Gerenciar a migração de identidade
Como administrador, você pode monitorar e gerenciar a migração de identidade, incluindo alterar quando os trabalhos de migração são executados, por meio da página dedicada de migração de identidade disponível na página Usuários do Tableau Server. Essa página está disponível durante o processo de migração.
Os trabalhos de migração são projetados para serem executados em segundo plano sem interromper ou interferir no uso do Tableau Server. No entanto, se necessário, você pode fazer ajustes que afetam a frequência com que os trabalhos de migração são executados, quando os trabalhos de migração são executados e por quanto tempo os trabalhos de migração podem ser executados.
Geralmente, a migração pode levar de 3 minutos a 10 dias, dependendo do tamanho da implantação do Tableau Server e de quaisquer alterações nas configurações padrão feitas durante a migração. Por exemplo, se você tiver 10.000 usuários, a migração poderá levar cerca de 30 minutos.
Observação: enquanto os trabalhos de migração estão em execução, todos os recursos de autenticação e relacionados ao usuário funcionam normalmente.
Gerenciar trabalhos de migração de identidade
Você pode gerenciar os seguintes aspectos da migração de identidade.
Para revisar os conflitos de identidade que você pode encontrar durante a migração, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .
Entre no Tableau Server como um administrador.
No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade.
Ao lado do título Visão geral da migração, clique no botão Editar agendamento.
Na caixa de diálogo Editar agendamento, altere quando e com que frequência os trabalhos podem ser executados.
Observação: você pode ignorar as opções de Prioridade e Execução nesta caixa de diálogo.
- Quando concluir, clique em Atualizar.
Entre no Tableau Server como um administrador.
No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade.
Em qualquer guia, selecione um usuário ou vários usuários.
No menu Ações, selecione Repetir a migração ou Reconhecer, dependendo do que você precisa fazer.
- Ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento.
Selecione Executar agora .
Entre no Tableau Server como um administrador.
No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade.
Ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento.
Selecione Desativar.
Entre no Tableau Server como um administrador.
No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade.
Ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento.
Selecione Ativar.
Alterar as configurações de migração de identidade
Para reduzir qualquer tensão potencial que a migração de identidade possa causar em seu Tableau Server, a migração é configurada para ser executada com as configurações padrão listadas abaixo.
Configurações de migração
Tipo | comando tsm | Padrão | Procedimento |
Agenda de trabalhos | N/A | 03:00, diariamente até concluir | Configurável na página Migração de identidade, consulte Alterar a programação diária do trabalho de migração acima. |
Solicitações de identidade do usuário por segundo (taxa) | tsm authentication identity-migration configure -–rate | Até 5 | Se necessário, você pode usar o comando
|
Tempo de execução de fluxo individual | tsm authentication identity-migration configure -–job-run-time | 120 minutos | |
Habilitar a migração de identidade | tsm configuration set -k features.IdentityMigrationBackgroundJob | false | Ao habilitar a migração de identidade, o Tableau Server pode usar o serviço de identidade para armazenar e gerenciar informações de identidade do usuário.
Observação: a migração de identidade e o Serviço de Identidade são um pré-requisito para certas capacidades como pools de identidades(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre o comando tsm, consulte features.IdentityMigrationBackgroundJob. |
Desabilitar a migração de identidade
Se você atualizou para as versões 2021.4.21, 2022.1.17, 2022.3.9 e 2023.1.5 do Tableau Server, talvez seja necessário desabilitar a migração de identidade. Ao desabilitar a migração de identidade, o Tableau Server não poderá usar o serviço de identidade para armazenar e gerenciar informações de identidade do usuário.
Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
Execute o seguinte comando:
tsm configuration set -k features.IdentityMigrationBackgroundJob -v false
Observação: a migração de identidade e o Serviço de Identidade são um pré-requisito para certas capacidades como pools de identidades(O link abre em nova janela).
Conclua a migração de identidade e configure o Serviço de Identidade
Depois que todos os conflitos de usuário forem resolvidos ou endereçados e os trabalhos de migração forem executados, você deverá configurar o Tableau Server para usar o Serviço de identidade para concluir o processo de migração de identidade.
Etapa 1: validar e concluir a migração de identidade
- Entre no Tableau Server como um administrador.
No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade para verificar se a migração foi iniciada.
Você pode monitorar e gerenciar seu progresso usando a página dedicada de migração de identidade disponível na página Usuários do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Gerenciar a migração de identidade .
Resolva ou reconheça todos os conflitos de identidade conforme descrito em Resolver conflitos de migração de identidade para que a guia Todas as falhas exiba "0" como na imagem abaixo.
Execute um destes procedimentos:
Para executar o trabalho de migração de identidade agora, ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento e selecione Executar agora.
- Como alternativa, você pode aguardar a execução do trabalho de migração durante o próximo horário agendado.
Após a conclusão da migração, na página Migração de identidade, valide se a Visão geral da migração mostra 100% concluída.
Etapa 2: configurar o Tableau Server para usar o serviço de identidade
- Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
Execute os seguintes comandos:
tsm authentication legacy-identity-mode disable
tsm pending-changes apply
Observação: depois de executar os comandos acima, a página dedicada de migração de identidade é removida e não está mais acessível. A página só é acessível quando
tsm authentication legacy-identity-mode
está ativado.
Depois que o Tableau Server é configurado para usar o Serviço de Identidade, quando os usuários entram no Tableau Server, o Tableau Server pesquisa suas identidades de usuário usando seus identificadores no repositório de identidades configurado. A partir dos identificadores, os identificadores exclusivos universais (UUID) são retornados e usados para corresponder às identidades de usuário existentes do Tableau Server. Esse processo gera sessões para os usuários e conclui o fluxo de trabalho de autenticação.