Adicionar eixos para várias medidas nas exibições

Há diversas maneiras de comparar várias medidas em uma única exibição. É possível:

  • Crie eixos individuais para cada medida.

  • Combine duas medidas para compartilhar um eixo.

  • Adicione eixos duplos onde há dois eixos independentes em camadas no mesmo painel.

Em qualquer um desses casos, você pode personalizar as marcas de cada eixo para usar vários tipos de marcas e adicionar diferentes níveis de detalhes. As exibições com marcas personalizadas são chamadas de gráficos de combinação ou combo.

Observação: para obter detalhes sobre como editar eixos, consulte Editar eixos.

Adicionar eixos individuais para medidas

Para adicionar eixos individuais para cada medida, arraste as medidas para as divisórias Linhas e Colunas.

  • Adicionar um campo contínuo na divisória Linhas inclui um eixo adicional às linhas da tabela.

  • Adicionar um campo contínuo na divisória Colunas inclui um eixo adicional às colunas da tabela.

O exemplo abaixo mostra as vendas trimestrais e o lucro. Os eixos Vendas e Lucros são linhas individuais na tabela e possuem escalas independentes.

O campo Data do pedido na divisória Colunas é uma dimensão de data discreta. Por ser discreto, ela cria cabeçalhos, em vez de um eixo. Para obter detalhes sobre como editar eixos, consulte Editar eixos.

Combinar eixos de várias medidas em um único eixo

As medidas podem compartilhar um único eixo para que todas as marcas sejam exibidas em um único painel.

Para combinar várias medidas, arraste uma medida ou um eixo e solte-o em um eixo existente.

Em vez de adicionar linhas e colunas à exibição, ao combinar medidas, há uma única linha ou coluna e todos os valores de cada medida são exibidos ao longo de um eixo contínuo. Por exemplo, a exibição a seguir mostra vendas trimestrais e o lucro em um eixo compartilhado.

Observação: se, ao arrastar uma medida para a tela, o usuário visualizar somente um indicador de régua em vez do indicador de régua duplo mostrado abaixo, o Tableau cria eixos duplos no lugar de eixo combinado. Para obter informações sobre como criar dois eixos, consulte Comparar duas medidas usando eixo duplo.

A combinação de medidas usa os campos Nomes de medida e Valores de medida, que são campos gerados contendo todos os nomes de medida de sua fonte de dados e todos os valores de medida. O eixo compartilhado é criado usando o campo Valores de medida. O campo Nomes de medida é adicionado à Cor no cartão Marcas para que uma linha seja desenhada para cada medida. Por fim, o campo Nomes de medida é filtrado para incluir somente as medidas que devem ser combinadas.

Observação: a combinação de eixos é mais apropriada à comparação de medidas com escala e unidades similares. Se as escalas das duas medidas forem drasticamente diferentes, as tendências ficarão distorcidas.

Comparar duas medidas usando eixo duplo

Compare várias medidas usando eixos duplos, que são dois eixos independentes dispostos um sobre o outro. Os eixos duplos são úteis para analisar duas medidas com escalas diferentes.

Para adicionar a medida como eixo duplo, arraste o campo para o lado direito da exibição e solte-o quando encontrar uma linha pontilhada preta.

Você também pode clicar com o botão direito (no Mac, clique pressionando a tecla Control) na medida da divisória Colunas ou Linhas e selecione Eixo duplo.

O resultado é uma exibição de eixo duplo em que o eixo Lucro corresponde à linha azul e o eixo Vendas corresponde à linha laranja.

É possível adicionar até quatro eixos em camadas: dois na divisória Colunas e dois na divisória Linhas.

Sincronizar eixos para usarem a mesma escala

Para alinhar os dois eixos em um gráfico de eixo duplo para usar a mesma escala, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) no eixo secundário e selecione Sincronizar eixo. Isso alinha a escala do eixo secundário à escala do eixo primário.

Neste exemplo, o eixo Vendas é o secundário e o eixo Lucro é o primário.

Observação: para sincronizar os eixos, os tipos de dados de ambas as medidas devem ser os mesmos. Se os tipos de dados para as suas medidas forem diferentes, consulte a seção a seguir.

Você pode sincronizar eixos duplos para tipos de dados numéricos que não são correspondentes. Por exemplo, você pode sincronizar um eixo que usa um tipo de dados inteiro e um que usa um tipo de dados decimal.

Se quiser alterar qual eixo será o primário e qual será secundário, selecione o campo na divisória Colunas ou Linhas e arraste-o em frente ao campo primário na divisória, até que apareça um triângulo laranja.

