Sobre o espaço de trabalho de fluxo

Depois de publicar o fluxo, você pode agendar tarefas ou tarefas vinculadas (versão 2021.3 e posteriores) no Tableau Server para executar os fluxos automática e regularmente e manter os dados de saída atualizados. Você também pode executar seus fluxos manualmente a qualquer momento (sem exigência de Data Management).

O Tableau Prep Conductor aproveita muito da mesma funcionalidade de gerenciamento de fluxos que você pode ver ao gerenciar pastas de trabalho ou fontes de dados do Tableau Desktop em Tableau Server . Por exemplo, assim como as atualizações de extração, as tarefas de fluxo agendadas e as execuções de fluxo sob demanda são enfileiradas como tarefas em segundo plano. Mas quando se trata de trabalhar com fluxos, existem algumas diferenças.

Página de Visão geral do fluxo

A página de Visão geral de fluxo é a página de destino principal onde você pode visualizar dados sobre seu fluxo e cronograma, monitorar e manter o fluxo. Se você não tem o Data Management, você terá opções diferentes.

Abra a página Visão geral do fluxo clicando em um fluxo em sua lista. Você pode navegar até lá em Conteúdo > Explorar > Todos os fluxos ou abrindo o projeto que contém os fluxos.

  1. O cabeçalho lista o nome do fluxo, o proprietário do fluxo e a data em que o fluxo foi modificado pela última vez. A partir da versão 2020.4, clique em Editar para editar os fluxos existentes.

    Adicione um fluxo aos seus favoritos ou, no menu Mais ações, você também pode editar, executar, baixar o fluxo, definir permissões, alterar o proprietário do fluxo, restaurar versões anteriores do fluxo e muito mais.

  2. Visualize e edite a descrição do fluxo e defina marcas para ajudar outras pessoas a encontrar os fluxos que procuram.

  3. Visualize as etapas de saída para um fluxo juntamente com quaisquer parâmetros aplicados ao fluxo (versão 2021.4 e posterior), o status da última atualização, qualquer agenda à qual a saída foi atribuída e quaisquer erros da última execução do fluxo. Você também pode clicar no botão Executar para executar todas as etapas de saída ou etapas de saída individuais sob demanda.

    Parâmetros

    Caso o fluxo inclua parâmetros de usuário, o valor do parâmetro executado pela última vez no fluxo aparece e você pode ver todas as saídas geradas na coluna Saída. Quando o fluxo for executado, você será solicitado a inserir os valores dos parâmetros.

    Os parâmetros do sistema (versão 2023.2 e posterior) são gerados automaticamente no tempo de execução do fluxo e o tipo de parâmetro do sistema aparece na coluna Parâmetros. Para ver o último valor de parâmetro do sistema aplicado ao fluxo, edite o fluxo.

    Para obter mais informações sobre como usar parâmetros nos fluxos, consulte Criar e usar parâmetros em fluxos(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Prep.

    StatusDepois que um fluxo é executado com sucesso, as saídas que são fontes de dados tornam-se links, nos quais você pode clicar para abrir a página Fonte de dados para visualizar mais informações sobre a fonte de dados ou editar a conexão de entrada do fluxo.
    Agenda

    No campo Agenda, visualize as tarefas agendadas às quais a etapa de saída está atribuída. Uma saída de fluxo pode ser atribuída a uma ou mais tarefas.

    Se nenhuma agenda foi atribuída ainda, clique em Criar nova tarefa para adicionar a etapa de saída a uma agenda. Para executar imediatamente o fluxo para atualizar uma etapa de saída específica, clique no botão Executar no lado esquerdo da linha.

    Erros

    Se o fluxo tiver erros, a execução do fluxo falhará. Os erros de conectividade podem ser resolvidos diretamente navegando até a guia Conexões do fluxo e editando as conexões de entrada.

    Para resolver quaisquer outros erros de fluxo, edite o fluxo, publique-o novamente e tente executá-lo novamente. Se você estiver usando uma versão anterior do Tableau Prep Builder, no menu Mais ações, você também pode baixar e abrir o fluxo no Tableau Prep Builder, publicá-lo novamente e tentar executar o fluxo novamente.

  4. Visualize uma imagem da exibição

Página de visão geral do fluxo sem o Data Management

Se você não tem o Data Management instalado em seu servidor, ainda pode publicar fluxos para Tableau Server, mas verá menos opções para gerenciar seu fluxo.

