Solucionar problemas de licenciamento

Este tópico inclui instruções para solução de problemas relacionadas ao licenciamento do Tableau Server.

Como lidar com um servidor não licenciado

O Tableau oferece dois modelos de licenciamento: baseado em usuário e baseado em núcleo. Para saber mais sobre o licenciamento baseado em usuário e em núcleo, consulte Visão geral do licenciamento.

O licenciamento baseado em usuário exige que cada conta de usuário ativa seja coberta por uma licença. As licenças baseadas em usuário têm uma capacidade definida ou número de usuários que elas permitem. Cada usuário tem um nome de usuário exclusivo atribuído a ele no servidor e é exigido para a identificação dele ao se conectar ao servidor.

O licenciamento baseado em núcleo não tem restrições quanto ao número de contas de usuário no sistema, mas ele não restringe o número máximo de núcleos de processador que o Tableau Server pode usar. Você pode instalar o Tableau Server em um ou mais computadores para criar um cluster, com a restrição de que o número total de núcleos em todos os computadores não exceda o número de núcleos que você licenciou e que todos os núcleos em um computador específico sejam cobertos pela licença.

Servidor baseado em usuário não licenciado

O motivo mais comum para que um servidor que tenha licenciamento baseado em usuário tenha sua licença cancelada é uma chave de produto expirada ou um contrato de manutenção expirado.

Servidor baseado em núcleo não licenciado

Um servidor baseado em núcleo pode se tornar não licenciado para uma variedade de motivos, por exemplo, quando os nós do Tableau Server estão executando processos licenciados não conseguem entrar em contato com o nó do Tableau Server sendo executado no serviço de Gerenciador de Licença. Para saber mais sobre os processos licenciados, consulte Processos do Tableau Server.

Quando o servidor for não licenciado, você não poderá iniciar nem administrar o servidor. No entanto, é possível gerenciar licenças com o comando tsm licenses.

Solucionar de problemas de licenciamento baseado no usuário

Essa seção fornece informações sobre a solução de problemas que ocorrem ao adicionar licenças baseadas em usuário do Viewer, Explorer e Creator para o Tableau Server ou Tableau Online, ou quando elas expiram. O mais alto tipo de licença disponível é Creator, seguida por Explorer e finalmente Viewer. Para saber mais sobre o licenciamento baseado em usuário, consulte Visão geral do licenciamento.

Um usuário ou administrador não está licenciado devido ao vencimento da licença

Para evitar que os usuários fiquem sem licença de modo inesperado ou sejam transferidos para outra função no site, você sempre deve fazer uma das ações a seguir antes da licença, que estiver usando, expirar:

  • Renove e ative uma licença substituta. Se um usuário ocupar uma licença Creator (Criador), Explorer (Explorador) ou visualizador e essa licença expirar, ele usará outra do mesmo tipo, se disponível.
  • Altere a função no site desses usuários, para permitir o uso de uma licença que não expira.

Para saber como as funções no site podem ser alteradas, para que necessitem de uma licença diferente, consulte Definir funções dos usuários no site.

A reatribuição dos usuários a novas licenças é regida pela seguinte lógica:

  • Quando um usuário Administrador do servidor ocupa uma licença do Creator e a licença dele expira (sem licenças disponíveis para substituição), ele é reatribuído a uma licença do Explorer se qualquer licença do Explorer estiver disponível. Essa reatribuição de licença ocorre na ordem do logon mais recente. Os Administrador do servidor removem outros usuários que possam estar atualmente usando uma licença do Explorer. Se nenhuma licença do Creator ou Explorer estiver disponível, um Administrador do servidor se torna não licenciado.
  • Quando um usuário não Administrador do servidor ocupa uma licença do Creator e a licença expira (sem licenças disponíveis para substituição), ele se torna não licenciado. Para evitar que esses usuários se tornem não licenciados, altere a função no site antes da licença expirar. Isso é especialmente importante para usuários na função no site Criador do administrador de site, que devem se mover para a função de site de Explorador de administrador de site, antes da licença do Creator expirar para evitar perder os recursos de Administrador de site.
  • Quando um usuário Administrador do servidor ocupa uma licença do Explorer ou do Viewer e a licença dele expira (sem licenças disponíveis para substituição), ele é atualizado para um tipo de licença mais alta, se as licenças desse tipo estiverem disponíveis. Especificamente, o seguinte ocorre quando uma licença expira:
    • Os usuários que ocupam uma licença do Explorer serão movidos para uma licença do Creator, se disponível (sem alterar a função no site).
    • Os usuários que ocupam uma licença do Viewer serão movidos para uma licença do Explorer, se disponível. Se nenhuma licença do Explorer estiver disponível, esses usuários serão transferidos para uma licença do Creator, se disponível (sem alterar a função no site).
    • Se nenhuma licença estiver disponível em tipos de licença mais altos, esses usuários são transferidos para Não licenciados.

Os usuários são reatribuídos para uma nova licença, conforme descrito acima, na ordem do logon mais recente, com tipos de licença mais baixas reatribuídas primeiro (primeiro Viewer, em seguida Explorer e, em seguida, Creator).

Por exemplo: dois usuários com uma licença Visualizador, um usuário com a licença de Creator (Criador) e dois Administradores de servidor com uma licença de Creator (Criador), todos com suas licenças expiradas. Quatro licenças Explorer (Explorador) não expiradas estão disponíveis para eles. Nessa situação, ocorre o seguinte, na ordem mostrada abaixo:

  1. O usuário com uma licença Visualizador que fez o logon mais recente será reatribuído a uma licença Explorer (Explorador).
  2. O usuário com uma licença Visualizador será reatribuído a uma licença Explorer (Explorador).
  3. O usuário Administrador de servidor com uma licença Creator (Criador) que fez o logon mais recente será reatribuído a uma licença Explorer (Explorador). Em seguida, o segundo Administrador de servidor com uma licença de Creator (Criador) será reatribuído à licença Explorer (Explorador) restante.
  4. O usuário com a licença de Creator (Criador) se torna não licenciado.

A função no site do Administrador do servidor é inalterada ao usar uma licença do Creator

Os Administradores do servidor ganham recursos do Creator, se as licenças do Creator estiverem disponíveis no Tableau Server, sem alterar o nome da função no site. Todos os outros usuários do Tableau Server e Tableau Online ganham licenças do Creator, somente se estiverem atribuídos com uma função no site que inclui o Creator no nome.

As licenças não estão imediatamente disponíveis

Quando você adiciona uma licença baseada em função ao Tableau Server, ela é disponibilizada a todos os usuários quando você reinicia o Tableau Server. Se você não reiniciar o Tableau Server, as licenças baseadas em função são disponibilizadas a todos os usuários em até 24 horas.

Um usuário com uma licença do Viewer não pode abrir as pastas de trabalho do Tableau Server ou Tableau Online no Tableau Desktop

Um usuário com uma licença do Viewer que também tem uma licença do Tableau Desktop separada não poderá abrir pastas de trabalho no Tableau Server ou Tableau Online usando o Tableau Desktop. Para abrir pastas de trabalho usando o Tableau Desktop, o usuário precisará de uma licença do Explorer ou Creator no Tableau Server ou Tableau Online.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.