector ODBC
O Tableau disponibiliza a capacidade de personalizar a conexão de dados ODBC, o que pode melhorar a experiência de conexão. Para obter mais informações, consulte Personalizar e ajustar uma conexão.
Suporte do Tableau para conexões de ODBC
O Tableau não dá garantia de que, usando-se o Tableau com um determinado driver ou banco de dados ODBC, será possível se conectar e consultar dados com êxito. Alguns drivers ODBC oferecerá suporte a toda a experiência interativa do Tableau, enquanto outros talvez funcionem apenas na criação de extrações. Alguns drivers ODBC podem não funcionar com o Tableau.
Observação: o Tableau fornecerá níveis razoáveis de suporte ao cliente para ajudar na solução de problemas de conexões com drivers ODBC, mas não poderá criar ou personalizar um conector para trabalhar com um driver ODBC específico.
Observação: para Tableau Desktop versões 2023.3 e posteriores, os drivers ODBC de 32 bits não são mais suportados. Somente drivers de 64 bits aparecerão nos menus suspensos DSN (Nome da fonte de dados) e Drivers.
Perguntas frequentes do ODBC
Qual é um típico caso de uso para o conector ODBC?
O caso de uso mais comum para uma conexão ODBC é acessar dados especificamente para recuperá-los em uma extração do Tableau. A colocação desses dados em uma extração do Tableau acaba permitindo que todos os recursos do Tableau funcionem com os dados. Muitos drivers ODBC oferecem suporte à funcionalidade necessária para conectar e realizar as consultas mais simples necessárias à execução de uma extração. Não importa se você extrai todos os dados ou apenas seleciona algumas colunas e define alguns filtros para recuperar um subconjunto relevante, esse uso do ODBC é um bom cenário para se ter em mente.
Onde obter drivers ODBC para o banco de dados?
A maioria dos fornecedores de bancos de dados distribui drivers ODBC a serem usados com seus respectivos bancos de dados. Entre em contato com seu fornecedor de banco de dados para obter os drivers. Além disso, existem vários fabricantes terceiros de drivers ODBC que podem fornecer drivers para uma grande variedade de bancos de dados comuns.
De qual driver da versão do ODBC preciso?
Verifique se seu driver ODBC é de uma versão 3 ou posterior, o que significa que ele implementa a especificação ODBC versão 3. Cada fornecedor de driver tem seu próprio sistema de numeração para suas versões de driver, o que deverá ser diferente do número da versão ODBC que ele implementa. Como a especificação da versão 3 do ODBC foi apresentada em 1995, é possível que seu provedor de banco de dados tenha um driver que implemente esse nível de conformidade. Vimos vários clientes do Tableau com drivers não compatíveis com a versão 3 (cuja conexão falha), e que atualizaram para um driver mais novo e conseguiram continuar.
O Tableau testou o banco de dados [x]?
O Tableau testou conexões ODBC com várias fontes de dados, mas, devido ao volume de drivers ODBC disponíveis no mercado, não testamos com todos os drivers possíveis, nem o Tableau pode realizar essa diversidade de testes. A melhor recomendação para qualquer driver em especial é experimentá-lo e nos dizer como ele funciona.
O que faço caso ele não funcione?
Primeiro verifique a versão do driver. Se você observar os logs do Tableau, informaremos o nível da versão do ODBC relatado pelo driver. Procure nos registros uma entrada como a seguinte:
ODBCProtocol: driver ODBC version: 03.52
O número ao final indica o nível da versão do ODBC. Caso ele seja inferior a 03.00, o driver precisará ser atualizado.
Caso receba avisos ao se conectar a respeito de recursos não aceitos, consulte o fornecedor do banco de dados para saber se ele tem um driver atualizado que ofereça suporte a mais recursos. Nem todos os drivers funcionarão com o Tableau.
Devo usar o conector de banco de dados nomeado ou o conector ODBC?
Caso você esteja se conectando a um banco de dados para o qual o Tableau tem uma opção de conexão nomeada, use o conector nomeado. Os conectores nomeados são otimizados para o banco de dados específico.
Consulte também
Outros bancos de dados (ODBC) – Descreve como conectar-se aos seus dados usando o conector ODBC.
Personalizar e ajustar uma conexão – Descreve as informações de conexão de personalização para melhor funcionalidade e desempenho.
Referência de personalizações de recurso do Tableau – Lista as personalizações que você pode usar para definir quais recursos do Tableau são suportados pela fonte de dados.
Referência de personalizações do ODBC/SQL – Lista as personalizações que representam as partes dos padrões ODBC e SQL suportadas pelo driver ODBC.