Habilitar as portas JMX

Para ajudá-lo a lidar com um problema no Tableau Server, o Suporte do Tableau poderá solicitar que você habilite as portas JMX do servidor. Essas portas podem ser usadas para o monitoramento e a solução de problemas, geralmente com uma ferramenta como o JConsole. Nas versões 2022.1 e posteriores, as portas JMX podem ser habilitadas com segurança e este é o método recomendado. Nas versões anteriores a 2022.1, você só pode habilitar as portas não seguras.

Habilitar as portas do JMX seguro

A partir da versão 2022.1 do Tableau Server, você pode ativar as portas JMX com segurança. Este procedimento explica como habilitar o JMX seguro. Para ativar o JMX em versões anteriores, consulte Habilitar as portas do JMX não seguro abaixo.

Para habilitar as portas do JMX seguro no Tableau Server:

  1. Abra um prompt de comando como usuário com acesso de administrador ao computador em que o TSM está instalado.

  2. Execute este comando:

    tsm maintenance jmx enable

    O comando tem várias opções que você pode fornecer ao executá-lo. Se você não fornecer nenhuma opção ao executar o comando, serão solicitadas opções com base nas respostas fornecidas.

    Por exemplo:

    C:\Windows\system32>tsm maintenance jmx enable
    We do not recommend you enable JMX unsecured on a production environment. Would you like to enable security features for JMX?
    (y/n): y
    JMX access is readonly by default. Would you like to add readwrite access?
    (y/n): n
    Would you like to enable SSL?
    (y/n): y
    Would you like to require client authentication (mTLS)?
    (y/n): n
    Enabling JMX with the specified settings. This will perform a server restart. Do you want to continue?
    (y/n): y
    Starting enable JMX asynchronous job.

    Para obter mais informações sobre o comando e suas opções, consulte tsm maintenance jmx enable.

Habilitar as portas do JMX não seguro

Para versões do Tableau Server anteriores a 2022.1.0, se você estiver ativando portas do JMX, elas só poderão ser ativadas desprotegidas.

Importante habilitar as portas do JMX não seguro pode representar algum risco de segurança. É altamente recomendável usar JMX seguro. Se você não tiver uma versão do Tableau Server compatível com isso, esteja ciente do risco e reduza-o limitando o acesso às portas do JMX ao menor número de clientes que for prático para o seu cenário. Normalmente se limita o acesso por meio das regras de firewall do host, um dispositivo de segurança externo ou regras de roteamento.

Para habilitar as portas do JMX no Tableau Server:

  1. Interrompa o servidor.

  2. Insira o seguinte comando:

    tsm configuration set -k service.jmx_enabled -v true
  3. Aplique as alterações pendentes:

    tsm pending-changes apply

    Se as alterações pendentes exigirem uma reinicialização do servidor, o comando pending-changes apply exibirá um prompt para que você saiba que ocorrerá uma reinicialização. Esse prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção --ignore-prompt, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Se as alterações não exigirem uma reinicialização, elas serão aplicadas sem um prompt. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.

  4. Reinicie o Serviço de coordenação e o Controlador de administração do TSM:

    net stop appzookeeper_0

    net start appzookeeper_0

    net stop tabadmincontroller_0

    net start tabadmincontroller_0

    Observação: você deve executar esses comandos como administrador em um prompt de comando. Dependendo da configuração do computador, talvez seja necessário executá-los na pasta C:\Windows\System32.

    Pode demorar alguns minutos para tabadmincontroller reiniciar. Se você tentar aplicar alterações pendentes na próxima etapa, antes que o controlador tenha reiniciado completamente, o TSM não conseguirá se conectar ao controlador. Use o comando tsm status -v para garantir que o controlador esteja funcionando. O Controlador de administração do Tableau Server deve ser listado como "em execução".

  5. Inicie o servidor.

Como as portas JMX são determinadas

Como padrão, as portas JMX atribuídas dinamicamente, de dentro de uma faixa de portas disponíveis. Para obter detalhes sobre como a atribuição de porta é feita, e como substituir o mapeamento dinâmico, consulte Portas do Tableau Services Manager.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!