Página de Conexões de fluxo

Visualize os locais de entrada e saída de um fluxo, tipos de conexão, configurações de autenticação, etapas de entrada e saída e quaisquer erros de conectividade. Você pode definir as configurações de autenticação ao publicar um fluxo. Para obter mais informações, consulte Publicar um fluxo(O link abre em nova janela).

Para tipos de entrada de banco de dados, clique no menu Mais ações para obter uma conexão de entrada, editar a conexão e alterar o nome do servidor, porta, nome de usuário e senha.

Página de Tarefas agendadas de fluxo (Data Management obrigatório)

Visualize todas as agendas às quais o fluxo está atribuído, as saídas incluídas nessas agendas e quaisquer parâmetros aplicados ao fluxo (versão 2021.4 e posterior). Como administrador, você pode clicar no link da agenda para abrir a página Agendas e ver uma lista de fluxos atribuídos a essa agenda. Para obter mais informações sobre como atribuir fluxos em uma agenda, consulte Agendar tarefa de fluxo na ajuda do Tableau Cloud ou Tableau Server.

Para visualizar as saídas em uma agenda ou as tarefas atribuídas a uma tarefa vinculada (versão 2021.3 e posterior), clique nos links na coluna Tipo de agenda.

Você também pode adicionar novas tarefas ou gerenciar as existentes nesta página. Para executar uma ação em uma tarefa existente, marque a caixa de seleção em um cartão de tarefa e clique no menu suspenso Ações para executar, editar ou excluir a tarefa.

Se a execução do fluxo falhar após um número configurado de tentativas consecutivas, o fluxo será automaticamente suspenso.

Você pode ver esse status na guia Visão geral e também nesta guia. Você pode retomar as tarefas suspensas neste menu.

Para obter informações sobre como definir o limite para tarefas de fluxo suspensas, consulte Etapa 5: configurações opcionais do servidor(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre as tarefas de fluxo suspensas, consulte Ver e solucionar erros.

Observação: a página Tarefas agendadas para fluxos foi reprojetada na versão 2021.3. A exibição pode parece diferente dependendo da versão do Server.

Página de agendas

Na página Agendas, você pode visualizar os fluxos atribuídos a uma agenda e os detalhes sobre as execuções do fluxo. Se a agenda incluir tarefas vinculadas (versão 2021.3 e posterior), o número de fluxos incluídos nelas é mostrado.

Você pode executar a agenda sob demanda e executar todos os fluxos atribuídos a ela. Você também pode selecionar um ou mais fluxos e, em seguida, usar o menu Ações para alterar a agenda ou prioridade do fluxo, excluir fluxos selecionados da agenda ou retomar fluxos suspensos.

Para obter informações sobre como configurar uma agenda, consulte a Etapa 3: criar agendas para tarefas de fluxo(O link abre em nova janela).

Histórico de execução de fluxo (Data Management obrigatório)

Visualize, pesquise e classifique uma lista de corridas históricas para um fluxo. Esta página também inclui detalhes sobre a execução do fluxo, como tipo de execução, os valores de parâmetro aplicados aos fluxos incluídos em cada execução do fluxo (versão 2021.4 e posterior), duração e número de linhas que foram geradas.

Se a saída do fluxo tiver um erro, passe o mouse sobre o erro para visualizar as mensagens. Se aplicável, clique no link Ir para conexões na mensagem de erro para navegar até a página Conexões para corrigir os erros de conectividade. Você também pode editar o fluxo diretamente para corrigir quaisquer erros ou clicar em Baixar o fluxo para baixar e corrigir erros de fluxo no Tableau Prep Builder e, em seguida, republicar o fluxo para continuar a gerenciá-lo usando o Tableau Prep Conductor.

Observação: o histórico de execução de um fluxo persistirá, a menos que o fluxo seja excluído.

Histórico de revisão de fluxo

Se você precisar reverter um fluxo para uma versão anterior, no menu Mais ações para o fluxo, selecione Histórico de revisão. Na caixa de diálogo Histórico de revisão, selecione a versão do fluxo na lista para a qual deseja reverter.

Quem pode fazer isso

Os Administradores do servidor podem ativar as chaves de licença do Data Management.

Os administradores de servidor podem habilitar o Tableau Prep Conductor.

Os criadores podem criar, editar e executar fluxos manualmente. Se o Data Management estiver instalado, os criadores podem executar fluxos em uma agenda.