Seu gerente pediu que você observasse a lucratividade e as vendas gerais da empresa e para identificar importantes áreas de melhoria. Temos uma grande quantidade de dados, mas você não tem certeza de por onde começar. Com uma versão de avaliação gratuita do Tableau Desktop(O link abre em nova janela), você decide começar por aqui.

Abrir o Tableau Desktop e começar

A primeira coisa que você vê depois de abrir o Tableau Desktop é a página inicial(O link abre em nova janela). Aqui, você seleciona o conector (como você se conectará aos seus dados) que deseja usar.

A página inicial do Tableau

A página inicial disponibiliza diversas opções para escolher:

1. Ícone do Tableau. Clique em Um ícone do logotipo do Tableau, no canto superior esquerdo de qualquer página, para alternar entre a página inicial e a área de trabalho de criação.

2. Painel Conectar. Em Conectar, você pode:

  • Conecte-se a dados armazenados em um arquivo, como Microsoft Excel, PDF, dados espaciais e muito mais.
  • Conecte-se a dados armazenados no Tableau Server, Microsoft SQL Server, Google Analytics ou outro servidor.
  • Conectar-se a fontes de dados com as quais você se conectou antes.

O Tableau oferece suporte à capacidade de conexão com uma grande variedade de dados armazenados em diversos lugares. O painel Conectar lista os locais mais comuns aos quais você pode desejar se conectar, ou clique nos links Mais para ver mais opções. Para obter mais informações sobre como se conectar a fontes de dados, consulte a Biblioteca de aprendizado deste tutorial.

3. Em Pastas de trabalho de exemplo, exiba os painéis e as planilhas que acompanham o Tableau Desktop.

4. Em Abrir, abra as pastas de trabalho já criadas.

5. Em Descobrir, encontre recursos adicionais, como tutoriais em vídeo, fóruns ou a “Visualização da semana” para ter ideias sobre o que é possível criar.

 

No painel Conectar, em Fontes de dados salvas, clique em Exemplo - Superloja para conectar-se ao conjunto de dados de exemplo.

Sample - Superstore listada em “Fontes de dados salvas”

Depois de selecionar Sample - Superstore, a tela será semelhante a esta:

Uma planilha em branco

O conjunto de dados Sample - Superstore acompanha o Tableau. Ele contém informações sobre, por exemplo, produtos, vendas, lucros que você pode usar para identificar áreas de melhoria dentro dessa empresa fictícia.

Saiba mais: O que o Tableau está fazendo com seus dados?

Depois de se conectar aos dados, o Tableau faz o seguinte:

  • Abre uma nova planilha. Esta é uma tela em branco para criar a sua primeira exibição.

  • Exibe a fonte de dados com a qual você está conectado. Se você estiver usando várias fontes de dados, poderá visualizar todas em uma lista nesse local.

  • Adiciona colunas da fonte de dados ao painel Dados no lado esquerdo. As colunas são adicionadas como campos.

  • Atribui tipos de dados (como data, número, cadeia de caracteres etc.) e funções (dimensão ou medida) automaticamente a seus dados. (Discutiremos mais sobre esses termos posteriormente.)

Se quiser mais detalhes sobre seus dados, é possível selecionar a página Fonte de dados no canto inferior esquerdo. Aqui é possível ver as primeiras 1.000 linhas de seus dados, e isso é a realização de um sonho para alguns analistas: classifique ou oculte os campos, divida-os em várias colunas e renomeie os cabeçalhos de coluna, sem modificar a fonte de dados original. O que acontece no Tableau fica no Tableau; os seus dados estão seguros.

Se tiver navegado até a página Fonte de o dados para ver os detalhes, basta clicar na guia Planilha 1 para voltar ao início.

Para obter mais informações sobre a página Fonte de dados, consulte a Biblioteca de aprendizado.

Saiba mais: preparar seus próprios dados

Quando você se conecta a seus próprios dados, poderá ser necessário fazer uma preparação antes de conectar-se a eles no Tableau. Isso se deve ao fato de que o Tableau faz suposições sobre seus dados de forma que seja possível exibi-los de forma apropriada para que você possa trabalhar com eles.

Para obter mais informações sobre como preparar seus dados, consulte a Biblioteca de aprendizado.

Continue para Etapa 2: arrastar e soltar para uma ter uma visão preliminar.

Agradecemos seu feedback!