Configurar o acesso à edição na Web, salvamento e download do conteúdo

Se você está habilitando a funcionalidade de criação na Web no seu site, pode configurar mais precisamente quais usuários têm acesso ela. Ao usar as funções e regras de permissão do site no nível de conteúdo, é possível permitir ou negar os recursos Editar na Web, Salvar, ou Baixar nos projetos, pastas de trabalho e fontes de dados.

Observação: este documento enfatiza que o uso da expressão Edição na Web é somente para especificar o nome do recurso nas regras de permissões, sendo que a expressão criação na Web refere-se à funcionalidade geral de criação e modificação de pastas de trabalho no servidor. No entanto, você pode se deparar com essas duas expressões sendo usadas de modo intercambiável.

Por que permitir que os usuários trabalhem diretamente no site

Como administrador, a ideia de permitir que as pessoas preencham um site com conteúdo, aparentemente de forma indiscriminada, pode ser encarada com ceticismo. No entanto, com alguns controles, é possível limitar até que ponto vai essa participação e ao mesmo tempo fornecer importantes benefícios que o gerenciamento de conteúdo centralizado pode pode oferecer a você e aos usuários.

Prós e contras da criação na Web

Alguns dos benefícios da criação na Web para publicadores e usuários corporativos incluem:

  • Equipes de analistas que trabalham em colaboração com uma locação central de onde fornecem input.
  • A possibilidade de conexão com fontes de dados e criação de pastas de trabalho ainda que os usuários não possuam o Tableau Desktop.
  • Acesso ao conteúdo mesmo que não estejam usando o computador com o Tableau Desktop ou VPN, seja em um computador ou em um dispositivo móvel.
  • Isso pode fornecer uma estrutura que permite uma consistência entre relatórios do Tableau. (Ao tornar as pastas de trabalho modelo disponíveis no site, os analistas podem baixar ou criar novas pastas de trabalho com conexões de dados, marca e formatação já definidas.)

Para administradores, os benefícios podem incluir:

  • Menos implantações do Tableau Desktop para gerenciar e suportar.
  • Menor número de computadores dependentes de drivers de bancos de dados instalados.
  • Capacidade de gerenciar conteúdo.
  • Monitoramento mais preciso do que os usuários estão fazendo com o Tableau.

Algumas desvantagens da edição na Web incluem:

  • Para analistas, a funcionalidade de edição não é tão ampla quanto no Tableau Desktop (ainda que continue a avançar em direção a essa paridade).
  • Para administradores, ter mais pessoas trabalhando no servidor pode significar a necessidade de atualização dos sistemas.
  • Sem publicar as orientações gerais, a proliferação de conteúdo no site é esperada.
    Isso pode confundir aqueles que dependem dos painéis e fontes de dados publicados no Tableau, levar a uma queda no desempenho do servidor e da qualidade dos dados e até mesmo afetar a segurança dos dados.

Gerenciamento de permissões para ajudar usuários a evitar a proliferação do conteúdo

Para ajudar os usuários a evitarem a proliferação do conteúdo no site, muitos administradores do Tableau usam os projetos para permitir vários níveis de acesso ao conteúdo. Por exemplo, um projeto pode ser configurado para permitir que todos os usuários editem e salvem pastas de trabalho, enquanto outro permite que apenas editores aprovados salvem novos conteúdos.

Para ter uma ideia melhor de como funciona, consulte os recursos a seguir:

Coordenar edição e salvar recursos com as funções de site para o nível de acesso apropriado

Para editar, salvar e baixar as pastas de trabalho os usuários devem ter uma função de site que permita tais ações com os recursos - definidos nas regras de permissão - que permitem ou negam acesso relacionado a edição.

Acesso de função de site

  • Quando as permissões apropriadas são definidas no nível do conteúdo, as funções de site Creator ou Explorer (Explorador - pode publicar) permitem os comandos Salvar (substituir) e Salvar como/Baixar.

    Observe que Arquivo > Salvar está disponível apenas para o proprietário da pasta de trabalho. Quando o recurso de permissão Salvar tiver sido concedido no nível do projeto e da pasta de trabalho, um usuário que não seja proprietário poderá substituir a pasta de trabalho existente na criação da Web ao selecionar Arquivo > Salvar como e usar o mesmo nome da pasta de trabalho. Isso substitui o conteúdo existente, ele se torna o proprietário e obtém acesso total ao conteúdo.

  • A função de site do Explorer (Explorador) pode receber os recursos Edição na Web e Salvar como/Download , mas não poderá salvar (nem substituir as alterações existentes ou salvas em uma nova pasta de trabalho).

Para obter mais informações, consulte Edição na Web e criação na Web.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.