Extensões da tabela

As Extensões da tabela permitem que você crie tabelas de dados com um script de extensões do Analytics. Você pode escrever um script TabPy ou Rserve personalizado e, opcionalmente, adicionar uma ou mais tabelas de entrada. As extensões de tabela são compatíveis com Tableau Cloud, Tableau Server e Tableau Desktop. Este documento é voltado para o Tableau Cloud.

Observação: os dados são atualizados sempre que você abre uma pasta de trabalho ou atualiza uma fonte de dados.

Benefícios

As Extensões da tabela têm os seguintes benefícios para usuários novos e experientes.

  • Integre facilmente scripts ou funções avançadas no Tableau

  • Arraste facilmente os dados das conexões de dados do Tableau como entrada para os scripts

  • O editor de baixo código facilita a adição de código às fontes de dados

  • Integra-se a Guia de dados e Explique os dados
  • Integra-se com TabPy, Rserve e outras extensões analíticas

  • Os resultados podem ser usados para construir painéis ou visualizações

Pré-requisitos

Antes de poder usar extensões de tabela, você deve preencher a lista a seguir.

  • Abra uma fonte de dados no Desktop ou Criação na Web.
  • Configurar uma extensão de análise

Criar uma extensão de tabela

Para criar uma extensão de tabela, siga as etapas a seguir.

  1. Abra uma pasta de trabalho publicada.
  2. Abra uma fonte de dados ou crie uma.
  3. Em Conexões, escolha Nova extensão de tabela.

    menu de conexões

  4. Arraste-o para o modelo de dados.
  5. (Opcional) Arraste tabelas da conexão de dados para o painel de extensão de tabela para usar como entrada em seu script ou função de extensões analíticas.

    • Por padrão, os dados do Tableau são passados para a extensão analítica e definidos como o variable _arg1, uma estrutura semelhante a um dicionário, como: {‘colum_name’: [1,2,3], ‘column_name_2’: [3,4,5]

      Exemplo de Python: os dados de entrada podem ser convertidos em um dataframe do pandas usando o seguinte.

      import pandas as pddf = (pd.DataFrame(_arg1))

    • Ao usar o RServe, os dados de entrada são definidos como a variável .arg1 e o tipo de dados é uma lista nomeada de listas.

    • Para fontes de dados relacionais suportadas, você pode usar SQL personalizado como uma entrada em uma extensão de tabela. Quando os parâmetros são usados na consulta SQL personalizada, alterar o parâmetro faz com que a consulta seja executada novamente e o script seja recalculado. Isso cria um caminho para atualizar dinamicamente os parâmetros em um painel e filtrar ou passar valores para o script de extensão da tabela.

      fontes de dados relacionais

  6. Na área Script, insira seu script ou chamada de função. O script deve retornar um dicionário ou lista de listas, essencialmente um objeto JSON. Um script para RServe deve retornar um data.frame ou uma lista de listas nomeadas, enquanto o script para Python deve retornar um dicionário.

    Exemplo de Python: usamos o seguinte comando de retorno explícito.

    return df.to_dict(orient='list')

  7. Observação: as extensões de tabela não oferecem suporte à chamada direta de pontos de extremidade TabPy se TABPY_EVALUATE_ENABLE estiver desabilitado em TabPy.

  8. Selecione Aplicar para executar o script.
  9. (Opcional) Se estiver relacionando a extensão da tabela a outra tabela no modelo de dados, defina a relação entre pelo menos um campo em cada tabela. Se os campos tiverem o mesmo nome, isso pode acontecer automaticamente.

  10. Escolha Atualizar agora, e os resultados aparecem na guia Tabela de saída.

    tabela de resultados de saída

Observação: se você não definir um relacionamento com uma tabela no modelo de dados, a guia Tabela de entrada estará vazia e exibirá a mensagem 'Visualização de dados indisponível'.

  1. (opcional) No campo Nome, digite um nome para extensão da tabela.
  2. Vá para a guia Planilha para começar a explorar e visualizar os dados. Os resultados de uma extensão de tabela funcionam como qualquer outro dado no Tableau consultado de um arquivo simples ou fonte relacional.
  3. Publique a pasta de trabalho no Tableau Server. O destino de publicação, Servidor ou Tableau Cloud, deve ter uma extensão analítica do tipo apropriado habilitada e configurada.

Dica de solução de problemas: erros de extensões de análise serão exibidos em uma mensagem de erro do Tableau se houver um problema ao executar o script. Se a extensão da tabela apresentar um erro, verifique se todo o código e a formatação estão corretos e tente usar o botão circular Atualizar fonte de dados, localizado ao lado do botão Salvar, ou clique em Aplicar novamente.

Extensões de tabela versus extensões do Analytics

Embora alguns desses produtos não estejam relacionados, as extensões de tabela e as extensões do Analytics compartilham vários recursos. O recurso de extensões de tabela depende de uma conexão com extensões do Analytics para funcionar. Detalharemos cada recurso.

Extensões de painel

Extensões do painel permitem que aplicativos da Web personalizados sejam adicionados a painéis usando o Dashboard Extension SDK; no entanto, esse tipo de extensão não está relacionado a extensões de tabela.

Extensões da tabela

O recurso Extensões de tabela permite criar uma tabela em uma fonte de dados que pode enviar dados e um script para sua extensão analítica e retornar uma tabela completa de forma arbitrária como resultado. Os resultados retornados são exibidos como uma tabela no modelo de dados da guia Fonte de dados e como medidas e dimensões na pasta de trabalho.

Extensões do Analytics

O recurso de extensões do Analytics permite estender os cálculos dinâmicos do Tableau com linguagens de programação como Python, ferramentas externas e plataformas externas. Depois de criar uma conexão com uma extensão do Analytics, você pode se comunicar com seu servidor externo por meio de campos calculados chamados SCRIPT_X ou MODEL_EXTERNAL_X, em que X é o tipo de dados dos valores de retorno esperados. Para obter mais informações, consulte Passar expressões com extensões de análise.