Criar uma exibição

Você quer identificar áreas importantes de melhoria, mas por onde começar? Com dados de quatro anos, você decide detalhar os dados de vendas gerais para saber o que encontrará. Comece criando um gráfico simples.

Saiba mais: Termos nesta seção
Termo Descrição
Agregação

Dados no nível de linha agregados em uma categoria superior, como a soma de vendas ou o lucro total. O Tableau faz isso automaticamente para que seja possível dividir os dados até o nível de detalhe com o qual deseja trabalhar.

Dimensão vs. medida

As dimensões são dados qualitativos, como o nome ou a data. Por padrão, o Tableau classifica automaticamente os dados que contêm informações qualitativas ou categorizadas como uma dimensão, por exemplo, qualquer campo com valores de texto ou de data. Esses campos geralmente são exibidos como cabeçalhos de coluna para linhas de dados, como o Nome do cliente ou a Data do pedido, e também definem o nível de granularidade mostrado na exibição.

Medidas são dados numéricos quantitativos. Por padrão, o Tableau trata os campos que contêm esse tipo de dados como uma medida, por exemplo, lucro ou transações de vendas. Dados classificados como medida podem ser agregados de acordo com uma determinada dimensão, por exemplo, total de vendas (Medida) por região (Dimensão).

Funções contínuas vs. discretas

Campos contínuos podem conter um número infinito de valores. Isso pode ser um conjunto de valores como vendas em um intervalo de datas ou em quantidades específicas. Campos contínuos têm a cor verde no Tableau.

Campos discretos têm um número finito de valores como país, estado ou nome do cliente. Campos discretos têm a cor azul no Tableau.

Mais informações sobre Dimensões e Medidas na Biblioteca de aprendizado

Saiba mais: Controles e elementos do espaço de trabalho do Tableau

Nesta seção, você arrastará campos para as divisórias Colunas e Linhas e você também trabalhará com o cartão Marcas. A imagem abaixo identifica alguns dos outros controles e elementos de espaço de trabalho que você usará.

Uma visão geral dos elementos do espaço de trabalho

Elemento Descrição

A Desfazer

Com o Tableau, sinta-se à vontade para experimentar com os seus dados. Você sempre pode voltar ao começo com o botão Desfazer. Use esse botão para reverter a última ação realizada na sua pasta de trabalho.

Você pode desfazer um número ilimitado de vezes até a última vez em que abriu a pasta de trabalho, mesmo depois de salvar.

B Painel Dados

Exibe o nome da fonte de dados incluída na exibição e os campos disponíveis como dimensões ou medidas. Os campos podem ser agrupados com base em sua própria tabela ou por pasta.

Mais sobre o Painel de dados na Biblioteca de aprendizado.

C and D Cartões e divisórias

Cartões são contêineres para os diferentes controles disponíveis no Tableau. Divisórias são um tipo de controle de cartão. Quando você arrasta campos do painel Dados para as divisórias Colunas ou Linhas, os dados são adicionados como uma coluna ou uma linha nos eixos em sua exibição.

Quando você arrasta os campos do painel Dados para o cartão Marcas, pode controlar as propriedades visuais como tipo, cor, tamanho, forma e muito mais. Apenas as marcas em sua exibição são afetadas por essa ação; os eixos não mudam.

Mais sobre Cartões e Divisórias na Biblioteca de aprendizado.

E Mostrar/ocultar cartões

Você acidentalmente ocultou um cartão do qual precisa agora? Sem problemas! Quase todos os recursos na área de trabalho do Tableau podem ser ativados ou desativados e, assim, fornecer o máximo de espaço para que você crie suas visualizações.

Para mostrar ou ocultar cartões como Páginas, Filtros ou Legendas, clique na seta suspensa, no botão Mostrar/ocultar cartõesÍcone de mostrar/ocultar cartões da barra de ferramentas e marque ou desmarque o cartão.

Você pode até mesmo colocar o painel Dados e análise no canto inferior esquerdo da área de trabalho, clicando no botão MinimizarMinimize o painel de dados e análise, no canto superior direito do painel. Clique no botão novamente para restaurar o painel à aparência anterior.

