Casos de uso do Content Migration Tool do Tableau

O Content Migration Tool do Tableau, como o nome sugere, é usado principalmente para migrar o conteúdo do Tableau Cloud de um site para outro. No entanto, existem muitos recursos na ferramenta que a tornam ideal para realizar várias tarefas relacionadas à migração e manutenção de conteúdo.

Observação: em muitos dos casos de uso, usamos o termo migração para descrever a movimentação de conteúdo de um ambiente, site ou projeto para outro. No entanto, tecnicamente o Content Migration Tool copia o conteúdo e não exclui nem arquiva automaticamente o conteúdo original ou de origem.

As informações abaixo descrevem alguns casos de uso comuns para utilizar o Content Migration Tool.

Promoção de conteúdo

Você pode usar o Content Migration Tool para criar conteúdo em projetos de desenvolvimento e fazer migrações rotineiras para promover o conteúdo para projetos de preparo ou produção no seu site.

Siga estas etapas para migrar conteúdo para projetos de produção:

  1. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Neste exemplo, descrevemos uma migração entre projetos no mesmo site, portanto, escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

    Quando você estiver migrando pastas de trabalho entre dois projetos no mesmo site, suas credenciais de entrada para a origem e o destino podem ser semelhantes ou idênticas. Nesse cenário, recomendamos o uso de tokens de acesso pessoal para uma conexão mais reutilizável. Para obter mais informações, consulte Tokens de acesso pessoal.

  2. Selecione o projeto de desenvolvimento com o conteúdo que deseja migrar. Você pode selecionar projetos inteiros, pastas de trabalho específicas e fontes de dados, bem como as permissões do usuário. Para obter mais informações, consulte Planejamento no tópico Visão geral do plano de migração.

    Se você precisar fazer alterações ou transformações no conteúdo durante essa migração, também pode fazer essa configuração no plano. Isso é conhecido como Mapeamento.

  3. Selecione Alterar projeto no menu Adicionar mapeamento para adicionar um mapeamento de projeto. Selecione seu projeto de desenvolvimento como origem e projeto de produção como destino ou clique em Adicionar novo para criar um novo projeto.

    Outros tipos de mapeamento incluem:

    • Alterações nas pastas de trabalho: inclui renomear as pastas de trabalho e alterar o projeto de destino. Para obter uma lista completa de transformações da pasta de trabalho, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

    • Alterações nas fontes de dados: inclui a substituição dos nomes de tabela ou esquema, configurações de fórmulas de cálculo e definição das informações de conexão. Para obter uma lista completa de transformações das fontes de dados, consulte Planos de migração: pastas de trabalho (fontes de dados inseridas) e Planos de migração: fontes de dados publicadas (fontes de dados publicadas).

    • Alterações nos usuários: inclui alterações de domínio, usuário e nome de grupo no destino.

  4. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

  5. Para agendar essa ação para ser executada regularmente, você pode criar um script como trabalho usando o Executor do Content Migration Tool e agendá-lo. Para obter mais informações sobre como usar o Executor do Content Migration Tool, consulte Utilização do Runner de console Content Migration Tool do Tableau.

Personalização de conteúdo para clientes

Ao trabalhar em um cenário de consultoria, você pode personalizar o conteúdo para cada um dos clientes usando o Content Migration Tool. Cada pasta de trabalho funciona como modelo para o plano de migração, permitindo que você aplique estilo (texto, imagens, etc.) e substitua fontes de dados para clientes específicos.

Neste exemplo, descrevemos uma migração entre projetos; um projeto interno onde você armazena modelos e um projeto externo que você compartilha com os clientes.

Siga estas etapas para personalizar o conteúdo para os clientes:

  1. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

    Quando você estiver migrando pastas de trabalho entre dois projetos no mesmo site, suas credenciais de entrada para a origem e o destino podem ser semelhantes ou idênticas. Nesse cenário, recomendamos o uso de tokens de acesso pessoal para uma conexão mais reutilizável. Para obter mais informações, consulte Tokens de acesso pessoal.

  2. Selecione o projeto interno que contém o conteúdo do modelo que você deseja migrar. Você pode selecionar projetos inteiros, pastas de trabalho específicas e fontes de dados, bem como as permissões do usuário. Para obter mais informações, consulte Planejamento no Visão geral do plano de migração.

    Se você precisar fazer alterações ou transformações no conteúdo durante essa migração, também pode fazer essa configuração no plano. Isso é conhecido como Mapeamento.

  3. Selecione Alterar projeto no menu Adicionar mapeamento para adicionar um mapeamento de projeto. Selecione seu projeto interno como origem e projeto de produção como destino ou clique em Adicionar novo para criar um novo projeto.

