Etapa 4: explorar seus dados geograficamente

Você criou uma ótima exibição que permite revisar as vendas e os lucros por produto ao longo de vários anos. E, após analisar as vendas e os lucros no Sul, você decide procurar tendências ou padrões nessa região.

Como você está observando dados geográficos (o campo Região), tem a opção de criar uma visualização de mapa. As visualizações de mapa são excelentes para exibir e analisar esse tipo de informação. Além disso, elas são bem legais!

Neste exemplo, o Tableau já atribuiu as funções geográficas apropriadas aos campos País, Estado/Província, Cidade e CEP. É porque ele reconheceu que cada um desses campos continha dados geográficos. Você pode iniciar o trabalho de criação da visualização de mapa imediatamente.

Saiba mais: conhecer as funções geográficas

O Tableau reconhece muitos dados geográficos comuns, como nomes de Estado e cidade. Quando o Tableau reconhece esse tipo de dados, ele automaticamente atribui funções geográficas apropriadas a campos, então eles se tornam campos geográficos.

Os campos geográficos têm ícones de globo Ícone de globo que identifica campos de dados geográficos perto deles no painel Dados. Se um campo receber uma função geográfica, o Tableau cria automaticamente uma visualização de mapa quando você adiciona o campo a Detalhe no cartão Marcas. Mais sobre isso mais tarde.

Se o Tableau não reconhecer os dados como geográficos, é necessário atribuir uma função geográfica manualmente para cada um dos campos relevantes.

Há várias funções geográficas para escolher:

  • Aeroporto
  • Código de área (EUA)
  • CBSA/MSA (EUA)
  • Cidade
  • Distrito congressional (EUA)
  • País/região
  • Município
  • NUTS Europa
  • Estado/Província
  • CEP/Código Postal


Uma imagem de atribuição manual de funções geográficas aos campos

Criar uma visualização de mapa

Comece do zero com uma nova planilha.

  1. Clique no ícone Nova planilha na parte inferior da área de trabalho.

  2. Destaque do ícone da nova planilha

    O Tableau mantém suas planilhas anteriores e cria uma nova para que você possa continuar explorando seus dados sem perder seu trabalho.

  3. No painel Dados, clique duas vezes em Estado/Província para adicionar a Detalhe no cartão Marcas.

  4. Agora você tem uma visualização de mapa!

    um mapa simbólico do Canadá e dos EUA continentais

    Saiba mais: clicar duas vezes para adicionar campos geográficos

    É possível clicar duas vezes em campos para adicioná-los rapidamente à exibição. Quando você clica duas vezes em um campo geográfico, ele é adicionado automaticamente a Detalhe no cartão Marcas e a visualização de mapa é criada com marcas para cada local listado no campo.

    Como o Tableau já sabe que os nomes dos estados são dados geográficos e como a dimensão Estado/Província é atribuída à função geográfica Estado/Província, o Tableau cria automaticamente uma visualização de mapa.

    Há uma marca para cada um dos 48 estados contíguos dos EUA e províncias canadenses em sua fonte de dados. (Alasca e Havaí não estão inclusos em sua fonte de dados, então não são mapeados).

    Observe que o campo País também é adicionado à exibição. Isso acontece porque os campos geográficos em Exemplo - Superloja fazem parte de uma hierarquia. Os níveis superiores na hierarquia podem ser adicionados automaticamente como um nível de detalhe.

    Além disso, os campos gerados Latitude e Longitude são adicionados às divisórias Colunas e Linhas. Você pode considerá-los como campos X e Y. Eles são essenciais a qualquer momento que você deseje criar uma visualização de mapa, já que cada local em seus dados recebe um valor de latitude e outro de longitude. Às vezes, esses campos são gerados pelo Tableau de campos geográficos em seus dados. Ou seus dados podem conter seus próprios valores de latitude e longitude. É possível encontrar recursos para saber mais sobre isso na Biblioteca de aprendizado.

    Agora, ter um mapa concentrado no Canadá e nos EUA contíguos é uma coisa, mas você queria ver o que estava acontecendo no Sul, lembra?

