Filtrar dados em várias fontes de dados

Ao trabalhar com várias fontes de dados em uma pasta de trabalho, você poderá querer comparar os dados entre elas usando um campo que elas tenham em comum. Para fazer isso, aplique um filtro nas diversas fontes de dados primárias.

Por exemplo, o painel a seguir mostra a quantidade do pedido, a média de vendas e a média de lucro dos clientes. Ele tem três exibições. Cada uma das exibições usa uma fonte de dados diferente como fonte de dados primária e todas essas fontes de dados têm um campo em comum: Nome do cliente. Também há um cartão de filtro na exibição de Nome do cliente.

Esse é um painel interessante com muitas boas informações, mas poderá ser desejável atualizar todas as exibições no painel ao mesmo tempo pelo cliente que está analisando. Por exemplo, talvez você deseje ver a média de vendas, o lucro e o número de pedidos recebidos de um de seus clientes, Aaron Riggs.

Para fazer isso, é possível filtrar todas as três fontes de dados pelo campo Nome do cliente.

Siga as etapas abaixo para saber como filtrar dados entre várias fontes de dados.

Antes de começar, é interessante saber o seguinte:

A partir da versão 10.0, é possível filtrar dados em várias fontes de dados primárias. Não é possível filtrar os dados nas fontes de dados secundárias. Não há suporte atualmente no Tableau Desktop para a filtragem de dados na fonte de dados secundária de uma planilha.

Se deseja filtrar os dados nas fontes de dados secundárias, considere as alternativas a seguir:

  • Unir as tabelas que estão na mesma fonte de dados, em vez de mesclá-las. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados(O link abre em nova janela).

  • Criar uma união entre os bancos de dados se as tabelas estiverem em diferentes fontes de dados. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados(O link abre em nova janela).

  • Colocar a fonte de dados primária como secundária e a fonte de dados secundária como primária. Observação: isso nem sempre é viável, devido ao nível de detalhe desejado na exibição final.

Observação: para garantir que as cadeias de caracteres de dados com mistura de maiúscula e minúscula no filtro, crie um campo calculado usando a função de cadeia de caracteres UPPER() e, em seguida, crie o relacionamento de filtro usando o campo calculado.

Para obter mais perguntas frequentes sobre os filtros de fontes de dados cruzados, consulte Perguntas frequentes de filtragem de fonte de dados cruzadas(O link abre em nova janela) na publicação do fórum da Comunidade do Tableau.

: definir relacionamentos entre suas fontes de dados

Antes de poder criar relacionamentos entre fontes de dados, é necessário assegurar que haja um campo em comum entre as fontes de dados que você está mapeando. Os campos não precisam ter o mesmo nome em cada fonte de dados, mas devem ter alguns dados em comum.

Depois de identificar os campos em comum, será necessário criar relacionamentos entre eles ou mapear os campos uns para os outros.

Caso os campos tenham o mesmo nome, o Tableau poderá reconhecer a relação entre eles automaticamente. Você pode modificar uma relação existente criada automaticamente pelo Tableau ou criar uma nova relação entre dois campos em fontes de dados diferentes seguindo o procedimento abaixo.

Para definir um relacionamento entre suas duas fontes de dados:

  1. Selecione Dados > Editar relacionamentos.

  2. Na caixa de diálogo Editar relacionamentos, faça o seguinte:

    • Selecione uma fonte de dados para ser a Fonte de dados primária e outra para ser a Fonte de dados secundária.

    • Selecione Personalizar.

    • Para definir uma relação entre campos que têm nomes diferentes, clique em Adicionar.

    • Para editar uma relação existente, selecione os campos à direita e clique em Editar.

  3. Na caixa de diálogo Adicionar/editar mapeamento de campo, faça o seguinte e clique em OK:

    • Em Campo da fonte de dados primária, selecione um campo.

    • Em Campo da fonte de dados secundária, selecione um campo com dados semelhantes ao campo selecionado como fonte de dados primária.

    • Para obter mais informações sobre a edição de relacionamentos, consulte Combinar os dados.

      Observação: Depois de definir os relacionamentos, não será necessário ativar combinações (ou seja, não será necessário clicar no ícone de link no painel Dados) para filtrar entre suas fontes de dados.

      Para obter mais informações sobre a diferença entre fontes de dados primárias e secundárias, consulte Combinar os dados.