  4. Na etapa etapa Pastas de trabalho do Plano de migração, use mapeamentos e transformações de pasta de trabalho para personalizar o conteúdo. Veja abaixo os dois exemplos de transformações utilizadas com frequência. Para obter uma lista completa de transformações da pasta de trabalho, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

    • Para personalizar o conteúdo, você pode usar as transformações Substituir imagem e Substituir texto para atualizar a pasta de trabalho com o nome e logotipo da empresa de um cliente.

    • Quando se trata de fontes de dados, você pode usar as transformações Substituir nome de tabela/esquema ou Definir SQL personalizado para modificar o conteúdo do cliente.

  5. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

Migração de ambiente

Você pode usar o Content Migration Tool para migrar conteúdo entre os ambientes Tableau Cloud e Tableau Server com licença do Advanced Management válida.

Siga estas etapas para migrar conteúdo entre as implantações do Tableau:

  1. Crie um plano e selecione o site em que deseja migrar como de origem. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

  2. Selecione o conteúdo que você deseja migrar do site de origem. Você pode selecionar projetos inteiros, pastas de trabalho específicas e fontes de dados, bem como as permissões do usuário.

  3. Crie mapeamentos de permissões do usuário para personalizar e proteger o conteúdo. Para obter mais informações, consulte Planos de migração: permissões e propriedade.

  4. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

Dicas
- Antes de realizar a migração de ambiente, entenda as Limitações de migração ao usar o Content Migration Tool.
- Você pode migrar o conteúdo em etapas, testar e validar o conteúdo iterativamente antes de concluir a migração final.
- A migração do Content Migration Tool não lida com credenciais inseridas, assinaturas e exibições personalizadas. Esses itens precisam ser migrados manualmente.

Compartilhamento de conteúdo externo

Você pode usar o Content Migration Tool para compartilhar conteúdo interno com colaboradores externos, sem permitir o acesso ao projeto. Isso mantém os dados seguros e permite que você publique apenas as pastas de trabalho e fontes de dados selecionadas. Após compartilhar o conteúdo, os colaboradores entram no site do Tableau Cloud para exibir e fazer alterações, sem afetar o conteúdo armazenado no projeto interno.

Antes de continuar, verifique se o conteúdo que você está compartilhando é compatível entre os projetos internos e externos.

Siga estas etapas para compartilhar conteúdo externamente:

  1. Prepare o conteúdo interno. Como prática recomendada, é indicado separar o conteúdo no projeto interno, com permissões bloqueadas e regras de governança rígidas. As pastas de trabalho e fontes de dados devem ser claramente rotuladas para indicar que o conteúdo é para uso externo. Para obter mais informações, consulte Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo.

    Observação: o conteúdo compartilhado com projetos externos deve usar extrações de dados, a menos que a fonte de dados seja acessível publicamente. Para obter informações sobre a criação de extrações e a substituição de fontes de dados, consulte Extrair os dados e Substituir fontes de dados na ajuda do Tableau Desktop.

    Se você implementou a segurança de nível de linha, essas fontes de dados devem ser atualizadas para refletir os filtros de usuário e outros detalhes do projeto externo. Para obter mais informações sobre a segurança de nível de linha, consulte Restringir acesso no nível de linha dos dados na ajuda do Tableau Desktop.

  2. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

    Quando você estiver migrando pastas de trabalho entre dois projetos no mesmo site, suas credenciais de entrada para a origem e o destino podem ser semelhantes ou idênticas. Nesse cenário, recomendamos o uso de tokens de acesso pessoal para uma conexão mais reutilizável. Para obter mais informações, consulte Tokens de acesso pessoal.

  3. Selecione o projeto interno que contém o conteúdo do modelo que você deseja migrar. Você pode selecionar projetos inteiros, pastas de trabalho específicas e fontes de dados, bem como as permissões do usuário. Para obter mais informações, consulte Planejamento no Visão geral do plano de migração.

    Se você precisar fazer alterações ou transformações no conteúdo durante essa migração, também pode fazer essa configuração no plano. Isso é conhecido como Mapeamento.

  4. Selecione Alterar projeto no menu Adicionar mapeamento para adicionar um mapeamento de projeto. Selecione seu projeto interno como origem e projeto externo como destino ou clique em Adicionar novo para criar um novo projeto.

  5. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

Validação de migrações de banco de dados

Este caso de uso é quando você pretende validar o conteúdo após uma migração dos bancos de dados subjacentes. Um exemplo de migração de banco de dados é a mudança do SQL Server para o Snowflake. O CMT pode ajudar você a validar se o conteúdo criado com base em ambas as fontes de dados é o mesmo antes de finalizar sua migração, mas não pode executar a migração real do banco de dados.

