Visão geral do monitoramento de desempenho
Ao monitorar um servidor, você coleta e analisa os dados que sinalizam se o servidor está com problemas de desempenho ou execução. Por exemplo, se você observar que o seu servidor está usando 100% de sua capacidade de processamento por longos períodos, saberá que há um problema.
Os dados que você precisa coletar e analisar podem ser divididos nas seguintes categorias gerais:
Dados de uso do recurso—como o Tableau Server usa os recursos de hardware, como o espaço em disco, s memória e os processadores.
Dados de sessão e tempo de carregamento-como os usuários interagem com o Tableau Server, incluindo quanto tempo leva para as exibições serem carregadas e quantos usuários concorrentes existem.
Dados da tarefa em segundo plano — como o Tableau Server executa tarefas que não estão vinculadas diretamente a uma ação do usuário. Por exemplo, as tarefas em segundo plano incluem tarefas de atualização de extração, tarefas de assinatura e muito mais.
Alguns destes dados, incluindo os dados do tempo de carregamento e da atualização de extração, já estão acessíveis nas exibições administrativas integradas no Tableau Server. No entanto, para coletar os dados de uso do recurso, você precisa usar uma ferramenta de monitoramento de desempenho externa. (Para esta seção, vamos usar o Monitor de Desempenho do Windows como exemplo, pois ele está incluído no Windows Server.) Para coletar dados adicionais do tempo de carregamento e da tarefa em segundo plano, é possível se conectar ao repositório do Tableau Server.
Após coletar os dados de desempenho que deseja analisar, é possível usar uma pasta de trabalho de exemplo incluída nesta seção como um ponto inicial para analisá-los. Para facilitar a análise dos dados de desempenho em um só lugar, publique as exibições criadas como exibições administrativas personalizadas no Tableau Server.
Para obter mais informações sobre as exibições administrativas incorporadas, consulte Exibições administrativas .
Para obter mais informações sobre exibições administrativas personalizadas, consulte Criar exibições administrativas personalizadas.
Para obter mais informações sobre ferramentas avançadas de monitoramento, consulte Sobre Resource Monitoring Tool do Tableau.
Observação: para usar a pasta de trabalho de exemplo e publicar exibições no Tableau Server, você deve ter o Tableau Desktop.