Hardware e software

Adicione mais núcleos e memória: Independentemente de estar executando o Tableau Server em um computador ou em vários, a regra geral é: quanto mais núcleos de CPU e mais RAM, melhor desempenho você terá. Certifique-se de que você atende aos requisitos de hardware e software recomendados para o Tableau Server.

Se estiver executando o Tableau Server em um ambiente virtual, use as práticas recomendadas de seu host da VM para a alocação vCPU em relação ao número de núcleos de CPU físicos no host da VM.

Configuração

Agende atualizações para horários fora de pico: Use a exibição administrativa adminview_backgrnd.htm para ver suas agendas de tarefas de atualização e backup. Use a exibição administrativa Tarefas em segundo plano para extrações para ver sua programação de atualizações e backup. Suas tarefas de atualização devem ser agendadas para horários alternativos que não se sobreponham à sua janela de backup.

Verifique o cache: O cache Tableau Server responde às solicitações de clientes rapidamente, especialmente para exibições que se conectam aos bancos de dados ativos. Use o comando tsm data-access caching list para confirmar se a frequência do armazenamento em cache está definida como low (esse é o padrão).

O Tableau Server usa um cache de consulta para armazenar resultados de consulta. O tamanho do cache de consulta é definido automaticamente com base na quantidade de memória disponível do sistema, desde que você não tenha configurado ele manualmente. O cache de consulta consiste no cache de consulta lógica, no cache de metadados e no cache de consulta nativo. As configurações padrão são adequadas para a maioria das situações, mas é possível configurá-las manualmente usando a interface da linha de comando TSM. As configurações de TSM são: native_api.InitializeQueryCacheSizeBasedOnWeights, native_api.QueryCacheMaxAllowedMB, native_api.LogicalQueryCacheMaxAllowedWeight, native_api.MetadataQueryCachMaxAllowedWeight, native_api.NativeQueryCacheMaxAllowedWeight e native_api.QueryCacheEntryMaxAllowedInPercent. Para obter mais informações, consulte native_api.InitializeQueryCacheSizeBasedOnWeights.

Considere alterar as configurações de memória de duas sessões:

  • Tempo limite da sessão VizQL: O tempo limite padrão da sessão do VizQL é de 30 minutos. Mesmo se uma sessão VizQL estiver ociosa, ela ainda estará consumindo memória e ciclos de CPU. Caso seja possível fazer isso com um limite inferior, use as Opções do tsm configuration set para alterar a configuração do vizqlserver.session.expiry.timeout.

  • Limpeza de sessão VizQL: Por padrão, as sessões VizQL são mantidas na memória até mesmo quando o usuário navega afastado de uma exibição. Isso reduz a necessidade de recriar exibições, mas consome mais memória da sessão. Para liberar memória, encerre as sessões quando os usuários deixarem as exibições, alterando o valor da configuração vizqlserver.clear_session_on_unload para true. (Independentemente dessa configuração, as sessões do aplicativo Tableau Mobile sempre são mantidas na memória, melhorando o desempenho móvel.)

Avalie a configuração de seus processos: O Tableau Server é dividido em seis componentes diferentes chamados processos de servidor. Embora a configuração padrão tenha sido desenvolvida para trabalhar em uma ampla gama de cenários, você também pode reconfigurá-la para atingir diferentes metas de desempenho. Mais especificamente, você pode controlar em quais computadores os processos são executados e quantos são executados. Consulte Ajuste de desempenho para obter as diretrizes gerais para implantações de um, dois e três nós.

Software antivírus

O software antivírus que verifica os diretórios usados pelo Tableau Server pode interferir na instalação e no uso contínuo do Tableau Server. Em alguns casos, isso pode resultar em falhas de instalação, problemas de inicialização do Tableau Server ou afetar o desempenho. Se você planeja executar um software antivírus no computador que executa o Tableau Server, siga as recomendações na Base de dados de conhecimento(O link abre em nova janela).

Gerenciador de recursos do servidor (SRM)

O Gerenciador de recursos do servidor (SRM, Server Resource Manager) monitora os recursos do sistema que cada processo do Tableau está usando, bem como o uso total de Tableau Server no sistema. Se um processo específico ou o produto como um todo ocupar muitos recursos do sistema, o SRM pode notificar os processos para liberá-los ou reiniciá-los.

Os limites que determinam quando o SRM notificará ou reiniciará um processo são definidos nas opções de configuração do SRM. A equipe de desenvolvimento do Tableau definiu as configurações padrão com base em testes internos e não recomenda que sejam alteradas pelo usuário direto.

Se estiver observando o uso excessivo de recursos do sistema, recomendamos entrar em contato com o Suporte do Tableau para ajudar a determinar se essas opções de configuração precisam ser modificadas, a fim de resolver o problema enfrentado.

Agradecemos seu feedback!