Siga estas etapas para validar as migrações de banco de dados:

  1. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

  2. Selecione o conteúdo em que você deseja alterar a fonte de dados ou as conexões de banco de dados.

  3. Configure a migração para copiar o conteúdo para um novo projeto. Vamos chamar o projeto de origem de Projeto A e o novo ou o projeto de destino de Projeto B.
    • Alterações em pastas de trabalho: crie um mapeamento de pasta de trabalho para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações de pasta de trabalho, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

    • Alterações em fontes de dados: crie um mapeamento de fonte de dados para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações de fontes de dados, consulte Planos de migração: fontes de dados publicadas.

  4. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

  5. Atualize o conteúdo no Projeto B com as novas conexões de banco de dados ou substitua as fontes de dados. Isso precisa ser feito manualmente por meio da criação.

  6. Teste cada pasta de trabalho no Projeto A com a cópia no Projeto B e revise quanto a inconsistências nos dados em decorrência da alteração na fonte de dados.

  7. Após confirmar que tudo está funcionando como esperado, substitua o conteúdo no Projeto A pelo o conteúdo atualizado no Projeto B.

    Observação: se o conteúdo já existir no projeto de destino e você não selecionar as opções de publicação Substituir pastas de trabalho mais recentes e Substituir fontes de dados mais recentes, o conteúdo não será copiado para o projeto de destino.

Tarefas de manutenção

Você pode usar o Content Migration Tool para executar diversas tarefas de manutenção.

Marcação de conteúdo obsoleto

Usando o Content Migration Tool, você pode gerenciar o conteúdo desatualizado para arquivamento. Por exemplo, construa um plano que seja executado em um cronograma regular que pode pegar automaticamente o conteúdo marcado como Conteúdo desatualizado e movê-lo para um Projeto de arquivamento. Depois de um certo período de tempo, as informações nesse projeto poderão ser eliminadas do sistema. Para obter mais informações, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

Restauração de conteúdo

Você pode usar o Content Migration Tool para restaurar o conteúdo removido (acidentalmente ou de propósito) de um produção com o conteúdo de um servidor de backup.

Siga estas etapas para restaurar o conteúdo de um projeto de backup:

  1. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

  2. Selecione o conteúdo que você deseja restaurar do projeto de backup.

  3. Configure a migração para restaurar o conteúdo do seu projeto de backup. Vamos chamar o projeto de backup de Projeto A e o projeto que você deseja restaurar para o Projeto B.

    • Alterações em pastas de trabalho: crie um mapeamento de pasta de trabalho para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

    • Alterações em fontes de dados: crie um mapeamento de fonte de dados para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações de fontes de dados, consulte Planos de migração: fontes de dados publicadas.

  4. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

  5. Revise o conteúdo no site de produção.

Backup parcial

Depois de ter um projeto de backup do , você pode usar o Content Migration Tool para transferir novo conteúdo da produção para o de backup.

Observações:
- antes de realizar um backup parcial, entenda as Limitações de migração ao usar o Content Migration Tool.
- O Content Migration Tool não deve ser usado para realizar seu primeiro backup. Recomendamos priorizar o conteúdo você mais precisa.

Siga estas etapas para realizar um backup parcial do conteúdo:

  1. Crie um plano e selecione o site para usar como origem. Escolha o mesmo site do Tableau como seu destino. Para obter mais informações, consulte Criar um plano no tópico Visão geral do plano de migração.

  2. Selecione o conteúdo que você deseja restaurar do projeto de backup. Você pode selecionar projetos inteiros, pastas de trabalho específicas e fontes de dados, bem como as permissões do usuário. Para migrar apenas conteúdo novo, verifique se as opções de publicação Substituir pastas de trabalho mais recentes e Substituir fontes de dados mais recentes não foram selecionadas. Para obter mais informações, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

  3. Configure a migração para copiar o conteúdo para seu projeto de backup. Vamos chamar o projeto de origem de Projeto A e o projeto de backup como Projeto B.
    • Alterações em pastas de trabalho: crie um mapeamento de pasta de trabalho para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações, consulte Planos de migração: pastas de trabalho.

    • Alterações em fontes de dados: crie um mapeamento de fonte de dados para alterar o Projeto A para o Projeto B. Para obter uma lista completa de transformações de fontes de dados, consulte Planos de migração: fontes de dados publicadas.

  4. Verifique e execute o plano. Quando estiver pronto, clique em Executar a migração para encerrar a fase de Planejamento e preparar-se para executar o plano.

  5. Para agendar essa ação para ser executada regularmente, você pode criar um script como trabalho usando o Executor do Content Migration Tool e agendá-lo. Para obter mais informações sobre como usar o Executor do Content Migration Tool, consulte Utilização do Runner de console Content Migration Tool do Tableau.