  1. No painel Dados, arraste Data do pedido até a divisória Colunas.

    Observação: Quando você arrasta Data do pedido para a divisória Colunas, o Tableau cria uma coluna para cada ano em seu conjunto de dados. Em cada coluna, há um indicador Abc. Isso indica que você pode arrastar dados numéricos ou em texto aqui, como é possível ver em uma planilha do Excel. Se você arrastar Vendas para essa área, o Tableau cria uma tabela de referência cruzada (como uma planilha) e exibe os totais de vendas de cada ano.

  2. No painel Dados, arraste Vendas até a divisória Linhas.

    O Tableau gera o seguinte gráfico com as vendas agregadas como uma soma (agregada). Você pode ver as vendas totais agregadas de cada ano pela data do pedido.

  3. Gráfico de linhas que usa Data do pedido para a divisória Colunas e Sum(Vendas) para a divisória Linhas

    Ao criar uma exibição que inclui hora (nesse caso, a Data do pedido) pela primeira vez, o Tableau gera um gráfico de linha.

Este gráfico de linha mostra que as vendas parecem boas e parecem estar aumentando ao longo do tempo. São boas informações, mas não dizem muito sobre quais produtos têm vendas mais fortes e se há alguns produtos que podem estar se saindo melhor que outros. Como acabou de começar, explore mais e veja o que mais consegue descobrir.

Saiba mais: Explorar suas opções

Para alterar rapidamente o tipo de gráfico, selecione o menu suspenso no cartão Marcas.

Por exemplo, em um gráfico de área, é possível selecionar Área.

Tipos de gráficos listados no menu Marcas

O Tableau é compatível com muitos diferentes tipos de gráficos, conhecidos como tipos de marcas. Para obter mais informações, consulte Mais sobre tipos de marca na Biblioteca de aprendizagem.

Observação: Antes de prosseguir com o tutorial, verifique se o tipo de gráfico está definido como Automático.

Verifique seu trabalho! Assista "Criar uma exibição" em ação

Clique na imagem para reproduzi-la.

Refinar sua exibição

Para obter mais informações sobre quais produtos lideram as vendas gerais, tente adicionar mais dados. Comece adicionando as categorias de produto para ver os totais de vendas de uma forma diferente.

  1. No painel Dados, arraste Categoria para a divisória Colunas e coloque à direita de YEAR(Order Date).

    Sua exibição é atualizada para um gráfico de barra. Ao adicionar uma segunda dimensão discreta à exibição, você poderá categorizar seus dados em blocos discretos em vez de observar seus dados de forma contínua ao longo do tempo. Isso cria um gráfico de barras e mostra suas vendas gerais de cada categoria de produto por ano.

    Um gráfico de barras que tem Year(Data do Pedido) e Categoria na divisória Colunas e Sum(Vendas) na divisória Linhas

  2. Saiba mais: Mostre-me os números

    É possível exibir ou adicionar informações de ponto de dados à sua exibição. Neste exemplo, essas informações mostram os totais exatos de vendas por categoria.

    Para exibir as informações sobre cada ponto de dados (ou seja, marca) em sua exibição, focalize uma das barras para revelar uma dica de ferramenta. A dica de ferramenta exibe o total de vendas da categoria. Aqui está a dica de ferramenta para a categoria Materiais de escritório de 2021:

    Uma dica que mostra as Vendas de Materiais de escritório em 2021

    Para adicionar informações de ponto de dados como rótulos à sua exibição, clique em Mostrar rótulos de marca na barra de ferramentas. Abaixo, mostramos o total de vendas de cada categoria e ano.

    Observação: no tutorial Introdução, rótulos de texto não são adicionados à exibição.

    Um gráfico de barras que destaca o ícone Mostrar rótulos de marca

    Saiba mais: Mude sua perspectiva

    Para exibir o gráfico de barras horizontalmente em vez de verticalmente, clique em Trocar linhas e colunas na barra de ferramentas.

    Observação: desfaça essa ação antes de continuar com o tutorial de Introdução.

    Um gráfico de barras que destaca o ícone Trocar linhas e colunas

    Sua exibição está fazendo um excelente trabalho em mostrar as vendas por categoria: mobília, suprimentos de escritório e tecnologia. Uma informação interessante é descoberta!

