Planejamento de projetos do Tableau

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

Com o Planificador do Tableau Blueprint, você definiu a visão de sua organização para análises, identificou patrocinadores executivos e membros da equipe de projeto, documentou o estado atual da arquitetura da sua empresa e avaliou o uso de dados e análises entre cada equipe de negócios.

Essa é uma etapa importante, pois fornece uma melhor compreensão dos requisitos da sua organização, de modo que você possa planejar a disseminação do uso de dados e apoiar o crescimento da análise. Em seguida, a equipe de projeto começará a sintetizar as informações e documentar o que o processo de descoberta revelou.

Áreas de planejamento

As perguntas e os pontos de resumo para cada área do Planificador do Tableau Blueprint estão listados abaixo:

  • Qual é sua visão e quais são suas iniciativas estratégicas, objetivos comerciais e desafios? (Guia Estratégia de análise) Sua visão para a análise moderna e para a disseminação do uso de dados deve ser inspiradora e acionável, além de estar alinhada aos objetivos da sua organização. Suas iniciativas estratégicas e objetivos comerciais orientarão a criação de KPIs e métricas para acompanhar seu progresso em direção aos resultados desejados. Ao vincular essas iniciativas a dados e análises, você pode usá-las para motivar as pessoas e impulsionar mudanças.

    As iniciativas provavelmente refletirão as áreas de interesse executivo e conteúdos específicos que serão usados para tomar decisões comerciais. Com conteúdo de nível executivo, seus patrocinadores poderão exemplificar e moldar comportamentos baseados em dados. Alguns exemplos de iniciativas estratégicas podem incluir: melhorar a experiência do cliente, aumentar o reconhecimento da marca ou reduzir a dívida técnica com a modernização dos sistemas. Por trás de cada um desses exemplos, existem dados que podem ser avaliados e monitorados para estimar o progresso em direção à sua meta.

    Ao identificar os desafios ou obstáculos com antecedência, você estará mais preparado para mitigar esses riscos e obter sucesso. Muitos riscos podem ser evitados com uma abordagem de implantação planejada e sistemática.

  • Quem são os patrocinadores executivos e os membros da equipe de projeto? (Guia Funções e responsabilidades) O número de pessoas envolvidas no projeto é menos importante do que ter alguém com o devido conhecimento do setor para desempenhar a função correspondente quando necessário. É importante observar que, quanto maior a organização, maior a probabilidade de que mais pessoas sejam chamadas para desempenhar funções especializadas. Verifique se as pessoas certas foram destacadas para levar a iniciativa adiante.

    Os patrocinadores executivos devem ser defensores visíveis e vocais da plataforma. Eles trabalharão com a equipe de projeto para determinar não só como escalonar a tecnologia, mas também para garantir a estrutura, o suporte e o treinamento adequados para conduzir o gerenciamento de mudanças de forma eficaz, derrubando as barreiras para o desenvolvimento de uma organização baseada em dados.

    A equipe multifuncional de projeto inclui profissionais de TI/BI, administradores do Tableau Server e/ou Administradores de site e autores de conteúdo selecionados, bem como administradores de dados de vários departamentos. Marque reuniões semanais durante a implantação inicial e considere mudar a frequência para duas vezes por semana ou uma vez por mês quando for alcançada uma cadência operacional. O progresso deve ser relatado regularmente aos patrocinadores executivos, bem como questões que precisam ser encaminhadas aos tomadores de decisão e resolvidas por eles.

    Se você ainda não tem patrocínio executivo, concentre seus esforços na guia Pesquisa de dados e análise e Casos de uso e fontes de dados para identificar casos de uso de alto impacto que provam o valor de se tornarem mais baseados em dados.

  • Como o Tableau se integrará aos seus investimentos em tecnologia existentes? (Guia Pesquisa de arquitetura corporativa) Esta etapa será executada no fluxo de trabalho de Agilidade. Compreender a interoperacionalidade de todos esses elementos é fundamental para a instalação, a configuração e o funcionamento contínuo do Tableau Server ou do Tableau Cloud.

    A TI deve documentar a arquitetura corporativa do estado atual e reavaliá-la periodicamente conforme a pilha de tecnologias muda. Como o Tableau está integrado às suas plataformas, redes, bancos de dados e aplicativos, é importante identificar todos os pontos de integração.

    Além dos pontos de integração no nível de sistemas, você deve começar a empacotar e testar o software cliente, Tableau Desktop e Tableau Prep Builder, para autoatendimento e/ou instalação silenciosa. Se dispositivos móveis também estiverem no escopo, o aplicativo Tableau Mobile deverá ser publicado e testado usando a solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) corporativa. Lembre-se também de que você pode instalar outros aplicativos, como tabcmd, a Content Migration Tool ou o Tableau Bridge para o Tableau Cloud.

