Você criou uma exibição de vendas de produto dividida por categoria e subcategoria. Você está chegando em algum lugar, mas são muitos dados para examinar visualmente. Você precisa encontrar os pontos de dados interessantes com facilidade e concentrar-se nos resultados específicos. Bem, o Tableau tem muitas opções excelentes para isso!

Filtros e cores são maneiras de adicionar mais foco aos detalhes que o interessam. Depois que você adicionar foco a seus dados, é possível começar a usar outros recursos do Tableau Desktop para interagir com os dados.

Adicionar filtros à exibição

É possível usar filtros para incluir ou excluir valores de sua exibição. Neste exemplo você decide adicionar dois filtros simples à sua planilha para facilitar a análise das vendas de um produto por subcategoria em um determinado ano.

  1. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse em Data do pedido e selecione Mostrar filtro.

  2. Repita a etapa acima no campo Subcategoria.

    Os filtros são adicionados no lado direito da exibição, na ordem em que foram selecionados. Os filtros são tipos de cartão e podem ser movidos na tela, clicando no filtro e arrastando-o para outro local na exibição. À medida que o filtro é arrastado, uma linha é exibida, mostrando onde você pode soltar o filtro para movê-lo.

    Observação: o tutorial de Introdução usa a posição padrão dos cartões de filtro.

    Mais informações sobre filtragem na Biblioteca de aprendizado (no menu superior).

  3. Um gráfico de barras com filtros para subcategoria e data do pedido

Verifique seu trabalho! Assista a "Aplicar filtros à sua exibição" em ação

Clique na imagem para reproduzi-la

Adicionar cores à sua exibição

A adição de filtros o ajuda a analisar os dados, mas poxa, tem bastante azul! É hora de fazer algo a respeito.

Atualmente, você está observando os totais de vendas de seus vários produtos. Você pode ver que alguns produtos têm vendas consistentemente baixas e outros podem ser bons candidatos para reduzir os esforços de vendas para essas linhas de produtos. Mas como é a lucratividade geral de seus diferentes produtos? Arraste Lucro para a Cor e veja o que acontece.

No painel Dados, arraste Lucro até Cor no cartão Marcas.

Ao arrastar o lucro para a cor, você agora vê que tem lucro negativo em Mesas, Estantes de livros e até mesmo em Máquinas. Outra informação revelada!

Um gráfico de barras com Data do pedido, categoria e subcategoria na divisória Colunas; Sum(Vendas) na divisória Linhas e Sum(Lucro) na Cor no cartão Marcas

Observação: o Tableau adicionou automaticamente uma legenda da cor e atribuiu uma paleta de cores divergentes, pois os dados incluem valores negativos e positivos.

Saiba mais: trabalho com cores

A adição de cores aprimora a aparência da sua exibição, mas também faz com que os dados interessantes se destaquem. O Tableau usa uma paleta de cores padrão para atribuir cores aos produtos em sua exibição, mas você não fica limitado a essa paleta de cores. Você tem opções!

Se desejar usar cores diferentes das mostradas, é possível alterar as cores ou a paleta de cores a qualquer momento. Basta clicar em Cor no cartão Marcas e, em seguida, clicar em Editar cores. É possível selecionar uma paleta de cores diferente na caixa de diálogo Editar cores exibida.

Observação: o tutorial de Introdução usa a paleta de cores padrão.

Dependendo dos dados em sua exibição, a caixa de diálogo Editar cores pode mostrar uma paleta de cores divergentes em vez de uma paleta de cores categorizadas.

Paletas de cores divergentes têm a aparência mostrada na imagem abaixo. As paletas de cores divergentes normalmente são atribuídas a campos contínuos.

Paletas de cores divergentes listadas no menu Editar cores

Caso você esteja usando uma legenda, ela poderá ter a aparência mostrada na imagem abaixo. Paletas de cores categorizadas como essa normalmente são atribuídas a campos discretos.

Paletas de cores categóricas listadas no menu Editar cores

Verifique seu trabalho! Assista a "Adicionar cores à sua exibição" em ação

Clique na imagem para reproduzi-la

Encontre informações importantes

Conforme você aprendeu, é possível explorar seus dados conforme cria exibições com o Tableau Desktop. A adição de filtros e cores o ajuda a visualizar melhor seus dados e pode identificar problemas imediatamente.

A próxima etapa é interagir com sua exibição para que você possa começar a tirar conclusões.

Observando sua exibição, você percebeu que tinha alguns produtos que não eram lucrativos, mas agora deseja ver se esses produtos têm apresentado esse comportamento ano após ano.

É hora de usar os filtros para ver mais de perto.

