Visualizar licenças do servidor

Administradores de servidor podem exibir informações de licença e chave de produto para o Tableau Server.

Como visualizar as licenças a partir da interface do usuário na Web do Tableau Server

Como navegar até a página de Licenças no Tableau Server depende do número de sites existentes, se um único ou vários.

  • Em um servidor com um único site, clique em Configurações e Licenças:

  • Em um servidor de vários sites, clique em Gerenciar todos os sites no menu do site, Configurações e Licenças:

    Observação: a opção Gerenciar todos os sites é exibida apenas quando você estiver conectado como administrador de servidor.

Esta página exibe informações de todas as licenças ativadas em seu servidor, incluindo licenças com base em usuário (term) ou com base no núcleo.

  1. Abra o TSM em um navegador:

    http://<tsm-computer-name>:8850

  2. Clique em Configuração e, em seguida, OK.

    A tabela exibe a chave do produto, data de expiração e expiração da manutenção.

    Observação: a interface na Web do TSM fornece uma quantidade limitada de informações sobre o licenciamento. Use o TSM CLI ou a interface na Web do Tableau Server para ver informações adicionais sobre o licenciamento, incluindo o número de cada tipo de licença baseadas em usuário (Creator (Criador), Explorer (Explorador) e Visualizador).

  1. Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (o nó onde o TSM está instalado).

  2. Execute o seguinte comando:

    tsm licenses list

O comando lista licenças ativadas na implantação do Tableau Server.

Por exemplo, um servidor com cinco licenças Creator (Criador), cinco licenças Explorer (Explorador), 100 licenças Viewer (Visualizador) e um Complemento de gerenciamento de dados forneceria uma saída de comando semelhante a seguinte:

Os seguintes campos retornam:

  • CHAVE: uma cadeia de 16 caracteres globalmente exclusiva que identifica a licença.
  • TIPO: descreve o tipo de licença
    • Prazo: as licenças com prazo mapeiam para um cronograma de assinatura e devem ser renovadas. A data de validade está listada no campo LIC EXP.
    • Perpétua: as licenças perpétuas são compradas uma vez e não precisam ser renovadas, mas devem ser atualizadas para atualizar o MAINT EXP ou a data de expiração da manutenção.
    • Principais: as licenças principais são licenças que mapeiam a quantidade de núcleos nos computadores que executam serviços específicos do Tableau Server. O licenciamento principal permite o acesso de um usuário convidado a exibições no servidor ou incorporadas a outros servidores da Web. As licenças principais também permitem usuários ilimitados Explorer (Explorador) e Viewer (Visualizador).
  • CREATOR: a quantidade de licenças Creator (Criador) emitidas para a implantação do Tableau Server.
  • EXPLORER: a quantidade de licenças Explorer (Explorador) emitidas para a implantação do Tableau Server.
  • VIEWER: a quantidade de licenças Viewer (Visualizador) emitidas para a implantação do Tableau Server.
  • COMPLEMENTO DE GERENCIAMENTO DE DADOS: o Tableau Server é licenciado para o Complemento de gerenciamento de dados (True/False). Consulte Sobre o Data Management Add-On.
  • ACESSO DE CONVIDADO: o Tableau Server é licenciado para um usuário convidado. Consulte Usuário Convidado. A capacidade de aproveitar um usuário convidado requer licenciamento principal. Veja o campo TYPE.
  • LIC EXP: a data de expiração da licença e que o Tableau Server deixará de funcionar. As licenças com prazo expiram. Veja o campo TYPE. Visite o Portal do Cliente(Link opens in a new window) do Tableau para atualizar as licenças.
  • MAINT EXP: aplica-se apenas a licenças perpétuas antigas (TYPE = Perpétua). Para licenças com prazo, este campo exibirá N/A. MAINT EXP exibe a data em que expira o contrato de manutenção da implantação Tableau Server. Para atualizar a chave de manutenção da licença, consulte Atualizar data de expiração da chave do produto. Visite o Portal do Cliente(Link opens in a new window) do Tableau para ver o histórico de compras de manutenção e comprar uma manutenção adicional.
  • UPDATABLE: especifica se a licença é uma licença de assinatura updatable (True/False.
  • LBLM: especifica se o gerenciamento de licenças baseado em login (LBLM) está ativado para a implantação do Tableau Server (True/ /False). Quando habilitado, o LBLM permite que os usuários façam login no Tableau Server para licenciar sua instância de Tableau Desktop ou Prep, em vez de inserir uma chave de produto. Para obter mais informações sobre LBLM, consulte Gerenciamento de licenças baseadas em logon.
  • COMPLEMENTO DE GERENCIAMENTO DE SERVIDOR: o Tableau Server é licenciado para o complemento de gerenciamento de servidor (True/False). Para obter mais informações sobre o Complemento de gerenciamento de servidor, consulte Sobre o Tableau Complemento de gerenciamento do servidor.

Observação: os termos de licença de usuários Creator (Criador), Explorer (Explorador) e Visualizador são definidos de acordo com os termos da licença com baseadas em usuário (term license), se presente. Sendo assim, um servidor com apenas uma licença com base em núcleo terá usuários e acesso de convidado Explorer (Explorador) e Visualizador ilimitados, mas não usuários Creator (Criador). Para saber mais, consulte Usar licenças baseadas em função em um servidor com licenciamento baseado em núcleo.

Agradecemos seu feedback!