: adicionar um filtro à exibição

Depois de definir os relacionamentos entre suas fontes de dados, vá até uma das planilhas e arraste uma dimensão para a divisória Filtros. Em seguida, escolha incluir ou excluir os dados da exibição. Para obter mais informações sobre a filtragem de dados, consulte Filtrar dados das suas exibições(O link abre em nova janela).

Etapa opcional: mostre um cartão de filtro na exibição. Clique com o botão direito do mouse no campo na divisória Filtros e selecione Mostrar filtro. Um cartão de filtro do campo aparece na exibição.

Para obter mais informações sobre cartões de filtro (anteriormente conhecidos como filtros rápidos), consulte Visualização de filtros interativos na exibição(O link abre em nova janela).

: aplicar o filtro às planilhas

Depois de configurar o filtro, será possível aplicá-lo a todas as planilhas na pasta de trabalho que usam fontes de dados relacionadas ou será possível aplicá-lo a determinadas planilhas.

  • Para aplicar o filtro a todas as planilhas que usam fontes de dados relacionadas, clique com o botão direito do mouse na divisória Filtros e selecione Aplicar a planilhas > Todas usando fontes de dados relacionadas.

  • O campo Nome do cliente é adicionado à divisória Filtros em todas as planilhas que usam uma fonte de dados relacionada. Um ícone é adicionado ao lado do campo na divisória Filtros, indicando que o filtro está sendo aplicado a várias fontes de dados.

    Se você passar o mouse sobre o campo na divisória Filtros em qualquer planilha, será possível encontrar detalhes sobre o tipo de filtro, o campo de origem do filtro e as outras planilhas às quais o filtro se aplica.

  • Para aplicar o filtro às planilhas selecionadas, clique com o botão direito do mouse no campo na divisória Filtros e selecione Aplicar a planilhas > Planilhas selecionadas.

  • O campo Nome do cliente é adicionado à divisória Filtros nas planilhas selecionadas. Um ícone é adicionado ao lado do campo na divisória Filtros para indicar que o filtro está sendo aplicado a determinadas planilhas.

Agora, no painel, quando você filtra a exibição para Aaron Riggs, todas as três exibições atualizam e é possível ver que Aaron fez pedidos em 2010, 2011 e 2013 e gastou uma média de US$ 3.700. O lucro médio desses pedidos foi de, aproximadamente, US$ 1.000.

Campos de origem e campos de destino

Ao aplicar um filtro a várias fontes de dados, você cria uma fonte de dados e um ou mais campos de destino. Tanto os campos de origem quanto os campos de destino aparecem na divisória Filtro em suas respectivas planilhas.

O campo de origem é o campo usado para filtragem.

O campo de destino em qualquer planilha é um campo de outra fonte de dados relacionado a um campo de origem. Este é o campo sendo filtrado na planilha.

O campo de origem determina os dados incluídos ou excluídos dos campos de destino. Por exemplo, digamos que você tenha três planilhas que usam três fontes de dados separadas (A, B e C) como fontes de dados primária. Cada uma das fontes de dados tem um campo em comum (Fruta) e os dados são os seguintes:

Frutas da fonte de dados A Frutas da fonte de dados B Frutas da fonte de dados C
Maçãs Maçãs Maçãs
Laranjas Toranjas Toranjas
Bananas Laranjas Laranjas
  Peras Tomates
    Bananas

Se o campo Fruta da fonte de dados A for o campo de origem do filtro de origem de dados cruzados, os dados que aparecerão nos campos de destino serão os seguintes:

Frutas da fonte de dados A - Campo de origem Frutas da fonte de dados B - Campo de destino Frutas da fonte de dados C - Campo de destino
Maçãs Maçãs Maçãs
Laranjas Laranjas Laranjas
Bananas   Bananas

Quaisquer dados que não correspondam aos dados no campo de origem serão excluídos dos campos de destino e não aparecerão nas planilhas ou em seus cartões de filtro.

Na divisória Filtros, os campos de origem são indicados por um ícone quando o campo de origem aplica a todas as planilhas com uma fonte de dados relacionada ou um ícone quando se aplica a determinadas planilhas. Os campos de destino são indicados com um ícone no campo na divisória Filtros. Eles também são indicados com um ícone ou ao lado do campo na divisória Filtros.

Agradecemos seu feedback!