  • Como os dados são selecionados e gerenciados, distribuídos, consumidos e protegidos? (Guia Pesquisa de dados e análise) Ao pesquisar cada equipe de negócios participante, a equipe de projeto do Tableau entenderá como os dados são usados atualmente, o tipo de conteúdo que será mais impactante e a quantidade de assistência necessária. Para o estado atual, leve em consideração todas as fontes de dados: desde arquivos CSV, relatórios distribuídos por e-mail e arquivos do banco de dados local, até o data warehouse corporativo, aplicativos na nuvem e fontes externas.

    Quando enviar a Pesquisa de dados e análise, verifique com as partes interessadas se elas se sentem à vontade em respondê-la por conta própria ou se preferem ser entrevistadas por alguém da equipe de projeto. Se você tiver cinco equipes de negócios no escopo de sua implantação inicial, deverá fazer cinco pesquisas de dados e análise no total para documentar as informações de cada equipe. Depois que as informações forem coletadas de cada equipe, você deverá fazer um resumo e compartilhá-lo com a equipe de negócios para análise.

    Essa pesquisa deve ser repetida como parte do processo de integração para adicionar novas equipes. Ela também é uma maneira valiosa de se conectar às equipes e entender melhor como elas pretendem usar o Tableau para tomar decisões comerciais baseadas em dados.

  • Quais casos de uso são mais impactantes? (Guia Casos de uso e fontes de dados) Ao priorizar as fontes de dados para publicar e certificar no Tableau Server ou no Tableau Cloud, comece com dados de baixa complexidade e alto impacto para demonstrar resultados rápidos. O impacto geralmente pode ser avaliado pelo tamanho do público ou pelo interesse executivo.

    Publique e certifique fontes de dados e crie pastas de trabalho para responder a perguntas de negócios. Comprometa-se a oferecer pelo menos uma fonte de dados certificada e um painel por equipe, para que todos tenham conteúdo disponível assim que forem integrados.

    Novas fontes de dados podem ser adicionadas ao longo do tempo à medida que forem identificadas. Além dos casos de uso iniciais, isso fornece um processo repetível para adicionar novas fontes de dados à medida que a implantação evolui

  • Como você garantirá que os dados sejam confiáveis e usados de forma responsável? (Guia Governança de dados e conteúdo) Nas fontes de dados descobertas na Pesquisa de dados e análise e no conteúdo inicial identificado na guia Casos de uso e fontes de dados, classifique diferentes tipos de dados por sensibilidade e público. Em seguida, defina modelos de governança centralizados, delegados ou autogovernados para cada área de governança de dados e conteúdo.

    Como a governança é responsabilidade de todos, os modelos devem ser definidos pela equipe multifuncional do projeto, à medida que você procura encontrar o equilíbrio entre flexibilidade e controle. Publique os modelos de governança da sua organização na intranet de capacitação para que todos os usuários possam consultá-los. Ao comunicar claramente as políticas de governança, você reforçará a ideia de que a governança permite, em vez de restringir, o acesso aos dados, gerando confiança no processo.

    Uma abordagem iterativa é necessária para se adaptar aos requisitos em evolução à medida que a adoção e o engajamento dos usuários aumentam. Essas conversas devem ocorrer o mais cedo possível e com frequência.

  • Qual é o relacionamento com os dados de uma determinada função? (Guia Mapeamento das funções de capacitação) A equipe de projeto deve usar personas baseadas na função de cada cargo no fluxo de trabalho para classificar diferentes tipos de usuários. Disponibilizamos Funções de capacitação que correspondem ao nosso portfólio de treinamento para servir como ponto de partida. Você pode usar essas funções sem alterações ou personalizá-las para atender aos seus requisitos específicos, adicionando habilidades auxiliares necessárias para cargos específicos. Por exemplo, qualquer pessoa com cargo de “analista” pode ser mapeada para a função de capacitação Analista, enquanto cargos de diretoria ou de níveis superiores podem ser mapeados para a função de capacitação Patrocinador executivo. Uma vez mapeadas, as trajetórias de aprendizagem correspondentes devem ser preenchidas pelos próprios indivíduos.

    Para os funcionários existentes, coordene a integração e a capacitação no Tableau com a disponibilidade de fontes de dados e painéis certificados. Comece com os autores de conteúdo e os administradores de dados. Assim, eles terão o conjunto de habilidades básico para começar a criar conteúdo para outras pessoas. Publique suas agendas de treinamento e grave vídeos curtos, introdutórios e sob demanda usando os próprios dados de uma determinada equipe para colocar as análises em contexto, facilitando o entendimento.