  5. Arraste Região para a divisória Filtros e filtre apenas o Sul. A visualização de mapa se aproxima da região Sul e há uma marca para cada estado (11 no total).

  6. Agora você deseja ver dados mais detalhados nessa região, então começa a arrastar outros campos para o cartão Marcas:

  7. Arraste a medida Vendas para Cor no cartão Marcas.

    Um mapa de 11 estados do sul dos EUA coloridos em vários tons de azul

  8. A exibição é atualizada automaticamente para um mapa preenchido e aplica cores a cada estado com base em suas vendas totais. Como você está explorando as vendas de produtos, deseja que suas vendas apareçam em dólares americanos. Clique no campo Sum(Vendas) no cartão Marcas e selecione Formato. Para Números, selecione Moeda.

    A qualquer momento que você adicionar uma medida contínua que contenha números positivos (como Vendas) para Cor no cartão Marcas, seu mapa preenchido fica colorido em azul. Os valores negativos ficam em laranja.

    Às vezes, você não vai querer que seu mapa fique azul. Talvez você prefira verde ou seus dados não sejam algo que deva ser representado em azul, como incêndios florestais ou engarrafamentos. Isso seria muito confuso!

    Não se preocupe, é possível alterar a paleta de cores como fez antes.

  9. Clique em Cor no cartão Marcas e selecione Editar cores.

  10. Neste exemplo, você quer ver quais estados estão indo bem e quais estados estão indo mal nas vendas.

  11. Na lista suspensa Paleta, selecione Divergência laranja-azul e feche a caixa de diálogo. Isso permite que você veja com rapidez quem tem o melhor e quem tem o pior desempenho.

  12. A aparência de sua exibição é atualizada para:

    Um mapa com cores divergentes entre o azul e o laranja com base nas vendas totais do estado

    Mas espere. Tem tanta cor laranja! O que aconteceu?

    Os dados são precisos e, tecnicamente, você pode fazer comparações entre quem tem o melhor e quem tem o pior desempenho. Mas é só isso?

    As vendas nos estados marcados em laranja são realmente tão ruins assim, ou simplesmente há mais pessoas na Flórida para comprar seus produtos? Talvez você tenha lojas menores, ou menos lojas, nos estados que aparecem em laranja. Ou talvez haja uma densidade populacional mais alta nos estados que aparecem em azul, assim há mais pessoas para comprar seus produtos.

    De qualquer forma, você não quer mostrar essa exibição para seu chefe porque não está confiante de que os dados estão contando uma história útil.

  13. Clique no ícone Desfazer Ícone de seta apontando para a esquerda. na barra de ferramentas para voltar à exibição azul e agradável.

  14. Ainda há um problema com as cores. Tudo parece muito bem, esse é o problema!

    À primeira vista, parece que a Flórida tem o melhor desempenho. Focalizar a marca do estado revela um total de US$ 89.474 em vendas, em comparação com a Carolina do Sul, por exemplo, que tem apenas US$ 8.482 em vendas. No entanto, algum estado do Sul apresentou lucro?

  15. Arraste Lucro para Cor no cartão Marcas para ver se é possível responder a essa pergunta.

  16. Um mapa com cores divergentes entre o azul e o laranja com base nos lucros totais do estado

    Agora está melhor! Como o lucro frequentemente consiste em valores positivos e negativos, o Tableau seleciona automaticamente a paleta de cores divergentes laranja-azul, para mostrar rapidamente os estados com perfil negativo e os estados com perfil positivo.

Agora fica claro que Tennessee, Carolina do Norte e Flórida têm lucros negativos, mesmo que tenha parecido que eles estavam indo bem, ou muito bem, em Vendas. Mas por quê? Você responderá isso na próxima etapa.

Verifique seu trabalho! Assista a "Criar uma visualização de mapa" em ação

Clique na imagem para reproduzi-la

Observação: os detalhes neste gif podem não corresponder exatamente ao que está na tela.

Continue para Etapa 5: Analisar os detalhes.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!