Criar nível de detalhes e cálculos de classificação

Você pode usar campos calculados para criar novos dados usando dados que já existem em sua fonte de dados. O Tableau Prep Builder suporta muitos dos mesmos tipos de cálculo que Tableau Desktop. Para obter informações gerais sobre a criação de cálculos, consulte Introdução a cálculos no Tableau(Link opens in a new window).

Observação: algumas funções suportadas pelo Tableau Desktop ainda não podem ser suportadas em Tableau Prep Builder. Para ver as funções disponíveis no Tableau Prep Builder, revise a lista de funções no editor de cálculo.

A partir da versão 2020.1.3 do Tableau Prep Builder, você pode usar as funções analíticas de Nível de Detalhes (LOD) FIXED e RANK e ROW_NUMBER para realizar cálculos mais complexos.

Por exemplo, adicione um cálculo de LOD FIXED para alterar a granularidade dos campos em sua tabela, use a nova função analítica ROW_NUMBER () para encontrar rapidamente linhas duplicadas, ou use uma das novas funções RANK () para encontrar os principais valores N ou N inferior para uma seleção de linhas com dados semelhantes. Se você quer uma experiência mais guiada ao construir esses tipos de expressões, pode usar o novo editor de cálculo visual.

Calcular o nível de detalhe

Quando você precisa calcular dados em vários níveis de granularidade na mesma tabela, você pode escrever um nível de expressão Detalhe (LOD) para fazer isso. Por exemplo, se você quiser encontrar as vendas totais para cada região, poderá escrever um cálculo como {FIXED [Region] : SUM([Sales])}.

O Tableau Prep Builder suporta o nível FIXED de expressão detalhada e usa a sintaxe {FIXED [Field1],[Field2] : Aggregation([Field)}.

As expressões de LOD têm duas partes para a equação que são separadas por dois pontos.

  • FIXED [Field](obrigatório): esse é o campo ou campos para os quais você deseja calcular os valores. Por exemplo, se você quisesse encontrar as vendas totais para cliente e região, digitaria FIXED [Customer ID], [Region]:. Se você não selecionar nenhum campo, isso equivale a realizar a agregação definida no lado direito dos dois pontos e repetir esse valor para cada linha.

  • Agregação ([Field]) (obrigatório): selecione o que você deseja calcular e que nível de agregação você deseja. Por exemplo, se você quiser encontrar as vendas totais, digite SUM([Sales].

Ao usar esse recurso em Tableau Prep Builder, os seguintes requisitos se aplicam:

  • As expressão de LOD INCLUDE e EXCLUDE não são aceitas.
  • Os cálculos de agregação só são aceitos dentro de uma expressão de LOD. Por exemplo, SUM([Sales]) não seria válido, mas {FIXED [Region] : SUM([Sales])} é válido.
  • Fazer expressões dentro de uma expressão de LOD não é aceito Por exemplo, { FIXED [Region] : AVG( [Sales] ) / SUM( [Profit] )} não é aceito.
  • Não é aceito combinar uma expressão de LOD com outra expressão. Por exemplo, [Sales]/{ FIXED [Country / Region]:SUM([Sales])} não é aceito.
  • Criar cálculos de Nível de Detalhe (LOD)

    Para criar um cálculo de detalhes, você pode usar o editor de cálculo para escrever o cálculo ou, se você quiser uma experiência mais guiada, poderá usar o editor de Cálculo Visual para selecionar seus campos e o Tableau Prep Builder escreve o cálculo para você.

    Editor de cálculo

    1. Na barra de ferramenta do painel Perfil, clique em Criar campo calculado, ou em um cartão de perfil ou grade de dados, clique no menu Mais opções e selecione Criar campo calculado > Cálculo personalizado.

    2. No editor de cálculo, digite um nome para o seu cálculo e a expressão.

      Por exemplo, para encontrar os dias médios para enviar produtos pela cidade, crie um cálculo como o mostrado abaixo.

    Editor de cálculo visual

    Selecione campos de uma lista e o Tableau Prep Builder cria o cálculo para você durante as suas seleções. Uma prévia dos resultados é mostrada no painel esquerdo, para que você possa ver os resultados de suas seleções.

    1. Em um painel de placa de perfil ou resultados, clique no meni Mais opções e selecione Criar campo calculado >LOD fixo.