    Nesta exibição, você pode ver que as vendas de mobiliário estão crescendo mais rápido do que as vendas de materiais de escritório, embora estes tenham tido um ótimo ano em 2021. Talvez você possa recomendar que a sua empresa concentre os esforços de vendas no mobiliário, em vez dos materiais de escritório? A sua empresa vende muitos produtos diferentes nessas categorias, então você precisará de mais informações antes que possa fazer uma recomendação.

    Para ajudar a responder a essa pergunta, você decide procurar os produtos por subcategoria para ver quais itens são os mais vendidos. Por exemplo, para a categoria Mobiliário, você deseja ver detalhes sobre estantes, cadeiras, móveis e mesas. Analisar esses dados pode ajudá-lo a obter informações sobre as vendas e, mais tarde, a rentabilidade geral, então adicione subcategorias no gráfico de barras.

  1. Clique duas vezes ou arraste Subcategoria para a divisória Colunas.
  2. Observação: É possível arrastar e soltar ou clicar duas vezes em um campo para adicioná-lo à sua exibição, mas tenha cuidado. O Tableau cria suposições sobre onde adicionar os dados, e eles podem não ser colocados onde você espera. Você sempre pode clicar em Desfazer para remover o campo ou arrastá-lo para fora da área na qual o Tableau o colocou para começar de novo.

    Subcategoria é outro campo discreto. Ele cria outro cabeçalho na parte inferior da exibição e mostra uma barra para cada subcategoria (68 marcas) dividida por categoria e ano.

    Um gráfico de barras que mostra a Data do pedido, Categoria e Subcategoria na divisória Colunas e Sum(Vendas) na divisória Linhas

Agora você está chegando em algum lugar, mas são muitos dados para examinar visualmente. Na próxima seção, você aprenderá como adicionar cores, filtros e mais para se concentrar em resultados específicos.

Saiba mais: Use uma exibição diferente para comparar vendas de produtos

Se desejar ver como seus produtos contribuem para as vendas gerais por categoria, o Tableau fornece outra opção.

Se você arrastar Subcategoria até Cor no cartão Marcas, criará um gráfico de barras empilhado com marcas adicionais para cada subcategoria identificada por uma cor exclusiva. O Tableau exibe automaticamente um cartão de legenda à direita para os valores de Subcategoria.

Observação: desfaça essa ação antes de continuar com o tutorial de Introdução.

Um gráfico de barras que mostra a Data do pedido e Categoria na divisória Colunas, Sum(Vendas) na divisória Linhas e Subcategoria na Cor no cartão Marcas

Isso mostra rapidamente a quantidade de vendas com que cada produto contribui para o total geral de cada categoria e ano e, imediatamente, mostra os colaboradores rapidamente.

Subcategorias são exibidas como barras empilhadas na ordem em que são listadas na legenda e não de acordo com o eixo Vendas.

Por exemplo, a exibição acima mostra que as estantes contribuíram com US$ 38,544 em vendas para o total geral de US$ 170,518 para o Mobiliário em 2019. A marca é exibida na parte superior da barra, porque as Estantes estão listadas nas legendas acima das Cadeiras, Mobiliário e Mesas. As subcategorias são exibidas na legenda para que você possa movê-las e examinar seus dados da maneira que faça sentido para você.

Dependendo do tipo de análise que deseja fazer, o gráfico de barras empilhadas pode ou não ser o gráfico indicado para você.

Verifique seu trabalho! Assista "Refinar sua exibição" em ação

Clique na imagem para reproduzi-la

Resumo das etapas

Esta etapa se resumia a conhecer seus dados e começar a fazer perguntas sobre seus dados para obter informações. Você aprendeu como:

  • Criar um gráfico em uma exibição que funcione para você.

  • Adicionar campos para obter o nível certo de detalhes em sua exibição.

Agora você está pronto para começar a se concentrar em seus resultados para identificar áreas mais específicas de preocupação. Na próxima seção, você saberá como usar os filtros e cores para ajudá-lo a explorar visualmente os dados.

Continue para Etapa 3: Concentrar-se em seus resultados.

Agradecemos seu feedback!