    Quanto mais cedo você integrar os dados à contratação e à integração dos funcionários, menos trabalho terá para determinar como uma pessoa específica usará os dados. Este é um passo fundamental que não deve ser subestimado para estimular a proficiência em análise em toda a organização, além de desenvolver e reter talentos existentes.

  • Quem usará o Tableau e quais licenças são necessárias? (Guia Usuários do Tableau) Uma vez que o tamanho do público-alvo estiver estimado na guia Casos de uso e fontes de dados, você detalhará mais um nível para listar usuários. A guia Usuários é onde você faz um inventário de todos os usuários, identificando o departamento, o nível de licença, a função no site, a função de capacitação correspondente e a data de integração.

    Esta etapa será executada no fluxo de trabalho de Proficiência com práticas recomendadas de análise, capacitação e avaliação do engajamento dos usuários. Ela quantifica o número de usuários por departamento, equipe e a função de capacitação para fins de treinamento. Para o Tableau Server, o levantamento do número de usuários será essencial para dimensionar o ambiente de servidor e programar o processo de integração dos usuários por meio do planejamento do crescimento futuro.

  • Como você promoverá o compartilhamento e a colaboração? (Guia Comunidade) A guia Planejamento da comunidade descreve os recursos e atividades recomendados para criar uma rede de usuários que demonstram entusiasmo pelos dados. Para a disponibilização inicial, concentre-se no plano de comunicação, nos recursos de autoajuda da intranet de capacitação e no processo de encaminhamento para o suporte. Planeje sua primeira reunião do grupo de usuários internos e agende-as para que ocorram em intervalos regulares.

    Esta etapa será executada no fluxo de trabalho de Comunidade. Não há problema em começar pequeno, tanto no conteúdo quanto no atendimento. Não desanime se a participação não for muito alta no começo.

  • Como você se manterá atualizado sobre os novos recursos e funcionalidades? (Guias Planejamento de atualização e Lista de verificação do processo de atualização) Você talvez ache que ainda é cedo para considerar como as atualizações serão tratadas, mas uma abordagem proativa de como e quando as atualizações ocorrem garantirá resultados positivos para todos. As guias Planejamento de atualização e Lista de verificação de atualização ajudam a estabelecer os princípios orientadores e os planos de suporte, atualização, comunicação, capacitação e suporte de software para gerar resultados satisfatórios à medida que você atualiza para novas versões do Tableau Server e do software cliente ou do software cliente conectado ao Tableau Cloud. Esta etapa será executada ao longo dos fluxos de trabalho de Agilidade, Proficiência e Comunidade.

Métricas do projeto

“Analisando suas análises” não é apenas o nome de uma sessão em grupo da Conferência da Tableau. Ao analisar o progresso da sua implantação, a equipe do projeto entenderá as necessidades da organização e determinará o que está funcionando e o que não está. Isso ajudará você a identificar conquistas e oportunidades de melhoria. As tabelas a seguir fornecem métricas que ajudarão no monitoramento ao longo de toda sua implantação:

KPIs executivos

  • Porcentagem de envolvimento da liderança com conteúdo do Tableau, como conteúdo relacionado a iniciativas estratégicas;

  • Uso da análise em reuniões; avaliações de desempenho de departamentos/equipes;

  • Impacto esperado e ROI: aumento de receita, custos reduzidos e melhores resultados comerciais e com os clientes.

KPIs da TI

  • Porcentagem de conteúdo de autoria de usuários corporativos x TI;

  • Porcentagem de dados disponíveis x dados analisados;

  • Licenças com propriedade x licenças atribuídas;

  • TCO: custos de aquisição, implementação, suporte e treinamento.

KPIs de análise

  • Porcentagem de usuários integrados;

  • Engajamento do usuário (no nível da organização): frequência de logon do usuário, dias desde o último logon e usuários que fizeram logon uma vez e não retornaram;

  • Conteúdo criado e publicado (no nível da organização);

  • Utilização do conteúdo (no nível da organização);

  • Porcentagem de fontes de dados publicadas certificadas;

  • Proporção de pastas de trabalho certificadas do projeto por pastas de trabalho ad hoc;

  • Porcentagem de todos os usuários treinados, incluindo nível de habilidade em análises, distintivos de função e certificações em produtos;

  • Porcentagem de usuários que expandiram suas habilidades analíticas ao avançarem nos níveis de função de capacitação.

KPIs da linha de negócios

  • Porcentagem de usuários em uma equipe treinada;

  • Quantidade de conteúdo criado e publicado;

  • Comportamento do usuário (no nível da organização ou da equipe): frequência de logon do usuário, dias desde o último logon e usuários que fizeram logon uma vez e não retornaram;

  • Produtividade do funcionário: aumento na produtividade do analista e na eficiência dos profissionais da informação.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!