Adicionar imagens da Web dinamicamente a planilhas

No Tableau, sabemos que as imagens são uma ferramenta eficiente na análise de dados. Imagine que você está vendo uma visualização de vendas mensais de calçados. Os dados estão dizendo que você vendeu mais saltos altos do que calçados do tipo plataformas, mas você não consegue imaginar a diferença entre os dois tipos de sapato. É aí que entra a função de imagem. Você pode adicionar dinamicamente imagens da Web às suas planilhas e usá-las em seus cabeçalhos para adicionar detalhes visuais.

Visualização com imagens de sapatos junto com o tipo de sapato e vendas

Preparar a fonte de dados

A função de imagem pode ser atribuída a campos de dimensão discreta que contêm URLs que apontam para imagens da web. Para preparar seus dados, certifique-se de que seus campos de imagem atendam aos requisitos definidos pelo Tableau para receber uma função de imagem:

  • Certifique-se de que as URLs naveguem para arquivos de imagem .png, .jpeg, .jpg, .svg, .webp, .jfif, .ico ou .gif.
  • Verifique se cada URL começa com http ou https. Se um protocolo de transporte não estiver incluído, o Tableau assumirá https.
  • Otimize o número de imagens usadas em seu conjunto de dados. Normalmente, você pode carregar até 500 imagens por campo.
  • Certifique-se de que cada arquivo de imagem seja menor que 200 kb.

Observação: se você estiver usando o Tableau 23.1 ou anterior, as URLs devem navegar para arquivos de imagem com extensões de arquivo .jpg, .jpeg ou .png.

No Tableau 23.2 e versões posteriores, há suporte para arquivos .gif, mas animações de .gif serão exibidas apenas no Tableau Cloud e no Tableau Server com uma renderização do lado do cliente. No Tableau Desktop e no Tableau Server com renderização no lado do servidor, o arquivo .gif será exibido como uma imagem estática.

Dependendo da complexidade da sua visualização, o Tableau pode usar como padrão uma renderização do lado do servidor, o que limita o número de imagens a 100 por campo. Para saber mais sobre configurações de complexidade e renderização do lado do servidor, consulte Configurar renderização do lado do cliente.

Exemplo de conjuntos de dados

Nome do produtoURL da imagem do produtoVendas de produtos
Apartamentoshttps://img.example.com/flats.png12.118
Salto altohttps://img.example.com/highheels.png15.865
Tênis de corridahttps://img.example.com/runningshoes.png14.200
Salto tipo plataformahttps://img.example.com/wedges.png8.665

Atribuir uma função de imagem às URLs

Depois de se conectar à sua fonte de dados, você pode atribuir uma função de imagem às suas URLs na página Fonte de dados ou no painel Dados em uma planilha.

Na página Fonte de dados:

  1. Localize a coluna que tem URLs de imagem.
  2. Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control no Mac) no ícone no canto superior esquerdo da coluna e selecione Função da imagem > URL .
    O ícone muda para um ícone de imagem e suas imagens estão prontas para uso.

    Opção de fonte de dados para atribuir uma função de imagem a URLs

De uma planilha:

  1. Abra uma nova planilha.
  2. Localize um campo de dimensão discreta que tenha URLs de imagem.
  3. Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control no Mac) no campo de dimensão e selecione Função da imagem > URL.
    O ícone muda para um ícone de imagem e suas imagens estão prontas para uso.

    Opção do painel Dados para atribuir uma função de imagem a dados

Adicione imagens às suas visualizações

Na planilha, arraste o campo Função da imagem para a divisória Linhas ou Colunas. Agora você pode ver imagens junto com seus dados associados em sua visualização.

Compartilhe suas visualizações

Você pode exportar suas pastas de trabalho com imagens e compartilhá-las. Certifique-se de que as imagens usadas em suas visualizações estejam disponíveis para serem visualizadas por todos com quem você compartilha suas visualizações. Por exemplo, se você estiver usando imagens hospedadas em um servidor interno protegido por um firewall, certifique-se de que todos com quem você compartilha a visualização tenham permissões suficientes para acessar as imagens. Neste exemplo, os usuários que visualizarem a visualização enquanto estiverem conectados ao mesmo servidor não deverão ter problemas para visualizar as imagens. Mas os usuários que exportam a visualização para um pdf em um servidor do Tableau Cloud podem não conseguir ver as imagens.

Se você exportar sua pasta de trabalho e seu visualizador tentar abri-la no Tableau 2022.3 ou anterior, o visualizador não poderá ver as imagens.

Observação: é uma prática recomendada sempre alinhar um campo de função de imagem com uma descrição de texto para tornar o conteúdo acessível para leitores de tela e outros softwares de acessibilidade.

Solucionar problemas de conexões de imagens

Às vezes, as imagens não serão exibidas se você exceder o número de imagens permitido por campo, tiver arquivos de imagem grandes em uma visualização complexa ou estiver visualizando a visualização em um dispositivo móvel. Esta seção ajuda a solucionar esses erros.

Nenhuma das imagens está sendo exibida na minha visualização

Há muitas imagens na visualização
O Tableau não pôde acessar as imagens

Algumas das imagens não estão sendo exibidas na minha visualização

O arquivo de imagem é muito grande
Você está usando uma versão anterior do Tableau
A URL da imagem deve começar com http ou https
O arquivo de imagem deve ser uma URL
O tipo do arquivo de imagem não é compatível
O arquivo de imagem contém caracteres inválidos

As imagens não estão sendo exibidas fora da minha planilha

As imagens não estão sendo exibidas na visualização na dica de ferramenta
As imagens não estão sendo exibidas em Exibir em Miniatura
As imagens não estão sendo exibidas quando exporto minha pasta de trabalho
As imagens não estão sendo exibidas em um dispositivo móvel