Fontes de dados do Tableau Server

Quando os usuários do Tableau querem compartilhar conexões de dados definidas por eles, é possível publicar fontes de dados no Tableau Server. Quando uma fonte de dados é publicada no servidor, outros usuários podem se conectar a ela a partir das próprias pastas de trabalho, como fazem com outros tipos de dados. Quando os dados na fonte de dados do Tableau são atualizados, todas as pastas de trabalho que se conectam a ela recebem as alterações.

Uma fonte de dados do Tableau Server é composta de metadados que descrevem o seguinte:

  • As informações da conexão: definem se os dados estão em um banco de dados em tempo real ou em uma extração e quais desses dados trazer para o Tableau.

  • Personalização e limpeza: inclui informações que facilitam o uso eficiente dos dados. Por exemplo, cálculos, conjuntos, grupos, compartimentos, parâmetros, formatação de campo personalizado e outros.

  • Instruções de acesso aos dados e de atualização: inclui a localização do servidor do banco de dados subjacente (independente de ser local ou na nuvem), caminhos de rede para dados baseados em arquivos, informações de segurança como credenciais ou tokens de acesso e informações relacionadas.

Além de ajudar os usuários a criar consistência e confiabilidade nos dados, usar as fontes de dados do Tableau oferece vantagens para você como administrador. Como várias pastas de trabalho podem se conectar a uma fonte de dados, é possível minimizar a proliferação da fonte de dados e economizar espaço de armazenamento e tempo de processamento. Quando alguém baixa uma pasta de trabalho que se conecta a uma fonte de dados do Tableau que tenha uma conexão de extração, a extração permanece no servidor, o que reduz o tráfego na rede. Finalmente, se a conexão exigir um driver de banco de dados, será necessário instalar e manter o driver apenas no servidor, em vez de no computador de cada usuário. Se você usa o Tableau Online, todos os drivers suportados estão disponíveis para as fontes de dados publicadas no seu site.

Gerenciando fontes de dados

É possível realizar algumas ou todas as tarefas de gerenciamento em uma fonte de dados se você tiver um dos seguintes níveis de acesso:

  • Administrador do servidor ou do site

  • Líder de projeto ou proprietário do projeto no qual a fonte de dados é publicada

    O acesso completo de líder de projeto está disponível apenas com algumas funções de site. Para obter informações, consulte Administração no nível do projeto.

  • Proprietário da fonte de dados 

A não ser que você seja um administrador do servidor ou do site, é possível que não tenha acesso a todas as tarefas de gerenciamento. Por exemplo, se o menu Permissões não está disponível, provavelmente as permissões do projeto estão bloqueadas, o que nega a configuração de permissões em pastas de trabalho e fontes de dados individuais.

Dica: uma prática recomendada é designar uma pessoa ou equipe para gerenciar todas as fontes de dados publicadas em um projeto ou em todo o site, para que todas as fontes de dados possam ser mantidas sob o mesmo conjunto de diretrizes.

Para realizar as tarefas de gerenciamento às quais você tem acesso, faça o seguinte:

  1. Faça logon no site e, na guia Conteúdo, selecione ExplorarFontes de dados.

  2. Em uma fonte de dados, selecione o menu Ações ().

  • Nova pasta de trabalho ou download: crie uma nova pasta de trabalho no ambiente do navegador que se conecta a uma fonte de dados. Ou baixe a fonte de dados para uso local.

  • Marca: adicionar ou remover marcas de teclado. As marcas podem conter uma única palavra ou várias, delimitadas por uma vírgula.

  • Mover: mover uma fonte de dados de um projeto para outro. Isso exige configurações específicas em cada projeto. Para obter informações, consulte Nível de acesso exigido para o conteúdo móvel

  • Permissões: visualize ou atualize permissões que especificam a quais usuários ou grupos podem se conectar, modificar ou baixar fontes de dados. Como mencionado no início desta seção, se a ação não estiver disponível, as permissões do projeto poderão estar bloqueadas, e apenas o líder de projeto ou o administrador poderá alterá-las.

  • Alterar proprietário: tornar alguém um proprietário, dá a ele acesso completo.

  • Atualizar extrações: se uma fonte de dados inclui uma extração, é possível atribuir a extração a uma agenda de atualização.

    Para obter informações consulte Atualizar dados em uma agenda.

  • Exibir o histórico de revisões da fonte de dados

  • Excluir: a exclusão da fonte de dados afeta as pastas de trabalho conectadas a ela. Antes de excluir uma fonte de dados, certifique-se de que não haja pastas de trabalho que se conectem à fonte de dados, ou edite as pastas de trabalho para usarem outra fonte de dados.

Além disso, para fontes de dados que são conexões proxy, os administradores podem ficar atentos ao modo como os usuários se autenticam no banco de dados e se os drivers apropriados estão instalados. Para obter informações, consulte Drivers de banco de dados e Segurança de dados.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.