Autenticação confiável de teste
As etapas abaixo fornecem um método que você pode usar para testar a recuperação de um ticket confiável do seu servidor da Web. Este teste simples pode ajudar a avaliar a conectividade entre o servidor Web e o Tableau Sever, e se a autenticação confiável foi ou não configurada corretamente.
Importante: o código de teste fornecido neste tópico executa do lado do cliente no navegador para fornecer uma validação visual rápida de que a autenticação confiável está configurada corretamente no Tableau Server. Se o navegador do cliente que carrega a página html não estiver no servidor da Web confiável, você pode ter que confiar temporariamente no IP do cliente. Na prática, você nunca deve confiar em endereços IP do cliente como parte da configuração de autenticação confiável. Todos os endereços IP confiáveis podem solicitar tickets como qualquer usuário, incluindo o administrador. Em um ambiente de produção, todos os fluxos de autenticação confiáveis devem ser executados do lado do servidor, entre o Tableau Server e os servidores da Web confiáveis.
Como o teste é executado em um navegador do cliente, ele não é uma réplica exata do caminho de comunicação em um ambiente de produção. Depois de executar com sucesso o teste, recomendamos que teste solicitando bilhetes para os usuários com uma solicitação de pós-verificação final do lado do servidor.
Um método de teste alternativo é executar um gerador de tickets confiável para testar a configuração. A URL a seguir faz referência a um gerador de tickets confiável que não é compatível com o Tableau. No entanto, o gerador tem sido usado por muitos clientes para testar a configuração de ticket confiável: https://github.com/mkannan-tsi/Trusted-Ticket-Generator(O link abre em nova janela).
Etapa 1: adicionar um usuário de teste
Crie um usuário no Tableau Server que possa ser usado para testar a funcionalidade do ticket confiável. Consulte Adicionar usuários ao Tableau Server. Adicione esse usuário a um site no servidor e defina a função do site do usuário como Explorer.
Etapa 2: criar um página HTML de teste
Cole o código a seguir em um novo arquivo .html que você salvou na máquina do Tableau Server de onde está realizando o teste. É possível alterar os rótulos e os atributos de estilo conforme desejado.
<html> <head> <title>Trusted Ticket Requester</title> <script type="text/javascript"> function submitForm(){ document.getElementById('form1').action = document.getElementById('server').value + "/trusted"; } </script> <style type="text/css"> .style1 {width: 100%;} .style2 {width: 429px;} #server {width: 254px;} </style> </head> <body> <h3>Trusted Ticketer</h3> <form method="POST" id="form1" onSubmit="submitForm()"> <table class="style1"> <tr> <td class="style2">Username</td> <td><input type="text" name="username" value="" /></td> </tr> <tr> <td class="style2">Server</td> <td><input type="text" id="server" name="server" value="https://" /></td> </tr> <tr> <td class="style2">Client IP (optional)</td> <td><input type="text" id="client_ip" name="client_ip" value="" /></td> </tr> <tr> <td class="style2">Site (leave blank for Default site; otherwise enter the site name)</td> <td><input type="text" id="target_site" name="target_site" value="" /></td> </tr> <tr> <td class="style2"><input type="submit" name="submittable" value="Get Ticket" /></td> <td> </td> </tr> </table> </form> <h4>Be sure to add your IP as a Trusted IP address to the server</h4> </body> </html>
Etapa 3: recuperar um ticket confiável do Tableau Server
O procedimento a seguir retornará um ticket confiável do Tableau Server.
Abra a página da Web criada na etapa anterior.
Essa operação requer JavaScript, portanto, o navegador da Web poderá solicitar a permissão para que os scripts sejam executados.
Nas caixas de texto, insira o seguinte:
- Username: o usuário de teste criado na Etapa 1.
- Servidor: o endereço do Tableau Server, por exemplo,
https://<server_name>
. - IP do cliente (opcional): o endereço IP do computador do usuário, se estiver configurado para o IP de cliente confiável correspondente.
- Site: o nome do site do Tableau Server no qual o usuário de teste é membro.
Clique em Obter ticket. Uma das seguintes opções será retornada:
- Um ticket exclusivo: um ticket confiável é uma cadeia de caracteres composta por uma UUID codificada com Base64 e uma cadeia de caracteres aleatória de 24 caracteres, por exemplo,
9D1OlxmDQmSIOyQpKdy4Sw==:dg62gCsSE0QRArXNTOp6mlJ5
. - -1: se o valor,
-1
for retornado, a configuração terá um erro. Consulte Valor de ticket -1 retornado pelo Tableau Server.
- Um ticket exclusivo: um ticket confiável é uma cadeia de caracteres composta por uma UUID codificada com Base64 e uma cadeia de caracteres aleatória de 24 caracteres, por exemplo,
Etapa 4: testar acesso com um ticket confiável
Agora que você tem um ticket, é possível usá-lo para acessar o conteúdo no Tableau Server.
Crie uma URL com o ticket único gerado na etapa anterior para verificar o acesso com o ticket confiável. A sintaxe da URL é diferente se você estiver acessando um Tableau Server com um site único, em vez de um servidor que hospeda vários sites.
URL de servidor de site padrão
https://<server_name>/trusted/<unique_ticket>/views/<workbook_name>/<view_name>
URL de servidor de site não padrão
https://<server_name>/trusted/<unique_ticket>/t/<site_name>/views/<workbook_name>/<view_name>
As variáveis nas URLs são indicadas por parênteses (<
e >
). Todas as outras sintaxes são literais.