Configurar a renderização do lado do cliente
Quando o usuário navega até uma exibição no Tableau Server, o processamento necessário para mostrar a exibição, chamada renderização, pode ser realizado pelo seu dispositivo cliente ou pelo Tableau Server. A escolha depende da complexidade da exibição, que é determinada pelo número de marcas, linhas, colunas e muito mais. Se um modo de exibição for menos complexo, é mais rápido para um dispositivo cliente renderizar a exibição. Se uma exibição for menos complexa, será mais rápido enviar uma solicitação ao Tableau Server e utilizar a maior potência de computação do servidor.
Observação: se uma exibição usar o tipo de marca de polígono ou o recurso de histórico de página, será sempre realizada a renderização do lado do servidor, mesmo que a renderização do lado do cliente esteja habilitada.
Navegadores suportados
A renderização no lado do cliente é compatível com o Internet Explorer versão 9.0 ou posterior, o Firefox, o Chrome e o Safari. Todos esses navegadores da Web incluem o elemento HTML 5 <canvas>
, que é necessário na renderização do lado do cliente.
A renderização do lado do cliente também é compatível com o aplicativo do Tableau Mobile.
Configurar o limite de complexidade para computadores e dispositivos móveis
Como os computadores têm mais potência de processamento que os dispositivos móveis, o Tableau Server realiza mais renderizações do lado do cliente em computadores que no do dispositivo móvel.
Como administrador do servidor, ajuste o limite de complexidade para configurar quando a renderização do lado do cliente acontece em computadores e dispositivos móveis. Por exemplo, você pode diminuir o limite para dispositivos móveis se perceber que neles as exibições são exibidas lentamente. Ou, aumente os limites para reduzir o número de solicitações ao Tableau Server.
Por padrão, o limiar de complexidade dos navegadores da Web em computadores é 100. Para ajustar esse limiar de complexidade em computadores, use o comando a seguir:
tsm configuration set -k vizqlserver.browser.render_threshold -v [new value]
Por padrão, o limiar de complexidade dos dispositivos móveis é 60. Para ajustar esse limiar de complexidade em dispositivos móveis, use o comando a seguir:
tsm configuration set -k vizqlserver.browser.render_threshold_mobile -v [new value]
Por exemplo, para alterar o limite móvel para 40, insira o comando a seguir:
tsm configuration set -k vizqlserver.browser.render_threshold_mobile -v 40
Para obter mais informações sobre como usar o conjunto de opções tsm, consulte Opções do tsm configuration set.
Desabilitar a renderização do lado do cliente
Como padrão, é possível realizar a renderização do lado do cliente, sendo recomendada para melhorar o desempenho das exibições. No entanto, desabilite temporariamente a renderização do lado do cliente para realizar testes ou se o seu servidor estiver for acessado principalmente por computadores ou dispositivos móveis com mínima potência de processamento.
Use o comando tabadmin a seguir para desabilitar a renderização do lado do cliente:
tsm configuration set -k vizqlserver.browser.render -v false
Para obter mais informações sobre como usar o conjunto de opções tsm, consulte Opções do tsm configuration set.
Teste com o parâmetro de URL
Para testar a renderização no lado do servidor com base na sessão, digite ?:render=false
no final da URL da exibição. Por exemplo:
http://localhost/views/Supplies/MyView?:render=false
Se a renderização no lado do cliente for desabilitada no Tableau Server, insira ?:render=true
para habilitá-la para a sessão.
http://localhost/views/Supplies/MyView?:render=true
Você também pode testar limites de complexidade em particular em exibições individuais para ver se é apropriado ajustar o limite em todo o servidor para suas condições de servidor e rede. Por exemplo, você poderá achar que os pontos decisivos de complexidade mais baixa (como 80) ou mais alta (como 120) resultam em mais capacidade de resposta às interações do usuário. Para testar um limite, você pode manter a configuração padrão do servidor (habilitada para renderização no lado do cliente) e inserir o número do limite de teste ao final da URL da exibição. Por exemplo:
http://localhost/views/Supplies/MyView?:render=80