Gerenciar os limites das funções de site

Os administradores do servidor podem criar limites de função no site para definir um número máximo de licenças de cada tipo (Creator, Explorer ou Viewer) que podem ser consumidas em determinado site. Depois que um administrador do servidor estabelece um limite de função no site, os administradores de site podem adicionar usuários (que consomem licenças automaticamente) até esse limite de função no site. Se um usuário for membro de vários sites no servidor, ele será contado no limite de função de cada site, mas consumirá apenas uma licença (que corresponde à função no site mais alta que ele desempenha no servidor). Os administradores do servidor não são descontados dos limites de função no site.

Para saber mais sobre os recursos de cada função no site, consulte Licenças baseadas no usuário na ajuda do Tableau Server Visão geral do licenciamento. Para obter informações para os administradores do servidor sobre como configurar os limites de função no site, consulte Referência de configurações do site.

Criar limites de função em um site

Antes de permitir que os administradores de site gerenciem os usuários, você pode Exibir licenças do servidor para determinar como alocar licenças em todo o Servidor ou Adicionar capacidade para novos usuários ao Servidor.

Os administradores do servidor podem configurar os limites de função no site por meio da página Configurações na interface do usuário da Web ou da API REST.

Para definir um limite de função no site:

  1. Acesse a guia Geral da página Configurações do site.
    • Se você tiver um único site, na navegação lateral, clique em Configurações e Geral.
    • Se você tiver vários sites, selecione o site que deseja configurar e clique em Configurações e Geral.
  2. Em Gerenciamento de usuários, especifique que os administradores do servidor e site podem adicionar e remover usuários.
  3. Em Limitar o número de usuários a: selecione Limite de função no site
  4. Defina um limite para Creators, Explorers e Viewers.
  5. Clique em Salvar

Os administradores do servidor podem definir limites de função no site de acordo com as seguintes restrições:

  • Um limite de função no site não pode exceder o número de licenças desse tipo que foram ativadas no servidor
  • Um limite de função no site não pode ser menor do que o número de usuários dessa função no site já presente para esse site
  • Se um limite for definido para qualquer tipo de licença, um limite deverá ser definido para todos os tipos de licença.
  • Se o limite para uma função for deixado em branco, o limite de licença do servidor será usado.

Quando os limites de função no site foram atingidos

Se um usuário for adicionado a um site como Explorer, ele consumirá uma licença de Explorer, a menos que o site tenha atingido seu limite de função definido para Explorer. Nesse caso, podem ocorrer algumas coisas diferentes:

  • Se houver licenças disponíveis em um nível mais alto, o usuário será adicionado ao site como um Explorer, mas consumirá uma licença de Creator.
  • Se não houver licenças mais altas, o usuário será adicionado ao site como usuário Não licenciado.

Os limites de função de site podem ser afetados por usuários que consomem licenças diferentes das funções de site atribuídas a eles (Viewers (Visualizadores) que consomem licenças Explorer (Explorador), por exemplo). Nesse caso, os administradores podem cancelar a licença desses usuários e, em seguida, atualizar as cotas de função de site. Para obter mais informações sobre como solucionar problemas de licenciamento, consulte Solucionar problemas de licenciamento.

Agradecemos seu feedback!