    2. No editor de Cálculo visual, faça o seguinte:

      • Na seção Agrupar por , selecione os campos para os quais deseja calcular os valores. O campo em que você selecionou a opção de menu Criar campo calculado >LOD fixo é adicionada por padrão. Clique no ícone de sinal de mais adicionar quaisquer campos adicionais ao seu cálculo. Isso preenche o lado esquerdo da equação, {FIXED [Field1],[Field2] :.
      • Na seção Computar usando, selecione o campo que deseja usar para calcular seus novos valores. Em seguida, selecione sua agregação. Isso preenche o lado direito da equação, Aggregation([Field)}.

        Um gráfico abaixo do campo mostra a distribuição de valores e uma contagem total para cada combinação de valor. Dependendo do tipo de dados, esse pode ser um gráfico de caixa, faixa de valores ou os valores reais.

        Observação: os valores de agregação disponíveis variam de acordo com o tipo de dados atribuído ao campo.

      • Para remover um campo, clique com o botão direito ou clique em Cmd (MacOS) na caixa suspensa para os campos na seção Agrupar por e selecione Remover o campo.

      • No painel esquerdo, clique duas vezes no cabeçalho do campo e digite um nome para o seu cálculo.
    3. Clique em Feito para adicionar seu novo campo calculado. No painel Alterações, você pode ver o cálculo que Tableau Prep Builder gerou. Clique em Editar para abrir o editor de cálculo visual e fazer quaisquer alterações.

Calcular o número de classificação ou linha

As funções analíticas, às vezes denominadas cálculos de janelas, permitem que você realize cálculos em toda a tabela ou em uma seleção de linhas (partição) em seu conjunto de dados. Por exemplo, ao aplicar uma classificação para uma seleção de linhas, você usaria a seguinte sintaxe de cálculo:

{PARTITION [field]: {ORDERBY [field]: RANK() }

  • PARTITION (opcional): designe as linhas em que deseja realizar o cálculo. Você pode especificar mais de um campo, mas se quiser usar toda a tabela, omita esta parte da função, e o Tableau Prep Builder trata todas as linhas como partição. Por exemplo {ORDERBY [Sales] : RANK() }.
  • ORDERBY(obrigatório): especifique um ou mais campos que deseja usar para gerar a sequência para a classificação.
  • Rank ()(obrigatório): especifique o tipo de classificação ou ROW_NUMBER () que deseja calcular. O Tableau Prep Builder suporta funções RANK(), RANK_DENSE(), RANK_MODIFIED(), RANK_PERCENTILE() e ROW_NUMBER() ()
  • DESC ou ASC(opcional): representa a ordem descendente (DESC) ou ascendente (ASC). Por padrão, a classificação é feita em ordem descendente, então você não precisa especificar isso na expressão. Se você quiser mudar a ordem de classificação, adicione ASC à expressão. Também é possível incluir ambas as opções na função. Por exemplo, se você quisesse classificar uma seleção de linhas, mas em ordem ascendente e, em seguida, aplicar a classificação em ordem descendente, você incluiria essas duas opções na expressão. Por exemplo: {PARTITION [Country], [State]: {ORDERBY [Sales] ASC,[CUSTOMER] DESC: RANK() }}

Ao usar esse recurso em Tableau Prep Builder, os seguintes requisitos se aplicam:

  • As expressões aninhadas dentro de uma função RANK () não são aceitas. Por exemplo, [Sales]/{PARTITION [Country]: {ORDERBY [Sales]: RANK() }} / SUM( [Profit] )} não é aceito.
  • Não é aceito combinar uma função RANK () com outra expressão. Por exemplo, [Sales]/{PARTITION [Country]: {ORDERBY [Sales]: RANK() }} não é aceito.

Funções analíticas aceitas

Função Descrição Exemplo
RANK () Atribui um número inteiro começando com 1, em ordem ascendente ou descendente para cada linha. Se as linhas tiverem o mesmo valor, elas compartilham a classificação atribuída à primeira instância do valor. O número de linhas com a mesma classificação é adicionado ao calcular a classificação para a próxima linha, para que você não obtenha valores consecutivos de classificação.
RANK_DENSE() Atribui um número inteiro começando com 1, em ordem ascendente ou descendente para cada linha. Se as linhas tiverem o mesmo valor, elas compartilham a classificação atribuída à primeira instância do valor, mas nenhum valor de classificação é ignorado para que você veja valores consecutivos de classificação.
RANK_MODIFIED() Atribui um número inteiro começando com 1, em ordem ascendente ou descendente para cada linha. Se as linhas tiverem o mesmo valor, elas compartilham a classificação atribuída à última instância do valor. Nenhum valor de classificação é ignorado. Rank_Modified é calculado como Rank + (Rank + Number of duplicate rows - 1).
RANK_PERCENTILE() Atribui uma classificação de percentil de 0 a 1 em ordem ascendente ou descendente para cada linha. RANK_PERCENTILE é calculado como (Rank-1)/(Total rows-1).
ROW_NUMBER() Atribui uma ID sequencial de linha a cada linha única. Se você tiver linhas duplicadas e usar este cálculo, seus resultados podem mudar cada vez que você executar o fluxo em caso de mudança na ordem das linhas.

