Dados básicos do produto

Por padrão, os produtos Tableau enviam dados de uso para o Tableau para que possamos entender como os clientes usam nosso software e obter informações sobre onde eles são bem-sucedidos e onde eles podem encontrar problemas que podemos resolver. Por exemplo, esses dados podem nos ajudar a saber onde os upgrades estão comumente falhando, e nos permitem fazer alterações no produto para resolver esses problemas ou identificar qual parte da nossa base de usuários precisa ser informada sobre um problema de segurança que se aplica a uma versão específica do Tableau Server. Você pode desativar o envio desses dados na hora da instalação ou posteriormente. Para obter detalhes sobre como fazer isso, consulte as instruções para Tableau Desktop(O link abre em nova janela) ou Tableau Server(O link abre em nova janela).

Mesmo quando você desabilitar o envio de dados de uso do produto, certos dados básicos do produto são enviados ao Tableau. Estes Dados básicos do produto incluem informações sobre produtos e seus processos, incluindo qual produto ou processo está sendo executado, quando eles iniciam, em que sistema operacional eles estão executando, informações de licenciamento, qual máquina ou cluster de máquinas enviou os dados (usando identificadores pseudoanonimizados exclusivos) e se o produto está configurado para enviar dados de uso do produto.

Você pode desativar o envio de dados básicos do produto no nível da máquina ou no nível corporativo, bloqueando o tráfego enviado para prod.telemetry.tableausoftware.com.

Desabilitação do compartilhamento de dados básicos do produto em computadores individuais

Importante: este procedimento envolve modificar seu arquivo local hosts Se você não sabe o que é isso, não deve mudá-lo. Você só deve fazer essa alteração se entender as implicações de fazer alterações no arquivo, saber como alterar o arquivo e ter feito um backup do arquivo por segurança.

Modificar os arquivos hosts altera o comportamento da rede para computadores. Instruções detalhadas para modificar os arquivos hosts são fornecidas por provedores de sistemas operacionais como Microsoft, Apple ou Distribuições Linux.

  1. Faça uma cópia do arquivo de hosts existentes e salve-a em um computador que não seja o seu computador Tableau. Este é o seu backup, caso você precise reverter suas alterações. Não comece a modificar o arquivo até que você tenha feito uma cópia de backup dele.

  2. Modifique o arquivo do seu computador hosts para incluir essas linhas:
# Stops sending Product Usage to Tableau (prod.telemetry.tableausoftware.com).
# Learn more here: http:\\tableau.com\derived-data
127.0.0.1    prod.telemetry.tableausoftware.com

A primeira e a segunda linhas são comentários, explicando a terceira linha.

A terceira linha impede que todo o tráfego prod.telemetry.tableausoftware.com (http://prod.telemetry.tableausoftware.com/) ) deixe sua máquina local enviando-a para o endereço de loopback interno do host. Os dados não são enviados para fora do computador.

Desativação do compartilhamento de Dados básicos do produto no nível corporativo

Para desativar o envio de Dados básicos do produto em um nível corporativo, modifique o Firewall de rede para evitar tráfego de saída para prod.telemetry.tableausoftware.com.

Este domínio é usado pelo Tableau para receber os Dados básicos do produto sobre o lançamento e o desligamento do processo. Também é usado para os dados mais gerais de uso do produto. Ao bloquear o tráfego para este domínio, você impedirá que ambos os tipos de dados sejam enviados.

O tráfego para este domínio ocorrerá nas Portas 80 (para registro inicial de nossos clientes de Dados de produto) e na Porta 443 (para todo o tráfego subsequente). Para evitar completamente que os dados do produto sejam enviados, bloqueie todo o tráfego para este domínio.

Para obter detalhes sobre como configurar o firewall de rede, consulte seu fornecedor ou seu departamento interno de TI. O Tableau não pode fornecer estas instruções.

Agradecemos seu feedback!