Anime as visualizações para destacar melhor as mudanças de padrões nos dados, revelar picos e valores discrepantes e ver como os pontos de dados se agrupam e se separam.

As animações transitam visualmente entre as configurações de filtro, classificação e zoom, diferentes páginas e alterações nos filtros, parâmetros e ações definidas. À medida que as visualizações são animadas em resposta a essas alterações, os viewers podem ver mais claramente como os dados são diferentes, o que os ajuda a tomar decisões mais bem informadas.

Noções básicas de animações simultâneas e sequenciais

Ao criar animações, você pode escolher entre dois estilos diferentes: simultâneo ou sequencial. Estes exemplos de cada tipo.

Animações simultâneas

As animações simultâneas padrão são mais rápidas e funcionam bem quando mostram as alterações de valor nos gráficos e painéis mais simples.


Clique na imagem acima para reproduzir a animação.

Animações sequenciais

As animações sequenciais levam mais tempo, mas esclarecem as alterações complexas, mostrando o passo a passo.


Clique na imagem acima para reproduzir a animação.

Animar visualizações em uma pasta de trabalho

Quando você cria uma nova pasta de trabalho, o Tableau habilita animações para sua visualização por padrão. Você pode ativar ou desativar as animações no nível do usuário e da pasta de trabalho.

  1. Selecione Formatar > Animações.

  2. Se você quiser animar todas as planilhas, em Padrão de pasta de trabalho, clique em Ativar. Em seguida, execute estes procedimentos:

    • Para Duração, selecione uma predefinição ou especifique uma duração personalizada de até 10 segundos.

    • Para Estilo, selecione Simultâneo para reproduzir todas as animações de uma só vez ou Sequencial para esmaecer marcas, mover e classificar marcas e depois esmaecê-las.

  3. Para substituir os padrões da pasta de trabalho para determinada planilha, altere as configurações em Planilha selecionada.

    Observação: na seção Planilha selecionada, o “(Padrão)” indica uma configuração que reflete automaticamente a configuração Padrão da pasta de trabalho relacionada.

Para reproduzir uma animação, clique no botão Reproduzir na barra de ferramentas. No botão Repetir, você também pode escolher a velocidade de repetição da animação: velocidade real, dobro de velocidade ou metade da velocidade.

Menu suspenso do botão de repetição para escolher a velocidade de repetição

Redefinir configurações de animação para uma pasta de trabalho

Você pode redefinir as animações para que uma pasta de trabalho inteira retorne às configurações padrão de animação. Saiba que essa ação desativa as animações por padrão.

  1. Selecione Formatar > Animações.

  2. Na parte central do painel Animações clique em Redefinir todas as planilhas.

Desativar completamente todas as animações

Quando você cria uma nova pasta de trabalho, as animações são habilitadas por padrão. Se você achar que as animações estão distraindo ao exibir as visualizações, é possível desativá-las completamente para que nunca sejam reproduzidas. (Essa não é uma configuração em todo o sistema. Cada usuário precisa aplicá-la separadamente.)

  • No Tableau Desktop, selecione Ajuda > Configurações e desempenhoe desmarque Ativar animações.

  • No Tableau Online ou no Tableau Server, clique na imagem de perfil ou nas iniciais no canto superior direito do navegador e selecione Minhas configurações de conta. Em seguida, desça até a parte inferior da página, desmarque Ativar animaçõese clique em Salvar Alterações.

Nota: quando as animações são desativadas, você ainda pode selecionar Formato > Animações no modo de criação e ajustar as configurações - mas elas não terão efeito.

Formatar decimais para animações de eixos

Se o número de casas decimais para uma medida for definido como padrão, o número de decimais mostrado durante a animação do eixo pode flutuar durante a animação dos eixos. Para evitar isso, formate o número de casas decimais exibidas para uma medida. Para mais informações, consulte Formatar números e valores Nulos.

Por que as animações não são reproduzidas

Renderização do servidor

As animações não serão reproduzidas se uma visualização for renderizada pelo servidor. Para garantir que as visualizações sejam renderizadas em um computador ou dispositivo móvel do cliente, use estas técnicas:

Observação: em computadores com processamentos menos potentes, as animações podem parecer instáveis, mas os usuários podem continuar interagindo com as visualizações sem atrasos na capacidade de resposta.

As animações são compatíveis com todos os navegadores da Web, exceto o Internet Explorer.

Os seguintes recursos do Tableau não são animados:

  • Mapas, polígonos e marcas de densidade nos navegadores da Web

  • Marcas de pizza e texto

  • Cabeçalhos

  • Previsões, tendências e linhas de referência

  • Trilhas de história da página (Se uma visualização as incluir, desligue as animações para evitar comportamentos inesperados.)
Agradecemos seu feedback!