Criar cálculos de classificação ou número de linha

Para criar um cálculo Rank ou Row_Number, você pode usar o editor de cálculo para escrever o cálculo, ou, se você quiser uma experiência mais guiada, poderá usar o editor de Cálculo Visual para selecionar seus campos e o Tableau Prep Builder escreve o cálculo para você.

Observação: os cálculos de ROW_NUMBER () não estão disponíveis no editor de cálculo visual.

Editor de cálculo

Use o editor de cálculo para criar qualquer um dos cálculos RANK () ou ROW_NUMBER() aceitos. A lista de cálculos analíticos aceitos é mostrada no editor de Cálculo no menu suspenso Referência em Análise.

  1. Na barra de ferramenta do painel Perfil, clique em Criar campo calculado, ou em um cartão de perfil ou grade de dados, clique no menu Mais opções e selecione Criar campo calculado > Cálculo personalizado.

  2. No editor de cálculo, digite um nome para o seu cálculo e a expressão.

    Por exemplo, para encontrar o último pedido do cliente, crie um cálculo como o mostrado abaixo, em seguida, mantenha apenas as linhas de pedidos do cliente classificadas com o número 1.

Exemplo: Use ROW_NUMBER para encontrar e remover valores duplicados

Esse exemplo usa o conjunto de dados de amostra da Superstore para encontrar e remover valores duplicados exatos para o campo ID de linha usando a função ROW_NUMBER.

  1. Abra o fluxo Sample Superstore.

  2. No painel Fluxo, para a etapa de entrada Pedidos Oesta, clique na etapa Limpar Renomear Estados.

  3. Na barra de ferramentas, clique em Criar campo calculado.

  4. No editor de Cálculo, use a função ROW_NUMBER para adicionar um número de linha ao campo ID de linha usando a expressão {PARTITION [Row ID]: {ORDERBY[Row ID]:ROW_NUMBER()}} e clique em Salvar.

  5. No novo campo calculado, clique com o botão direito ou clique em Cmd (MacOS) no valor de campo 1 e selecione Manter apenas no menu.

    Antes Depois

Editor de cálculo visual

Igual ao criar um nível de cálculo detalhado, você pode usar o editor de cálculo visual para construir um cálculo de classificação. Selecione os campos que deseja incluir no cálculo e selecione os campos que deseja usar para classificar as linhas e o tipo de classificação que deseja calcular. Uma prévia dos resultados é mostrada no painel esquerdo, para que você possa ver os resultados de suas seleções.

  1. Em um painel de placa de perfil ou resultados, clique no meni Mais opções e selecione Criar campo calculado >Classificação.

  2. No editor de cálculo visual, faça o seguinte:

    • Na seção Agrupar por , selecione os campos cujas linhas você deseja calcular os valores. Isso cria a parte de partição do cálculo.

      Clique no ícone de sinal de mais adicionar quaisquer campos adicionais ao seu cálculo. Se você deseja incluir todas as linhas ou remover um campo selecionado, clique com o botão direito ou clique em Cmd (MacOS) na caixa suspensa para os campos na seção Agrupar por e selecione Remover o campo.

    • Na seção Ordenar por, selecione os campos que deseja usar para calcular seus novos valores. O campo em que você selecionou a opção de menu Criar campo calculado >Classificação é adicionada por padrão.

      Clique no ícone de sinal de mais adicionar quaisquer campos adicionais ao seu cálculo, em seguida, selecione seu tipo de Classificação. Clique no ícone de classificação para alterar a ordem de classificação de descendente (DESC) para ascendente (ASC).

      Observação: os valores de classificação disponíveis variam de acordo com o tipo de dados atribuído ao campo.

    • No painel esquerdo, clique duas vezes no cabeçalho do campo e digite um nome para o seu cálculo.

  3. Clique em Feito para adicionar seu novo campo calculado. No painel Alterações, você pode ver o cálculo que Tableau Prep Builder gerou. Clique em Editar para abrir o editor de cálculo visual e fazer quaisquer alterações.

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.