Neste exemplo, é possível selecionar o campo SUM(Sales) na divisória Linhas e arrastá-lo para frente do campo SUM(Profit). O eixo Vendas é agora o primário e o eixo Lucro é o secundário.

Sincronizar eixos com medidas de diferentes tipos de dados

A opção Sincronizar eixo garante uma comparação escalonada e correta em um gráfico de eixo duplo. Entretanto, às vezes esta opção pode não estar disponível (esmaecida). Isto é porque o tipo de dados de um dos eixos é diferente do outro.

Observação: em um gráfico com eixos duplos, a partir da versão 2018.1, será possível sincronizar os eixos duplos para tipos de dados numéricos que não são correspondentes. Por exemplo, você pode sincronizar um eixo que usa um tipo de dados inteiro e um que usa um tipo de dados decimal.

Para solucionar este problema, altere o tipo de dado de um dos eixos. Siga o exemplo abaixo para alterar o tipo de dados de um eixo.

  1. Clique no ícone Nova planilha para abrir uma nova planilha.

  2. Arraste Data do pedido para Colunas, em seguida, clique na seta suspensa no campo da divisória e selecione Mês no menu de contexto.

  3. Para criar um eixo duplo, arraste Vendas para Linhas, em seguida, arraste Quantidade para o lado direito da exibição e solte-a quando encontrar uma linha pontilhada preta.

    Ao clicar com o botão direito no eixo Quantidade, verá que a opção Sincronizar eixo está esmaecida.

  4. No painel Dados, clique na seta suspensa no campo Quantidade e selecione Alterar tipo de dados > Número (decimais) no menu Isso altera o tipo de dados do campo.

  5. Substitua a medida Quantidade na exibição.

  6. Clique com o botão direito do mouse no eixo secundário e, em seguida, selecione Sincronizar eixo.

Personalizar as marcas de uma medida

  1. Selecione o cartão Marcas da medida que deseja personalizar. Há um cartão Marcas para cada medida nas divisórias Linhas e Colunas.

  2. Selecione um novo tipo de marca para a medida.

    As alterações de tipo, forma, tamanho, cor, detalhes e outras propriedades de marca serão aplicadas à medida selecionada.

    Por exemplo, na exibição abaixo, o cartão Marcas de vendas está ativo. O Tipo de marca foi alterado para Barra e, quando o Tipo de produto é colocado em Cor, no cartão Marcas de vendas, a codificação e o nível de detalhe são aplicados apenas às Marcas de vendas. A marca Vendas no orçamento não é dividida pelo Tipo de produto.

Dicas

  • Selecione um campo no cartão Marcas para modificar apenas suas propriedades.

  • Selecione o cartão de marcas Todas para modificar as propriedades de todas as medidas de uma vez.

  • Para alterar a ordem das marcas de um campo na exibição, clique com o botão direito do mouse no seu eixo e, em seguida, selecione Mover marcas para frente.

Criar um gráfico de combinação (atribuir diferentes tipos de marcas às medidas)

Ao trabalhar com várias medidas em uma exibição, é possível personalizar o tipo de marca para cada medida discreta. Como cada medida pode ter marcas personalizadas, também é possível personalizar o nível de detalhe, o tamanho, a forma e a codificação de cores de cada medida.

Por exemplo, você pode criar uma exibição que usa duas medidas em eixos duplos. Uma medida mostra Lucro com uma marca de linha e a outra mostra Vendas com marcas de barra. Você também pode optar por exibir as medidas como eixos individuais ou eixos combinados.

Para criar um gráfico de combinação como este exemplo

  1. Conecte-se à fonte de dados Sample - Superstore.

  2. Arraste a medida Data do pedido para a divisória Colunas e clique nela para alterar o Ano para Mês.

  3. Arraste a medida Vendas até a divisória Linhas.

  4. Arraste a medida Lucro para o lado direito da exibição e solte-a quando encontrar uma linha pontilhada preta.

  5. Clique no cartão Vendas. Altere o tipo de marca Vendas para Barra.

    Opcional: para ajustar as cores utilizadas nas marcas Vendas e Lucro:

    1. Clique no cartão Tudo, clique em Cor e selecione Editar cores.
    2. Clique no item de dados Lucro e, em seguida, clique em uma cor diferente na paleta. Clique no item de dados Vendas e, em seguida, clique em uma cor diferente na paleta.
    3. Clique em Aplicar e, em seguida, OK.
Agradecemos seu feedback!