Uma conexão virtual é um tipo de conteúdo do Tableau que fornece um ponto de acesso central compartilhável para dados, bem como suporte à segurança em nível de linha no nível de conexão. A criação de uma conexão virtual é um processo de várias etapas. Este tópico aborda a conexão com os dados que você deseja compartilhar e o trabalho na guia Tabelas do editor de conexão virtual.

Conectar a dados

Para criar uma conexão virtual no Tableau Cloud ou Tableau Server:

  1. Na página Início ou Explorar, clique em Novo > Conexão virtual.
  2. Na caixa de diálogo Conectar a dados, clique no conector dos seus dados.
    Para obter uma lista de conectores compatíveis para conexões virtuais, consulte Creators: conectar-se a dados(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop e Criação na Web.
  3. Insira as informações solicitadas.
    As credenciais inseridas são salvas na conexão virtual, portanto, os usuários da conexão não precisam inserir credenciais para se conectar aos dados.
  4. Clique em Entrar para abrir o editor de conexão virtual.

As conexões virtuais oferecem suporte à conexão com um banco de dados por conexão. Para obter mais informações sobre conectores, consulte Conectores compatíveis(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop e na Ajuda de Criação na Web.

Observação: para o Tableau Cloud, as conexões virtuais que se conectam aos dados da rede privada usam o Tableau Bridge para manter os dados atualizados. Para obter mais informações sobre a configuração do Tableau Bridge, consulte Configurar e gerenciar pool de clientes do Bridge(O link abre em nova janela) Para obter informações sobre as conexões aceitas, consulte Conectividade com o Bridge(O link abre em nova janela).

Selecionar as tabelas para incluir na conexão

Se as tabelas não estiverem listadas no painel esquerdo do editor, selecione um banco de dados.

  1. À esquerda, em Tabelas , selecione as tabelas e clique ou arraste-as para a guia Tabelas à direita. Inclua uma tabela de direitos, se estiver usando uma.
  2. (Opcional) Clique em Novo SQL personalizado para criar um esquema de tabela personalizado.

Observação: as conexões virtuais não são compatíveis com tabelas que têm um tipo de dados espaciais.

Selecionar o modo de tabela: em tempo real ou extração

Na parte superior da guia Tabelas, selecione o Modo de tabela. O modo que você selecionar se aplica a todas as tabelas na conexão virtual:

  • Tempo real - as tabelas são consultadas diretamente no banco de dados. (Em tempo real é o padrão.)
  • Extração somente - as tabelas são extraídas e salvas no Tableau. Observe o seguinte:
    • Clique em Extrair agora para extrair os dados a qualquer momento antes de publicar a conexão virtual. Você não pode editar a conexão enquanto as extrações estão em execução.
    • Você pode agendar atualizações de extração na página de conexão virtual após publicar a conexão. Para obter mais informações, consulte Agendar atualizações de extração para uma conexão virtual.

Definir o estado de visibilidade da tabela

Use a alternância de Visibilidade na guia Tabelas para mostrar ou ocultar tabelas e seus dados dos usuários.

Marca de verificação significa mostrar Os usuários podem ver os dados da tabela. Você pode criar uma política de dados para controlar quais dados os usuários podem ver. (Visível é o padrão.)

X significa esconder Os usuários não podem ver os dados da tabela. Você pode usar tabelas ocultas em uma política de dados e como uma tabela de direitos.

Consulte os detalhes da tabela

Clique em uma tabela na parte superior da guia Tabelas para ver seus detalhes abaixo. Você pode fazer edições simples na seção Detalhes da tabela, como alterar o nome de uma tabela, ocultar ou renomear uma coluna ou alterar um tipo de dados.

Alterne as informações da tabela que você vê usando estes ícones:

O ícone de marca representa o tipo de dados da coluna. Uma lista de colunas na tabela e o tipo de dados de cada coluna.
O ícone da tabela representa os dados de amostra da coluna. Dados de amostra para cada coluna e chaves vinculadas, se disponíveis. As Chaves vinculadas mostram quais colunas estão vinculadas a outras tabelas. Elas são visíveis apenas quando os bancos de dados têm informações de chave primária e externa.
O ícone do perfil representa o intervalo de valores da coluna. O intervalo de valores em um histograma para cada coluna selecionada.

Quem pode fazer isso

Para criar uma conexão virtual, você deve

  • ter credenciais para o banco de dados ao qual a conexão virtual se conecta e
  • ser um servidor ou administrador de site ou um Criador.

Próximas etapas

Depois que as tabelas forem adicionadas e configuradas na guia Tabelas, você pode escolher Criar uma política de dados para segurança em nível de linha ou Publicar uma conexão virtual e definir permissões .

Agradecemos seu feedback!