  1. Na exibição, no cartão de filtro Subcategoria, desmarque todas as caixas de seleção, exceto Estantes de livros, Máquinas e Mesas.

    Um gráfico de barras com uma paleta de cores divergentes para mostrar lucros e perdas para subcategorias

    Agora você pode ver que, em alguns anos, Estantes de livros e Máquinas tinham lucro. No entanto, recentemente, as máquinas tornaram-se pouco rentáveis. Ainda que você tenha feito uma descoberta importante, poderá desejar reunir mais informações antes de propor quaisquer ações para seu chefe.

    Com base em uma intuição, você decidiu dividir sua exibição por região:

  2. Selecione Tudo no cartão de filtro Subcategoria para mostrar todas as subcategorias novamente.

  3. No painel Dados, arraste Região para a divisória Linhas e coloque-a à direita de Soma(Vendas).

    O Tableau cria uma exibição com diversos eixos divididos por região.

    Gráficos de barras que mostram os lucros por região usando uma paleta de cores divergentes

  4. Agora são exibidas as vendas e a lucratividade por produto para cada região. Ao adicionar a região à exibição e filtrar a Subcategoria para Máquinas somente, você verá que as máquinas no Sul estão apresentando um lucro negativo geral mais alto do que em outras regiões. Você descobriu uma informação oculta!

    Gráficos de barras que mostram a lucratividade da subcategoria de máquinas em cada região

    Esta exibição resume seu trabalho até o momento. Selecione Tudo no cartão de filtro Subcategoria (se tiver alterado seu filtro) para mostrar todas as subcategorias novamente e dê um nome para a planilha , e adicione um título.

  5. Na parte inferior esquerda do espaço de trabalho, clique duas vezes em Planilha 1 e digite Vendas por produto/região.

    Você opta por concentrar sua análise no Sul, mas não deseja perder a exibição criada. No Tableau Desktop, é possível duplicar sua planilha para continuar de onde parou.

  6. Na sua pasta de trabalho, clique com o botão direito do mouse na planilha Vendas por produto/região e selecione Duplicar.

  7. Renomeie a planilha duplicada como Vendas no Sul.

  8. Na sua nova planilha, no painel Dados, arraste Região para a divisória Filtros para adicioná-la como um filtro na exibição.

  9. Na caixa de diálogo Filtrar região, desmarque todas as caixas de seleção exceto Sul e clique em OK.

    A aparência de sua exibição é atualizada para parecer com a imagem abaixo.

    Um gráfico de barras que mostra a lucratividade da subcategoria no sul

    Agora você pode se concentrar nas vendas e no lucro no Sul. Pode-se observar imediatamente que as vendas de máquinas tiveram um lucro negativo em 2018 e, novamente, em 2021. Definitivamente, é algo que deve ser investigado!

  1. Salve seu trabalho selecionando ArquivoSalvar como. Dê um nome para sua pasta de trabalho, como Vendas e lucros regionais.

  2. Saiba mais: como o Tableau organiza suas pastas de trabalho salvas

    Quando você instala o Tableau, ele automaticamente cria um diretório de pasta para você em Documentos > Meus Documentos > Meu Repositório do Tableau. Meu Repositório do Tableau contém diversas pastas para fontes de dados, pastas de trabalho salvas, dados de geocodificação e mais.

    Mais sobre salvar sua pasta de trabalho como tipos de arquivos diferentes do Tableau na Biblioteca de aprendizado (no menu superior).

 

Verifique seu trabalho! Assista a "Encontrar informações importantes" em ação, abaixo

Clique na imagem para reproduzi-la

Resumo das etapas

Nesta etapa você usou filtros e cores para facilitar o trabalho com seus dados. Você também aprendeu sobre alguns recursos divertidos que o Tableau oferece para ajudá-lo a responder perguntas importantes sobre seus dados. Você aprendeu como:

  • Aplique filtros e cores para facilitar a concentração nas áreas dos dados que mais interessam a você.

  • Interaja com o gráfico usando as ferramentas fornecidas pelo Tableau.

  • Duplique as planilhas e salve suas alterações para continuar a explorar os dados de diferentes formas sem perder seu trabalho.

Depois de explorar seus dados no Tableau Desktop, você identificou áreas preocupantes. Você sabe que as vendas e os lucros no Sul são um problema, mas ainda não tem uma solução. Você quer observar outros fatores que possam estar contribuindo para esses resultados. Em seguida, você aproveitará outro recurso importante para trabalhar com dados geográficos no Tableau.

Continue para Etapa 4: explorar seus dados geograficamente.

Agradecemos seu feedback!