Filtrar dados de fontes de dados

É possível criar filtros em uma fonte de dados, reduzindo assim, a quantidade de dados.

Se criar uma extração de uma fonte de dados que já tem filtros, esses serão automaticamente recomendados como filtros de extração e exibidos na caixa de diálogo Extração. Esses filtros recomendados não são obrigados a fazer parte da lista de Filtros de extração e podem ser removidos com segurança sem afetar o conjunto existente de Filtros de fonte de dados.

Os filtros de fonte de dados podem ser úteis para restringir o que os usuários dos dados podem visualizar quando você publicar uma pasta de trabalho ou fonte de dados. Quando você publica uma fonte de dados no Tableau Server, a fonte de dados e qualquer arquivo associado ou extrações são transportados inteiramente para o Server. À medida que uma fonte de dados é publicada, é possível definir as permissões de acesso para baixá-la ou modificá-la, e você também pode escolher os usuários e grupos que podem emitir consultas remotamente através do Tableau Server em relação à essa fonte de dados. Quando os usuários têm permissão de consulta e não de download, você pode compartilhar um modelo de dados valioso com campos calculados, aliases, grupos, conjuntos e muito mais, mas apenas para consulta.

Além disso, os usuários que consultam esta fonte de dados publicada nunca conseguirão visualizar ou modificar nenhum filtro da fonte de dados presente na fonte de dados originalmente publicada, mas todas as consultas dos usuários estarão sujeitas a esses filtros. Esta é uma ótima maneira de oferecer um subconjunto restrito dos dados, por exemplo, ao filtrar as dimensões para usuários e grupos específicos ou através da definição de filtros de fonte de dados com base em um intervalo de datas relativas ou fixas. Isso é muitas vezes útil para a segurança dos dados e também permite que você gerencie o desempenho do banco de dados remoto, no qual o Tableau Server vai consultar em nome do usuário. Para os sistemas que dependem muito de partições ou indexação, os filtros de fonte de dados podem produzir um grande controle sobre o desempenho de consultas emitidas pelo Tableau.

Criar um filtro de fonte de dados

O modo principal de criar um filtro de fonte de dados é pela página da fonte de dados.

Para criar um filtro de fonte de dados

  1. Na página da fonte de dados, clique em Adicionar na seção Filtros, no canto superior direito da página.

  2. Para criar um filtro de fonte de dados em uma planilha, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) na fonte de dados e escolha Editar filtros da fonte de dados.

    Se iniciar da página da fonte de dados ou de uma planilha, será possível visualizar uma caixa de diálogo Editar o filtro da fonte de dados, listando todos os filtros de fontes de dados existentes.

  3. Clique em Adicionar para abrir uma caixa de diálogo Adicionar filtro, listando todos os campos na fonte de dados.

  4. Clique para selecionar um campo para o filtro; em seguida, especifique como o campo deve ser filtrado, assim como você faria em um campo na divisória Filtros.

    Para adicionar um filtro de fonte de dados adicional, repita este procedimento.

Filtros globais e da fonte de dados

Ao criar um filtro da fonte de dados, todos os filtros globais que utilizam esta fonte de dados serão exibidos automaticamente na caixa de diálogo Editar filtros da fonte de dados para facilitar a atribuição de um filtro global como um filtro da fonte de dados. Para atribuir o filtro global como filtro da fonte de dados, clique em OK.

Caso você atribua um filtro global como o filtro da fonte de dados, esse filtro global não será mais exibido em planilhas da pasta de trabalho (pois se tornará um filtro da fonte de dados).

Importante: saiba que é não necessário selecionar um filtro global na caixa de diálogo Editar filtros da fonte de dados para a atribuição. Ao clicar em OK, todos os filtros globais na lista serão atribuídos.

Para impedir que um filtro global seja atribuído como um filtro da fonte de dados, selecione-o na caixa de diálogo Editar filtros da fonte de dados e clique em Remover.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.